Configuração Eclipse + Pydev para desenvolvimento Python S60

Deixo uma dica para os desenvolvedores que estão começando a desenvolver aplicativos para PyS60 (Python para celulares Symbian S60).

Um dos problemas que acontecem no início do ciclo de desenvolvimento é a escolha da ferramenta de desenvolvimento. Atualmente não existe um editor específico para desenvolvimento de Python para celulares S60, então o que se faz é usar programas genéricos como ConText, Idle (Editor padrão do Python SDK para desktop) ou outro editor de textos. Ou se não apela para o clássico NotePad vulgarmente conhecido como bloco de notas.

Mas existe uma alternativa interessante que pode ajudar no desenvolvimento que é o plugin do eclipse Pydev. Esse plugin permite o desenvolvimento de aplicativos Python desktop e tem vários recursos como auto-complete, detecção de erros, etc.
Embora esses recursos não sejam possíveis com a API do PyS60, mas sem dúvidas pode ajudar muito no desenvolvimento especialmente por causa do HighLighting automático e detecção de erros comuns da sintaxe Python.

Esse pequeno tutorial permite você utilizar o Eclipse + Pydev para desenvolvimento de aplicativos PyS60. Porém, deixo claro que não é possível ainda fazer a execução do aplicativo de forma integrada como é feito com os aplicativos python desktop, necessitando ainda transferir manualmente o script desenvolvido para o aparelho ou para a pasta de scripts do emulador e posteriormente executá-lo.

Para que você possa usar o eclipse + Pydev sem que ele dê erros devido à falta de alguma biblioteca do PyS60, é simples:

1) Primeiro você tem que atualizar o PYTHONPATH.
1.1) Localiza-se em Preferences > PyDev > Interpreter - Python > PYTHONPATH
1.2) Adicione uma nova pasta com as bibliotecas do PyS60:
(Clique em New Folder e selecione o caminho:)
      • 2ndEdição:'C:\Symbian\8.0a\S60_2nd_FP2\epoc32\release\wins\udeb\z\system\Libs'
      • 3rd Edição :'C:\Symbian\9.1\S60_3rd_MR\Epoc32\winscw\c\resource'

Isso faz com que o PyDev pare de exibir erros sobre a falta de bibliotecas do PyS60. Porém isso exclui das bibliotecas não nativas (as extensões Ex: DLL: '.pyd').


Desenvolvido seu código, com o emulador executando em paralelo, basta escolher o script desenvolvido para executá-lo após de salvo na pasta adequada.










Para baixar as ferrramentas Eclipse e Pydev, encontram-se aqui e aqui respectivamente.

0 comentários:

top