Máquinas Virtuais para dispositivos móveis

Achei essa tabela bem interessante em um post do blog VisionMobile, no qual mostra uma análise das principais máquinas virtuais existentes atualmente para dispositivos móveis no mercado.

Mobile application runtimes




O que me chama atenção é a entrada de novas plataformas como SilverLight, Qt e Lua no nicho de mercado de dispositivos móveis. Essa tabela demonstra algumas informações sobre a licença, os termos de tecnologia, etc. Gostaria de destacar o JavaME, como a plataforma de maior presença, existente em 8 de 10 aparelhos comercializados atualmente. Não é por acaso que a plataforma mais utilizada para desenvolvimento de aplicativos móveis.
Outra plataforma que está crescendo é o FlashLite, onde grandes empresas já estão de olho nela como a Sony Ericsson e até a Nokia.

Não posso também deixar de citar uma das minhas linguagens favoritas que é o Python, que está no meio dessa batalha. Embora ela fique limitada apenas a aparelhos Symbian S60... Acho que ela tem um grande futuro.

A linguagem Brasileira Lua, que na minha surpresa, apareceu também nessa tabela, tem destaque como uma linguagem de script para sistemas embarcados e é comparada pela sua simplicidade e flexibilidade com o JavaScript. Já vem sendo adotado em vários SDKs para games e é parte da plataforma Brew e Qualcomm's uiOne SDK (detalhes aqui)

Fonte: VisionMobile



0 comentários:

top