Sociable

Python no Android??

Interessante comentário do criador do Python:
Python on Android?
"I would like to see it, and I believe the Android team would like to see it too, but I don't know if there is enough of an incentive to actually make it happen. However since Android and Python are both open source, maybe someone else can make it happen independently. I would love to see that!" - Guido van Rossum
Vamos ficar de olhos abertos! o.O

Máquinas Virtuais para dispositivos móveis

Achei essa tabela bem interessante em um post do blog VisionMobile, no qual mostra uma análise das principais máquinas virtuais existentes atualmente para dispositivos móveis no mercado.

Mobile application runtimes




O que me chama atenção é a entrada de novas plataformas como SilverLight, Qt e Lua no nicho de mercado de dispositivos móveis. Essa tabela demonstra algumas informações sobre a licença, os termos de tecnologia, etc. Gostaria de destacar o JavaME, como a plataforma de maior presença, existente em 8 de 10 aparelhos comercializados atualmente. Não é por acaso que a plataforma mais utilizada para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Outra plataforma que está crescendo é o FlashLite, onde grandes empresas já estão de olho nela como a Sony Ericsson e até a Nokia.

Não posso também deixar de citar uma das minhas linguagens favoritas que é o Python, que está no meio dessa batalha. Embora ela fique limitada apenas a aparelhos Symbian S60... Acho que ela tem um grande futuro.

A linguagem Brasileira Lua, que na minha surpresa, apareceu também nessa tabela, tem destaque como uma linguagem de script para sistemas embarcados e é comparada pela sua simplicidade e flexibilidade com o JavaScript. Já vem sendo adotado em vários SDKs para games e é parte da plataforma Brew e Qualcomm's uiOne SDK (detalhes aqui)

Fonte: VisionMobile



Eu posso dizer que esse aplicativo tira ao pé da letra o sentido de convergência e ubiquidade. Eu estava navegando na net, quando encontrei o seguinte título de um post

Na janela do seu carro um dia você poderá ter uma linha vermelha virtual que vai ajuda-lo a manter o caminho certo e chegar ao destino tranqüilamente, mesmo viajando à noite.


E como é que issso funciona ?

Pela grande tendência do crescimento do uso de GPS, principalmente em serviços que estão sendo criados em conjunto com outras tecnologias. Atualmente, diversas pessoas que tem acesso a dispositivos GPS, seja instalado no carro ou em aparelhos móveis como N95 ou Iphone, sabem que ao dirigir tais aparelhos podem de ser de grande ajuda para guiarem na sua rota até o destino desejado. Porém, por outro lado, existe alguns contras nessa tecnologia, especialmente pelo fato de o motorista ter que dividir a atenção entre a estrada e a tela do dispositivo para acompanhar a rota. Há até a possibilidade de gerar acidentes, inclusive.

Alguns sistemas já vem com instruções guiadas com viva-voz, onde um assistente vai guiando o motorista até o local desejado. Mesmo assim, muitas vezes elas não são precisas e acabam confundindo o motorista.

Então, para solucionar esse problema, foi criado um produto bastante inovador denominado Virtual Cable. De acordo com a fabricante, ele é instalado sem alterar a aparência do veículo.

Vejam na figura abaixo o potencial da solução em ação:


gps_001.jpg


O dispositivo apenas projeta uma linha vermelha no pára-brisas para que o motorista possa seguí-la. Assim você tem o toda a rota "traçada" sem ter a necessidade de desviar a atenção da estrada, inclusive em uma tela (todo o para-brisas do carro) bem grande de um modo seguro e prático.

Para dirigir à noite em rodovias escuras, também pode ser também de ótima ajuda, pois mostra de antemão as curvas em estradas, evitando possíveis manobras perigosas de última hora.

Agora imagine se o produto consegue projetar algo no seu pára-brisas com uma linha vermelha, imagine o que é possível no futuro. Já pensou ele cosneguir obter informações sobre suas preferências como restaurantes ou até estabelecimentos mais próximos de você?

Fora, a possibilidade de integrar diversos mashups, como por exemplo o Citysense com co Virtual Cable para obter informações de redes sociais sendo diretamente projetadas no pára-brisa do seu automóvel. Claro, que de forma discreta, pois o objetivo não é desviar a atenção do motorista até o destino.

Pois é, vejo eu, que não há limites para idéias e possibilidades de uso de tal solução!

Isso que eu chamo de uma idéia convergente e móvel!

