Algoritmos evolucionários pervasivos em dispositivos móveis

Olá pessoal,

Estive essa semana aproveitando alguns intervalos livres para ler alguns feeds de blogs de Inteligência Artificial que acompanho. Uma das novidades que me chamou bem atenção foi a execução de algoritmos inteligentes de forma computacionalmente distribuída. Irei dar um simples exemplo:

Um dos projetos aceitos em um congresso internacional na Espanha (International Symposium on Distributed Computing and Artificial Intelligence 2009 - DCAI ) foi o desenvolvimento de um framework de computação de distribuída por meio de aparelhos móveis através de comunicação via sem fio Bluetooth. A idéia do projeto é desenvolver uma API em JavaME disponibilizando um ambiente de computação distribuída com uso de camadas, cliente-servidor e arquitetura de comunicação assíncrona entre os dispositivos. Na prática, eles solucionaram alguns problemas bem conhecidos na literatura de computação evolucionária (O problema do Caixeiro Viajante e o problema de maximização de funções de onda).

O mais interessante é que eles usaram aparelhos móveis reais para executar os experimentos a fim de solucionar os respectivos problemas. De acordo com os autores, a parte mais difícil foi encontrar aparelhos que tivesse a pilha de protocolos Bluetooth funcionando corretamente. A figura abaixo ilustra o experimento em execução:

2 aparelhos Nokia em execução

Achei muito interessante a idéia, especialmente este campo de sistemas distribúidos com computação inteligente. Imagine se cada telefone nosso fosse um agente inteligente e as conexões fossem as conexões sem fio através de WiFi, Bluetooth, etc. Imagine uma rede de varios telefones interconectados processando informações em paralelo. Agora dimensione isso para mais de 150 milhões de aparelhos rodando em paralelo. Uma mega infra-estrutura de computação distribuída pervasiva portátil e móvel! Incrível não ?? Quem sabe não ouviremos isso num futuro próximo. Por sinal, tive até a idéia de portar minha implementação de algoritmos de inteligência de enxame para os aparelhos móveis. E não foi só eu que tive essa idéia, já existe já uma implementação de algoritmos genéticos rodando em aparelhos móveis (smartphones) solucionando problemas de otimização. O mais legal ainda criada por um brasileiro! Essa notícia deixo para um próximo post. ;D

Referências sobre o trabalho acima , ver o blog GeNeuraTeam.

1 comentários:

Ferguson disse...

Hi, Marcel. Thank you for your interest in our work. We hope being in contact for future developments :)

top