Nova versão do PyS60- 1.9.4 - disponível para download!

Olá pessoal,

O time de desenvolvimento do PyS60 lançou hoje mais uma nova versão da série 1.9.x. Algumas modificações, porém nada de "grandes" novidades. Mas sempre correção de bugs e melhorias nem que sejam pequenas são sempre bem vindas.

Novas funcionalidades do PyS60 1.9.4:

  • Um único pacote de instalação assinado, o qual pode ser instalado em quaisquer aparelhos S60 3rd ED e edições posteriores, está disponível. (Tamanho médio de 2.8MB com dependências).
  • Um novo e melhorado Empacotador de aplicações (Gera executáveis .SIS): O Novo PyS60 application packager analisa toda a aplicação python que está sendo convertida e localiza os módulos Python faltantes que a mesma é dependente e empacota-os junto com a aplicação.
  • Maior facilidade de depuração: O runtime do Python e seus componentes podem ser instalados executando quaisquer aplicativos Python empacotados com o novo application packager que vem na versão 1.9.4 (Obs: Apenas disponível a partir de dispositivos S60 3rd Edition FP2 em diante com o último firmware instalado).
  • 2 novas APIs adicionadas ao módulo socket - access_point() e set_default_access_point() que tem funcionamento semelhante aos presentes na API do módulo btsocket.
  • 2 novas APIs adicionadas ao módulo e32 - get_capabilities() e has_capabilities(). O primeiro é usado para recuperar as capabilities, para quais o aplicativo foi assinado, e o outro checa, dado uma lista de capabilities, se tais estão permitidas ou não no aplicativo.
  • O novo modo para o appuifw.app.screen = 'full_max' que pode ser usado para obter a "tela cheia" para dispositivos que não possuem os soft keys (esquerda e direita). Ex: Nokia 5800

Algumas melhorias bem interessantes, especialmente a adição das APIs relacionadas ao socket. Acho que é a solução para os famosos pop-ups que o fone exibia toda vez que era necessário acessar alguma informação pela rede, perguntando qual era o access_point desejado. Ufa!

E este novo empacotador que pode adicionar o runtime do PyS60 junto com a aplicação. Evitar assim ter que o usuário primeiro instalar o runtime, para depois instalar a aplicação. Era um trabalho gigantesco! (Claro que havia paliativos para tal, mas esta agora oficial sem dúvidas vai contribuir muito com a distribuição dos aplicativos). Pena que só funciona para Symbian 3rd FP2 em diante, ou seja, não há suporte para o N95, N79, E71, N73..

Mas no geral, sempre bom ter novas versões do PyS60, especialmente para chegar à versão final - PyS60 2.0!

Você pode fazer o download da versão 1.9.4 do site maemo garage: garage.maemo.org/frs/?group_id=854

Fonte: Blogs Forum Nokia

0 comentários:

top