Resenha do Evento: PBJUG - Encontro dos usuários Java em Campina Grande

Olá Pessoal,

Acabei de chegar do evento do PBJUG: Mês de usuários Java em Campina Grande - PB. Posso logo iniciar que o evento, embora com duração de apenas um dia, foi repleto de ótimas palestras bem interessantes. Umas por sinal, me chamaram demais a atenção.
Em nível de organização, tomei um susto devido à quantidade de pessoas no evento. Era muita gente, nem eu imaginava que o evento teria um público tão imenso. Isso me revela uma coisa bem interessante: O estado da Paraíba tem muita gente boa trabalhando em informática, mesmo o estado não tendo tanto destaque (não merecido) no cenário de informática brasileiro.

Enfim, o evento muito bem organizado foi composto por palestras de duração de 1 hora em média. O mais engraçado é que durante as palestras, os organizadores jogavam brindes no ar ao público presente no auditório. E o pessoal ia ao delírio para pegar os brindes. Era muita agitação! O calor humano foi forte. Eu de Pernambuco, junto com uma pequena caravana de 15 pessoas foi a minoria do evento em comparação a maciça presença dos paraibanos (Isso não é novidade!)

Vamos às palestras:


A primeira palestra do evento foi a de Jacques Philippe Sauvé , Professor da UFCG. Ele apresentou uma bela palestra principalmente ao público que na grande maioria formada por estudantes de quais carreiras a seguir na área de informática. Achei bem legal, especialmente por tirar dúvidas "clássicas" sobre diferenças entre os cursos de Sistemas de Informação x Ciência da Computação x Engenharia da Computação x Processamento de dados. Outro ponto a destacar também foi um aspecto relevante referente ao dilema contínuo de um estudante de computação recém- calouro ao perguntar a si mesmo: "Se eu nao gostar de programação, o que é que eu vou fazer ? " Pois, de acordo com o prof. Jacques há outras carreiras que não necessariamente exigem que você tenha que programar. Mas, deixa claro que é fundamental ter o conhecimento téorico e técnicos do funcionamento de um software.

A segunda palestra foi sobre o Glasfish. Ela foi apresentada por Kohsuke Kawaguchi , engenheiro da SUN. Posso considerar que essa palestra foi a mais técnica de todo o evento. Talvez muitos presentes não tenham compreendido toda a essência da palestra, mas foi bem interessante. Um servidor de aplicações opens-source que ele vem desenvolvendo que com diversos experimentos tem provado ser bastante eficiente e com uma grande performance. Não entrarei muito à fundo sobre essa palestra, visto que, como não é muito da minha área de conhecimento, não tenho muita experiência pra falar os conceitos apresentados na demonstração do GlasFish.

A terceira palestra foi considerada por mim uma surpresa. Primeiro porque não conhecia de perto o tal do SunSpot. Já tinha lido à respeito, mas nunca ter tocado. Posso dizer que fiquei admirado pelo poder desse pequeno aparelho. A palestra "Sun Spot - Simplificando o desenvolvimento para dispositivos wireless" apresentada por Alisson Brito (CEFET-JP) foi de altíssimo nível. Além de explicar o funcionamento desse pequeno aparelho, mostrou na prática o que é possível fazer com ele. E te digo, são coisas incríveis. O Sun Spot é um dispositivo que tem diversos sensores e pode se comunicar com outros dispositivos através de redes sem fio ou cabo, com um notebok por exemplo. Coisas legais como você está num ambiente com diversos arcodicionados. Você pode programar esse aparelho para que ele auto-regule a temperatura de acordo com a temperatura ambiente. Isso é possível através de um sensor que vem embutido no Sun Spot. Melhor ainda! Que tal você poder fazer com que esses aparelhos se auto-comuniquem (uma rede sem fio mesh) e desliguem os arcondicionados da sua sala de trabalho quando você não estiver mais presente ou indo embora. Coisas assim que fazem esse Sun Spot ser um aparelho bem legal para catucar. Para finalizar irei colocar um vídeo aqui postado no blog do Ricardo Ogliari (Mobilidade é tudo) que mostra o uso do SunSpot na prática. Bem legal o vídeo!
Por fim, o Alisson apresentou diversos trabalhos que ele anda desenvolvendo. Deixo o link do seu website com mais informações sobre seus projetos.



Pausa para o almoço! O pessoal e eu fomos almoçar no Shopping da cidade. Cidade bem acolhedora e bastante organizada. Campina Grande sem dúvidas é um bom lugar para criar sua famíla!

De volta para as palestras da tarde, inicio com a entrega da camisa e certificado para o público presente. Camisa bem legal que eu ganhei e bastante criativa. Pretendo colocar uma foto dela em breve por aqui.
A primeira palestra da tarde foi sobre Processos e Pessoas por Maurício Linhares. Não posso comentar muito sobre essa palestra, pois não pude ficar presente no decorrer da mesma. Estava um pouco cansado e decidi cochilar no carro por alguns minutos devido à viagem que fiz de carro durante toda a madrugada de Recife à Campina Grande. Porém, nos minutos que presenciei, o Maurício explicou sobre como os processos podem afetar no desenvolvimento de software. A idéia principal é: Não são os processos que guiam como deve ser o desenvolvimento de software e sim o inverso. Os processos precisam ser adaptados de acordo com a necessidade e complexidade do sistema a ser desenvolvido. Bem interessante!

Por fim, chegou nas palestras que eu realmente estava querendo assistir. A primeira foi a "Java na Ponta dos dedos: A revolução Invísivel". Ministrada pelo engenheiro Maurício Leal. A palestra foi bem legal sobre o futuro da convergência e como a tecnologia pode evoluir a ponto de coisas simples do dia-a-dia serem integrados com a tecnologia intrisicamente. É a ubiquidade chegando. E Java tem demonstrado força nessa área com diversos projetos open-source para reforçar o estímulo da convergência, mobilidade e ubiquidade. Ele apresentou alguns vídeos bem legais durante a apresentação, dos quais um deixarei no fim para fechar a conclusão desse post.

A "TOP" palestra do dia foi a do grande Roger Brinkley da SUN MicroSystems. Esse cara é "O" cara! Ele é o líder-técnico e gerenciador da maior comunidade mobile embeded open-source ligada ao JavaME no mundo. Além de um vasto conhecimento técnico na área, apresentou um pouco sobre as comunidades open-source e o que fazer se você quiser criar ou até participar de um projeto ligado à comunidade open-source. Palestra muito boa com direito à tacadas de golfe (Pois é, o Roger é um cara muito animado e bem brincalhão) ao público com bolinhas premiadas com direito a voucher de certificados da SUN.

Enfim, posso resumir que o evento foi um sucesso. Parabéns ao comitê de organização do evento e espero participar desse tipo de evento mais vezes. Por sinal, gostaria muito se Pernambuco também sediasse um evento desse porte.

Para finalizar deixarei um vídeo que achei fascinante demonstrada em uma das palestras: o CoolTown. Vejam o que o futuro nos reserva quando a mobilidade se torna parte da nossa vida de forma implícita.


1 comentários:

Adalice disse...

huhu sim sim foi bem legal laa *-*
eu fui! :*

top