Reconhecimento de objetos em tempo real para aparelhos móveis

Eu acabei de ver essa notícia, e digo que fiquei IMPRESSIONADO com a tecnologia apresentada nessa demonstração. Do que eu estou falando ?

Simplesmente, uma empresa, a iVisit, demonstrou em uma conferência uma tecnologia usada em aparelhos móveis para auxilar usuários no processo de reconhecimento de objetos.

O aplicativo denominado SeeScan, permite que os usuários ao apontarem seus aparelhos móveis (especificamente a câmera) para o objeto, identifique em tempo real o mesmo. Imagine a tecnologia do Nokia Point & Find (outro sistema de identificação em tempo real). A idéia que por exemplo, você apontando seu celular com este aplicativo em execução para uma garrafa de coca-cola, ele irá identificar em tempo-real e dirá em voz alta que é uma coca-cola.

Claro que há algumas limitações, de acordo com a empresa , o software só funciona com uma quantidade limitada de objetos, mas que aos poucos irão aumentar a base de dados. Não tenho dúvidas que isto é o futuro na área de realidade aumentada.

O uso desse aplicativo ? Imagine os deficientes físicos como cegos por exemplo. Usando esse aplicativo nos seus aparelhos, eles poderiam ajudar na identificação de objetos quando apontados, como se fossem "olhos virtuais" . Muito legal, ein ?

A melhor parte, vem agora, que uma versão beta do aplicativo estará disponível ainda este ano, com suporte para os aparelhos Windows Mobile, e futuramente Symbian e Iphone.

Como existem pessoas que só acreditam, vendo... Coloco aqui a demonstração do iVisit:



Meus comentários:
1 - Isto é um avanço gigantesco na área de realidade aumentada especialmente em sistemas embarcados. Construção de aplicativos deste porte em aparelhos em que desempenho é limitado é um desafio, especialmente quando se trata sistemas críticos com tempo de resposta real.
2 - Incrível como no vídeo, o usuário aponta com uma câmera que de certa maneira tem algumas limitações como resolução da câmera, luz ambiente, etc e consegue em apenas 2 a 3 segundos identificar o objeto. Quero imaginar que algoritmos de reconhecimento de imagens estão por trás deste aplicativos e se há alguma técnica inteligente (RNA ou SOM, Hopfield) para aprimorar ou dar suporte nesta identificação.

3 - A melhor parte é quando ele amassa a nota, e ele ainda consegue identificar o objeto. Imagino que o algoritmo é bem robusto e consegue trabalhar com ruídos e partes de imagens (parcialmente visíveis). Muito interessante!


Recomendo a todos a leitura e visualização desse post, especialmente interessados em reconhecimento de imagens em tempo real para sistemas móveis!

Fonte: IntoMobile

1 comentários:

Unknown disse...

Marcel,
Voce poderia me dizer se esta tecnologia esta disponível para sistemas operacionais de computadores?. Ou então poderia me dizer qual a origem desta informação para que eu possa pesquisar?

Paulo Barbieri

top