Novo celular da LG com Android traz uma nova geração de aplicativos!

Olá pessoal,

Recebi este e-mail pelo colega Daker Fernandes (@dakerfp) sobre funcionalidades dos nossos sonhos agora implementadas no aparelho LG Optimus One que roda o Android OS da Google .

Posso dizer que fiquei impressionando com a aplicação de comando por voz. Mandar uma mensagem por voz não tem preço!

Vejam abaixo o vídeo com as funcionalides:






São os celulares perdendo a cara de celulares e entrando numa era de computadores móveis!

Fonte: Danosse

Depoimento e Slides das Palestras no PythonBrasil 6 em Curitiba

Olá a todos,


Estou aqui em Curitiba no último dia antes de partir para Recife. Ontem finalizamos a saga de palestras e mini-cursos do Sexto Encontro da Comunidade de Python Brasileira (PythonBrasil).  O que posso comentar? 

O evento foi espetacular, excelente nível de palestras e discussões promovidas durante e após encontro.  Além de aumentar significativamente meu networking, tive a oportunidade de superar limites. Para vocês terem idéia, em apenas 3 dias eu desenvolvi 2 demonstrações com sistemas de recomendação em Python, desenvolvi um mini-crawler e um analisador 3D em cima do Ubigraph de palestras. Experiência fantástica que mostra que se você persistir, você atinge seus objetivos! Como diriam lá a metodologia era XGH (Extreme Go Horse) e FDD (Fear Driven Development) ou seja, testes são para os fracos!  

Durante esses dias apresentei algumas palestras do PythonBrasil: 1 palestra na trilha de palestras e 2 palestras relâmpago.   Uma foi sobre Python em sistemas de recomendação, o qual falei sobre Python aplicado nesta excitante área com destaque a diversos pequenos exemplos usando Twitter e Sites de Compra Coletiva brasileiros a fim de recomendar usuários e promoções.  O feedback foi muito bom e acredito que muita gente gostou.  Infelizmente, minha palestra competiu com outra no mesmo horário muito boa do pessoal da Yahoo sobre extração de dados em sites públicos.
Seguem slides e algumas fotos:






Algumas fotos das minhas palestra:

Quem é Marcel ?

Tudo convergindo para Web

Frases inspiradoras

Falando sobre Python
No segundo dia tive  a oportunidade de palestrar sobre o PUG-PE, uma palestra institucional para apresentar o modelo de grupo de usuários de Pernambuco (PUG-PE) que está crescendo na região Nordeste. Essa modalidade de palestra foi chamada de Palestra Relâmpago, o qual você tem 5 minutos para falar algo. Acreditem nesta primeira fiquei tão ansioso sem saber se dava para passar 25 slides em 5 minutos, que acabei fazendo em 3 min e meio! rs rs.
Mas pessoal deu para pegar o espírito e acredito que foi bem entendida o qual recebi vários aplausos em nome de toda célula. Não tenho fotos no momento mas em breve postarei  fotos da minha primeira palestra relâmpago. Seguem os slides:




Neste mesmo dia à noite eu tive uma idéia mirabolante! Ainda tinha mais um encontro relâmpago no outro dia, então eu decidi em 24 horas desenvolver um mini-crawler em cima da página de palestras do PythonBrasil e fazer uma análise em cima dos dados extraídos.  Em 24 horas escrevi esse código (hospedado no GitHub) e montei alguns slides falando sobre algumas observações interessantes sobre as palestras submetidas ao Python Brasil deste ano. Vocês podem ver o resumo dos slides na apresentação abaixo:







Nesta mesma palestra aproveitei para montar uma  divisão dos palestrantes (agrupamentos) de acordo com as temáticas em comum (estas extraídas em palavras-chave a partir do resumo das palestras encontradas no site). Usando a ferramenta Ubigraph que tem suporte a Python, adicionei os palestrantes com as respetivas temáticas de suas palestras a um algoritmo estatístico de clusterização bem conhecido chamado K-Means. Por sinal foi utilizado por mim em um dos experimentos prévios meus com Twitter que pode ser encontrado neste post.

Gravei um vídeo com os grupos sendo construídos e visualizados pelo Ubigraph, vejam abaixo:




Ainda não tenho fotos desta palestra relâmpago e nem os vídeos ainda, mas com certeza logo logo estarão disponíveis para visualização neste blog.

