Python S60 1.9.3 Release!


Mais uma versão do Python para Symbian S60 foi lançada pela comunidade do Forum Nokia. =D

A nova versão 1.9.3 pode ser baixada a partir do repositório maemo garage aqui.

Esta nova versão pode ser executada nos aparelhos S60 3rd Edição, S60 3rd Edição FP1, S60 3rd Edição FP2 e S60 5th Edição.

Nesta versão 1.9.3 estão incluídas novas funcionalidades:

- Suporte para eventos de touchScreen para o appuifw Canvas. Uma API foi adicionada ao módulo appuifw, touch_enabled() que verifica se o dispositivo suporta touchscreen.

-Nesta versão inclui um novo módulo de extensão, sciptext. Isto permite o acesso aos serviços da plataforma S60 5 nd edição e portados para S60 3nd Edição. Isso inclui acesso a serviços como Application Manager, Calendar, Contacts, Landmarks, Location, Logging, Messaging, Media Management, Sensors and Sys Info.

-Facilidade na hora de desenvolvimento: Todos os componentes do Python runtime podem ser instalados agora em tempo de execução, execuando a aplicação scriptShell que vem junto com o pacote. Suporte apenas a partir dos telefones S60 3rd edição FP2 em diante (atualizados com o último firmware).

- Suporte SSL para socket.

- Core Python atualizado para 2.5.4.

Claro que há algumas desvantagens em comparação a versão 1.4.5:

- O tamanho do interpretador PyS60 é muito maior que a versão 1.4.x. Em futuras versões, há uma tendência para que o tamanho final do interpretador fique abaixo de 1 MB.

-Maior dependência das bibliotecas OpenC, que deve ser instalado a partir do interpretador para funcionar.

- Infelizmente, aparelhos S60 2.x não são suportados nesta nova versão, visto que as bibliotecas OpenC não estão disponiveis para estes aparelhos.

- Compatibilidade entre versões 1.9.x não são garantidas até a versão 2.0. Logo, há chances de algo para funcionar entre versões.


Ótima notícia!! Especialmente destaco o suporte a touchScreen pelo Canvas e suporte SSL para sockets.

0 comentários:

top