Fonte: WebInsider

Cap. 15: Guia de Certificação SCMAD

Segue o último capítulo dos tutoriais para a obtenção do certificado SCMAD (Sun Mobile Application Developer). Todo o material está em inglês e formato .PPT (powerpoint).

Nesse capítulo abordo:

  • Java Technology For Wireless Industry (JTWI).
PS: Próximo material trarei alguns mock exams e uma pequena revisão de todos os tópicos aqui abordados.

Para fazer o download dos slides, clicar aqui.

Para acesso ao primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para acesso ao segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o aceso ao terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao quarto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao quinto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao sexto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao sétimo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao oitavo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao nono tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao último tutorial do certificado SCMAD aqui.


Scmad Chapter15
View SlideShare presentation or Upload your own.
Boa notícia para os desenvolvedores do Iphone! A Apple decidiu encerrar e reestruturar o acordo de não-divulgação (NDA) de informações a respeito do kit de desenvolvimento de aplicativos para o Iphone. Isso significa que os desenvolvedores poderão espalhar conteúdo, escrever livros e tutoriais sobre o assunto e distribuir programaas de vídeo e áudio ensinando passo a passo como criar um aplicativo para o Iphone.

Alguns resultados já começaram a aparecer:

- Erica Sadun publicou o livro The iPhone Developer’s Cookbook, que poderá ser comprado online a partir do dia 15 de outubro. Sua versão em PDF já está à venda na internet.

- Bill Dudney criou um screencast (video-aula de 22 minutos) sobre como criar seu primeiro aplicativo para iPhone e disponibilizou-o para download em seu site. Além disso, ele está lançando o livro iPhone SDK Development.

Bom material!!

Fonte: MobilePedia

Cap. 14 : Guia de Certificação SCMAD

Segue o penúltimo capítulo dos tutoriais para a obtenção do certificado SCMAD (Sun Mobile Application Developer). Todo o material está em inglês e formato .PPT (powerpoint).

Nesse capítulo abordo:

  • MIDP Security.

Para fazer o download dos slides, clicar aqui.


Para acesso ao primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para acesso ao segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o aceso ao terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao quarto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao quinto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao sexto tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao sétimo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao oitavo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao nono tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao décimo terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Scmad Chapter14
View SlideShare presentation or Upload your own.

Localização de radares para celulares com GPS

Pelo blog do Rodrigo Toledo, encontrei esse serviço chamado Maparadar.com . Ele pretende mapear e informar com base na colaboração de seus usuários a localização de todos os radares de trânsito do país. De acordo com o site, já foram mapeados mais de 3500 radares em todo o Brasil. Fiz uma pesquisa no mesmo e já encontrei alguns radares já cadastrados aqui na minha cidade Recife - PE. Achei bem interessante, e inclusive tem a possibilidade de exportar a localização dos radares para modelos de GPS e até para celulares S60 que possuem o Nokia Maps!

PS: Seria mais interessante ainda incrementar o serviço com a inclusão de possíveis blitz que estão espalhados na cidade. Claro que isso, seria teoricamente "ilegal", mas para os que queriam fugir da lei seca, seria uma mão na roda. Já pensou, você montar sua rota desviando das possíveis blitz na sua cidade? hehe.
Achei um post muito legal do blog do Prof. Douglas o futuro da internet. Um dos aspectos abordados é a indagação da possibilidade de o futuro da internet estar no uso do celular. O celular se tornar um meio de consulta de informações sobre contexto, onde ele cosneguiria acessar diferentes serviços para os usuários sem a necessidade de fazer cadastros ou digitar endereços. Seria uma integração completa com câmera, scanner, Wi-Fi, GPS, processamento de imagens, etc... tudo em um único dispositivo.

O post, finaliza com alguns exemplos de como seria esse futuro, vejam só:


Figura 1: informações sobre o edifício apenas por focar nele.



Figura 2: como chegar nele de onde estou...


Figura 3: lendo um jornal (um scanner entra em ação)


Figura 4: o que significa essa palavra mesmo... :) (recursos de touch screen)


Mais informações ver o blog do Douglas!
Direto do portal da Sony Ericsson (Developer world):

Sony Ericsson Content Awards 2008:


"
Seeking amazing content, applications or services for Sony Ericsson mobile phones, the Sony Ericsson Content Awards 2008 are open to all third-party development companies to submit entries until November 30, 2008. Below is a reminder of the categories and to help inspire you, the Sony Ericsson Developer World team are sharing advice in blogs on www.sonyericsson.com/contentawards

Enter your content before November 30, 2008
The Sony Ericsson Content Awards 2008 are open to all market-ready applications, games, graphics and services created for Sony Ericsson mobile phones by any third-party development company.

