Implementação HashTable para JavaME

Aí vai uma dica bem legal para aqueles que estão precisando de uma estrutura de dados para mapeamento de dados em que se precisa buscar um elemento com uma grande rapidez. O famoso HashTable que existe no JavaSE derivada da interface MAP e não existente no JavaME.
Pois, encontrei no blog do Ricardo Ogliari Mobilidade é tudo falando mais sobre uma implementação do HashTable para o JavaME.
Recomendo a leitura! Por sinal, me ajudou bastante em um projeto que preciso navegar em uma grande estrutura de dados e preciso com rapidez a disponibilidade desses dados.

Para aqueles que não sabem onde se aplicam uma tabela Hashing, segue um pequeno exemplo tirado do blog do Ricardo, vejam abaixo:

"Um exemplo prático de uma Tabela de Hashing que todo mundo já usou é a agenda de telefones. Neste caso, a chave utilizada para encontrar a posição do elemento na lista é a primeira letra do nome. Esta não é uma função ideal, pois gera muitas colisões. Porém, ainda assim, é muito mais rápido procurar um nome apenas entre os elementos que começam com a mesma letra do que procurá-lo na lista inteira. Utilizando o exemplo da agenda, fica fácil demonstrar que uma função de Hashing mal elaborada pode gerar desequilíbrio na lista, pois existem muito mais nomes em português começando com a letra A do que com a letra Z. "


Recomendo a todos a leitura, que pode ser encontrada no blog Mobilidade é tudo, por este link,

0 comentários:

top