O que posso resumir do encontro Python Brasil é que foi sensacional, consegue juntar muita gente boa em um lugar só para discutir diversos temas relacionados a software livre e Python. Além de aumentar significativamente seu networking, te dá a liberdade de poder experimentar a apresentação de palestras a profissionais, estudantes e curiosos de excelente nível  tecnológico no cenário brasileiro. Embora com algumas falhas técnicas na parte da organização das palestras como a realização das mesmas de temas similares no mesmo horário e a internet que estava muito ruim.  Mas espero que isso possa ser contornado no próximo encontro que já tem local: São Paulo!

Não podia deixar de comentar as palestras de  Fábio Akita sobre Ruby e Leah Culver sobre Empreendorismo com Python que foram também de alto nível!

Vou deixar  aqui também 3 fotos que me marcaram nestes dias de Python Brasil:

Eu com o  Grande TUX!!

Conheça seus limites e supere-os!

Lembre-se no fim o que importa são os amigos que você faz!

Até Recife!!!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

Partindo para a Python Brasil 6 em Curitiba!

Olá pessoal,

Amanhã estarei partindo para a Python Brasil [6]  em Curitiba - Paraná.  Com certeza será uma ótima oportunidade de conhecer várias pessoas cujo eu falo apenas virtualmente seja twitter, lista de discussões ou fórums!  Espero aproveitar bastante, trocar conhecimentos, networking e aprender muito! Ah, claro e aproveitar o friozinho lá hehe!

Python Brasil 6 - Curitiba/ UFPR

Aproveitando para divulgar minha palestra que realizarei lá com o título 'Python e Recomendações: A Cobra também é inteligente!'  Irei falar de coisas que estou trabalhando hoje em meu mestrado e  teoria/prática de Sistemas de Recomendações usando como ferramenta a linguagem de programação Python!
 

Em breve divulgo o material por aqui para donwload!  

Aos leitores que irão ao Python Brasil, os encontro por lá!

Abraços,

Marcel Caraciolo

Mini-Curso realizado sobre Python para Mobile na SECOMP - UFRPE!

Olá pessoal,

Estou aqui para divulgar o material da minha apresentação durante a Semana de Computação da Universidade Rural Federal de Pernambuco (UFRPE) com o mini-curso sobre Python para mobile. Quero agradecer a todo pessoal que participou deste mini-curso durante esses dois últimos dias. Foi empolgante! Acabei me empolgando também onde apresentei como desenvolver Python para os telefones Symbian com PyS60 e falei um pouco sobre o ASE (Android Scripting Enviroment) com suporte à Python.

Abaixo meus slides:





Abaixo seguem algumas fotos tiradas pela organização do evento!


Eu imitando Steve Jobs sempre com a minha garrafinha d'agua

Turma de Python para Mobile

Eu passando os slides!

Quero agradecer também ao pessoal da organização do SERCOMP pelo convite, espero poder participar e contribuir em mais outros eventos!

Atenciosamente,

Marcel

Mini-Treinamento de Python com a turma do 5 período do CIN/UFPE - 'Projetão'

  ->


Olá pessoal,

Sempre fico feliz em poder estar ajudando de alguma maneira, em especial, quando se trata em compartilhar conhecimentos. Um desses momentos foi agora neste último sábado (02/10/2010) no Centro de Informática o qual pude compartilhar com os estudantes do Centro de Informática  (UFPE) do 5 período um mini-treinamento introdutório da linguagem de Programação Python.  Eles pretendem utilizar Python no projeto da disciplina conhecida internamente como 'Projetão'.   Espero ter ajudado a todos a iniciar neste mundo de programação poderosa, fantástica e divertida que Python oferece.

Estou ansioso para ver o resultado deste projeto no fim do semestre. Eu soube que eles vão usar Python + Django. Vai ser show! :D  Semestre passado (2010.1) tive a oportunidade também de ministrar um pequeno treinamento de python para uma turma do 'projetão' e resultou em uma ferramenta web muito interessante chamada CATS.

Segue uma foto do treinamento deste semestre com o pessoal! 


Treinamento de Python no Centro de Informática - UFPE



Agradecimentos especiais ao amigo Daker (@dakerfp) que está sendo o monitor desta disciplina e por ter me convidado para ministrar o treinamento junto com ele!


Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

top