All content for Sony Ericsson Java™ Platform 7 (JP-7), JP-8, UIQ 3 and Window® Mobile phones will be considered and you can also use technologies such as the Sony Ericsson Themes Creator tool, Adobe® Flash Lite™ and Project Capuchin.

Submission is open until November 30, 2008 via the Sony Ericsson Content Awards website www.sonyericsson.com/contentawards. Finalists will be selected in December and the 2008 winners will be announced in an official online ceremony on in February 2009.

Developer World blogs

To help inspire you, the Sony Ericsson Developer World team are sharing ideas and tips in blogs on the Sony Ericsson Content Awards website. Read more>>

Categories and prizes
In 2008's competition the award categories are broader to inspire imagination and greater innovation. The judges will evaluate the submissions in each of the categories below based on ease of use, entertainment factor, innovation, look and feel, uniqueness, creativity and audio performance:

  • Being Productive
  • Going Green
  • In-Car applications
  • Mobile Entertainment
  • Lifestyle Experiences
  • Themes & Graphics
  • XPERIA™ X1 Panels

In addition to receiving the 2008 winner's symbol, the winner of each category will receive a behind-the-scenes exclusive two day workshop at Sony Ericsson's development site in Lund, Sweden. The winners' will be able to present their company and winning content to Sony Ericsson managers and decision makers as well as meet key members of Sony Ericsson's Research & Development teams.

A Sun acabou de lançar um versão de testes da sua nova SDK para desenvolvimento da plataforma Java ME. A versão 3.0 perrmite que você desenvolva aplicativos para diversos tipos de plataforma como CLDC, CDC e até Blu-ray Disc Java (BD-J). Tudo isso em um único SDK! De acordo com o site, ele será o novo sucessor do famoso Java Wireless Toolkit 2.5.2 e o Java Toolkit 1.0 para CDC. Parece também que ele provê emulação do aplicativo direto no aparelho móvel!! Pow isso seria uma mão na roda para os desenvolvedores! Totalmente integrado com o Netbeans e inclusive com uma máquina virtual para Windows Mobile!
Com tantas funcionalidades assim, estou pensando em até testar!

Mais informações aqui.


Para mais informações: Sdk Java ME Platform SDK toolbox 3.0 .
Pessoal,

Estava fazendo uma análise aqui de quantas fabricantes de celulares possuem portais ou fóruns específicos para desenvolvedores de aplicativos para a sua linha de aparelhos. Posso dizer que fiquei até contente, em comparação há alguns anos atrás em que tinha que procurar informações sobre desenvolvimento para um celular Samsung ou LG em portais genéricos de JavaME ou algo semelhante.

Seguem os links para os interessados em ter em seus favoritos dicas e guidelines dos portais de desenvolvimento por fabricante:

LG Developer Forum

Samsung Developer Site

Forum Nokia

Motorola Developer


BlackBerry Developer Program

Iphone Developer


Sony Ericsson developer program


Só não encontrei ainda a do HTC.... mas enfim já é um repositório já bem cheio para ajudar aos desenvolvedores de aparelhos móveis, especialmente para suporte de download de sdks e guidelines!

[]''s

Conectando seu celular ao Linux

Para os usuários Linux que querem acessar o conteúdo do seu celular Symbian Nokia, achei um material bem interessante que permite o mesmo através de algumas bibliotecas/comandos. Deixo o link aqui para testes!

Link do Forum NokiaBR.

Truques e ilusionismo com seu celular!

Já imaginou fazer mágica através de um celular? Como ?? Eu não imaginava como, até ver o post do blog do Ramalho falando tais aplicativos que mostram alguns truques de ilusionismo utilizando apenas o seu N95 (nokia). Fantástico não ?!

Vejam os vídeos abaixo e vejam os truques em ação:




















Mais informações no site da equipe desenvolvedora TrixCell.

Essa semana tive que ir de ônibus ao trabalho, visto que meu automóvel estava na oficina. O que isso tem haver com mobilidade e tecnologia? Explicarei agora.

