Automóveis e Sensores e Outras idéias

Eu estava lendo uma coluna no Jc Online, falando sobre métodos e sites na internet que permitem controlar os gastos do carro via internet. Esses gastos incluem controle de gastos de combustível, o qual permite que a cada resbatecimento do veículo, o dono possa enviar essas informações via celular através de um aplicativo onde serão armazenadas em um servidor. Assim, posteriormene o usuário poderá consultar o histórico do seu carro como quantidade de combustível abastecido e preço por litro. Com todas essas informações, o aplicativo pode também gerar projeções. Essa idéia descrita acima foi alterada para uso de aplicativos no celular, já que a idéia original usa um site de internet ou o Twitter para a entrada dessas informações.

Outra idéia que tive, foi a criação de um aplicativo que seria distribuído pelas concessionárias ou por lojas especializadas em mecânica de automóveis com o objetivo de informar ao dono do carro as epócas de revisão para troca de peças ou check-up. Agora de fato, teria que ter um meio de q a concessionária tivesse a Km rodada do veicúlo para que ela pudesse identificar e assim informar ao dono ou lembrá-lo de que a revisão e tais peças precisam ser trocadas.
Mas uma idéia a se melhorar e consequentemente deixá-la mais aprimorada.

Outra idéia que veio na minha cabeça foi a construção de um aplicativo celular que permita controlar os periféricos e sensores da casa. Começando com uma simples abertura de portão, ligando uma tv chegando a tarefas mais complexas como ligar as luzes automaticamente ou gerenciar o arcondicionado da sua residência.

Tópicos interessantes a se destacar também que não saem da minha mente é : Sistemas de controle de acesso (Projeto de tais sistemas embarcados em uma placa universal de controle biométrico, Rfid, Impresao digital, etc.) e Gerenciamento inteligente de sensores Ad-hoc (como sensores inteligentes podem se tornar autônomos e gerenciar determinados eventos e tomar decisões baseadas nesses eventos).

Como diz um amigo meu, isso vai pra nosso "Toró de Pitacos"...

=D

0 comentários:

top