Nokia trabalha em sistemas de localização indoor

Localização indoor com sistemas semelhantes ao GPS ? Seria possível ?

Vejam essa notícia retirada do site Geek:

"Durante a conferência The Way We Live, realizada em Espoo, Finlândia, a fabricante de celulares Nokia anunciou estar trabalhando em um projeto audacioso, que quando concluído poderá levar um sistema de localização semelhante ao GPS para dentro de prédios.

Atualmente, o GPS se limita a espaços abertos, então a idéia da Nokia é permitir que um sistema funcione de maneira semelhante mapeando salas e itens dentro de prédios e outras construções, noticiou o site Register Hardware.

O novo sistema utilizará redes sem fio (WLAN) que poderão se comunicar com aparelhos de celular provendo a localização exata inclusive de pessoas, útil para encontrar crianças em ambientes cheios, por exemplo.

De acordo com o site T3, a novidade já está sendo testada em mais de 40 prédios da companhia e novos cenários como universidades, aeroportos e shopping centers de Helsinki estão sendo mapeados.

Nos próximos meses o primeiro teste comercial deve acontecer em um shopping e depois disso o site da Nokia Beta Labs (nokia.com/A4384041) deve apresentar a solução. "


Pense na quantidade de aplicações possíveis a partir de uma solução como essa. Localização de mercadorias em galpões? Localização de pessoas em prédios ? Localização de produtos em supermercados? Isso é só o início.

E pensar que em 2005/2006 na epóca da faculdade, eu tive uma idéia baseada nisso usando sistemas Wi-Fi para localização indoor. Como usar antenas wi-fi para triangular sua posição em ambientes fechados.. WPS...Wireless Positioning Sytem!

0 comentários:

top