Depoimento e Slides das Palestras no PythonBrasil 6 em Curitiba

Olá a todos,


Estou aqui em Curitiba no último dia antes de partir para Recife. Ontem finalizamos a saga de palestras e mini-cursos do Sexto Encontro da Comunidade de Python Brasileira (PythonBrasil).  O que posso comentar? 

O evento foi espetacular, excelente nível de palestras e discussões promovidas durante e após encontro.  Além de aumentar significativamente meu networking, tive a oportunidade de superar limites. Para vocês terem idéia, em apenas 3 dias eu desenvolvi 2 demonstrações com sistemas de recomendação em Python, desenvolvi um mini-crawler e um analisador 3D em cima do Ubigraph de palestras. Experiência fantástica que mostra que se você persistir, você atinge seus objetivos! Como diriam lá a metodologia era XGH (Extreme Go Horse) e FDD (Fear Driven Development) ou seja, testes são para os fracos!  

Durante esses dias apresentei algumas palestras do PythonBrasil: 1 palestra na trilha de palestras e 2 palestras relâmpago.   Uma foi sobre Python em sistemas de recomendação, o qual falei sobre Python aplicado nesta excitante área com destaque a diversos pequenos exemplos usando Twitter e Sites de Compra Coletiva brasileiros a fim de recomendar usuários e promoções.  O feedback foi muito bom e acredito que muita gente gostou.  Infelizmente, minha palestra competiu com outra no mesmo horário muito boa do pessoal da Yahoo sobre extração de dados em sites públicos.
Seguem slides e algumas fotos:






Algumas fotos das minhas palestra:

Quem é Marcel ?

Tudo convergindo para Web

Frases inspiradoras

Falando sobre Python
No segundo dia tive  a oportunidade de palestrar sobre o PUG-PE, uma palestra institucional para apresentar o modelo de grupo de usuários de Pernambuco (PUG-PE) que está crescendo na região Nordeste. Essa modalidade de palestra foi chamada de Palestra Relâmpago, o qual você tem 5 minutos para falar algo. Acreditem nesta primeira fiquei tão ansioso sem saber se dava para passar 25 slides em 5 minutos, que acabei fazendo em 3 min e meio! rs rs.
Mas pessoal deu para pegar o espírito e acredito que foi bem entendida o qual recebi vários aplausos em nome de toda célula. Não tenho fotos no momento mas em breve postarei  fotos da minha primeira palestra relâmpago. Seguem os slides:




Neste mesmo dia à noite eu tive uma idéia mirabolante! Ainda tinha mais um encontro relâmpago no outro dia, então eu decidi em 24 horas desenvolver um mini-crawler em cima da página de palestras do PythonBrasil e fazer uma análise em cima dos dados extraídos.  Em 24 horas escrevi esse código (hospedado no GitHub) e montei alguns slides falando sobre algumas observações interessantes sobre as palestras submetidas ao Python Brasil deste ano. Vocês podem ver o resumo dos slides na apresentação abaixo:







Nesta mesma palestra aproveitei para montar uma  divisão dos palestrantes (agrupamentos) de acordo com as temáticas em comum (estas extraídas em palavras-chave a partir do resumo das palestras encontradas no site). Usando a ferramenta Ubigraph que tem suporte a Python, adicionei os palestrantes com as respetivas temáticas de suas palestras a um algoritmo estatístico de clusterização bem conhecido chamado K-Means. Por sinal foi utilizado por mim em um dos experimentos prévios meus com Twitter que pode ser encontrado neste post.

Gravei um vídeo com os grupos sendo construídos e visualizados pelo Ubigraph, vejam abaixo:




Ainda não tenho fotos desta palestra relâmpago e nem os vídeos ainda, mas com certeza logo logo estarão disponíveis para visualização neste blog.

O que posso resumir do encontro Python Brasil é que foi sensacional, consegue juntar muita gente boa em um lugar só para discutir diversos temas relacionados a software livre e Python. Além de aumentar significativamente seu networking, te dá a liberdade de poder experimentar a apresentação de palestras a profissionais, estudantes e curiosos de excelente nível  tecnológico no cenário brasileiro. Embora com algumas falhas técnicas na parte da organização das palestras como a realização das mesmas de temas similares no mesmo horário e a internet que estava muito ruim.  Mas espero que isso possa ser contornado no próximo encontro que já tem local: São Paulo!

Não podia deixar de comentar as palestras de  Fábio Akita sobre Ruby e Leah Culver sobre Empreendorismo com Python que foram também de alto nível!

Vou deixar  aqui também 3 fotos que me marcaram nestes dias de Python Brasil:

Eu com o  Grande TUX!!

Conheça seus limites e supere-os!

Lembre-se no fim o que importa são os amigos que você faz!

Até Recife!!!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

2 comentários:

Anônimo disse...

Sua participação foi simplesmente fascinante! Parabéns! Continue publicando suas idéias sobre estes temas tão interessantes.

Um grande abraço, HB!

marcelcaraciolo disse...

Grande Henrique,

Obrigado pelo comentário! Gostaria de ter conhecido você pessoalmente por lá. Espero ter outras ocasiões para isso.

Obrigado e continuarei trabalhando forte para trazer conteúdo de qualidade!

Atenciosamente,

Marcel

top