Primeiramente, faz um bom tempo que não pego ônibus. Isso significa que informações como parada de ônibus, linhas de ônibus, itinerário(rota) dos ônibus eu não detinha. Então fui pegar o ônibus meio que na sorte. Ao chegar na parada, ficava prestando atenção nos cartazes que ficavam pregados no painel frontal do motorista do ônibus que continham alguma informação mesmo que incompleta de onde o ônibus passaria. Se ele passasse perto de onde eu precisasse descer, já saberia que eu poderia pegar aquele ônibus. Mas, e se o ônibus que eu precisasse para chegar até o local do meu trabalho não passasse naquela parada, ou se eram necessários pegar 2 ônibus para chegar até o mesmo ? E o preço do vale transporte? Tarifa A, B, C ? Essas informações estavam totalmente confusas em minha cabeça. Enfim, em base de suposições acabei chegando até o meu trabalho, mesmo descendo na parada errada e tendo que caminhar algumas centenas de metros para uma parada mais próxima, onde baseado novamente em adivinhações, peguei um novo ônibus que chegava até o lugar pretendido.

Essa experiência que foi muito na tentativa e erro, poderia ser resolvida se existisse algum sistema que pudesse me dar essas informações. Procurei na internet sobre o itinerário de ônibus da minha cidade e por felicidade encontrei esse site do orgão municipal responsável pelos transportes urbanos. Embora o sistema até informe quais são os itinerários das principais linhas, mas ainda é insuficiente. Como vo saber qual linha pegar se eu não se onde eu pego ônibus passa aquela linha ? Ou seja, terei que navegar no site, pesquisando linha por linha até encontrar o ônibus que passa na parada desejada. E ainda depois verificar se o mesmo vai até o destino pretendido. Isso, com sorte, se o ônibus tiver o itinerário até o local. Se não terei que cruzar várias informações até encontrar quais linhas pegar. Haja tempo desperdiçado! Mas e se eu quiser saber informações como tempo médio de viagem, custos, distância pecorrida... e se as linhas que eu pegar não forem as melhores? Isso envolve variáveis como tempo de viagem, distância percorrida, custo da passagem, até o trânsito pode ser incluído também nesse conjunto.

Foi aí que veio a idéia na minha mente em possibilitar a criação de um sistema com uma interface visual fácil para que os usuários de transportes coletivos possam rapidamente baseado no ponto de origem ao ponto de destino quais os ônibus que ele deve pegar afim de chegar até o local desejado. Com isso, o usuário que não detém conhecimento de quais linhas deve pegar, usará o sistema para poder não somente identificar quais linhas de ônibus (itinerários), como também quais pontos de ônibus (que ele deve descer/subir) com o menor custo possível. Informações de tarifas, horários, empresas tudo isso seria informado pelo sistema que poderia ser acessado via celular (por meio de um aplicativo móvel ou web) e via web em sua própria residência antes de preparar a sua jornada até o local desejado.

Um sistema inteligente com uma interface agradável (integrado ao engine do google maps) onde tivesse acesso a um banco de dados com informações sobre tarifas, itinerários x linhas de ônibus, distância x tempo, etc , de forma que o usuário pudesse acessar em tempo real essas informações sejam através de uma consulta pela internet ou até através de consultas SMS em modo texto. Assim o sistema diria qual o trajeto necessário para que o usuário a partir do ponto de saída ao ponto de chegado deveriar percorrer sem se perder.

Agora, pense que não somente facilitaria a vida dos usuários de ônibus, como também ajudariam
as empresas que administram o transporte coletivo a mapear quais as linhas mais requisitadas e trajetos mais utilizados pelos usuários a fim de tomar medidas/ações para agilizar a vida do usuário de transporte coletivo nas principais metropóles do país.

Partindo do ponto de vista tecnológico esse sistema poderia ser disponibilizado em terminais específicos espalhados pelos terminais de integração da cidade e também em forma de aplicativos móveis para o usuário que precisa em tempo real saber qual ônibus pegar, em que parada pegar/descer, o custo da viagem e o tempo médio que vai gastar para chegar até o local desejado.

Para toda essa base de dados, e para que o sistema automaticamente montasse a melhor rota até o local desejado, seria necessário algumas técnicas de otimização de roteamento de veículos. Algo bem interessante para um projeto de mestrado ou algo específico. Pretendo vasculhar mais informações sobre essa área, quem sabe não sai um protótipo interessante em breve.

O nome da idéia é chamada de B.U.S.U. Um buscador universal de rotas para transportes coletivos. A tecnologia tem que chegar às massas. São mais 300.000 usuário de tranporte coletivos mensalmente. E esse tipo de aplicativo pretende ajudar pessoas como eu que utilizam de intuições, palpites e perguntas ao moço do lado com a clássica pergunta: "Esse ônibus vai até o lugar x ? Qual eh o ônibus que pego ? "


Algo que pretendo aprimorar mais. Mantenham-se ligados!
top