GPS e realidade ampliada ajudando o motorista

Eu posso dizer que esse aplicativo tira ao pé da letra o sentido de convergência e ubiquidade. Eu estava navegando na net, quando encontrei o seguinte título de um post

Na janela do seu carro um dia você poderá ter uma linha vermelha virtual que vai ajuda-lo a manter o caminho certo e chegar ao destino tranqüilamente, mesmo viajando à noite.


E como é que issso funciona ?

Pela grande tendência do crescimento do uso de GPS, principalmente em serviços que estão sendo criados em conjunto com outras tecnologias. Atualmente, diversas pessoas que tem acesso a dispositivos GPS, seja instalado no carro ou em aparelhos móveis como N95 ou Iphone, sabem que ao dirigir tais aparelhos podem de ser de grande ajuda para guiarem na sua rota até o destino desejado. Porém, por outro lado, existe alguns contras nessa tecnologia, especialmente pelo fato de o motorista ter que dividir a atenção entre a estrada e a tela do dispositivo para acompanhar a rota. Há até a possibilidade de gerar acidentes, inclusive.

Alguns sistemas já vem com instruções guiadas com viva-voz, onde um assistente vai guiando o motorista até o local desejado. Mesmo assim, muitas vezes elas não são precisas e acabam confundindo o motorista.

Então, para solucionar esse problema, foi criado um produto bastante inovador denominado Virtual Cable. De acordo com a fabricante, ele é instalado sem alterar a aparência do veículo.

Vejam na figura abaixo o potencial da solução em ação:


gps_001.jpg


O dispositivo apenas projeta uma linha vermelha no pára-brisas para que o motorista possa seguí-la. Assim você tem o toda a rota "traçada" sem ter a necessidade de desviar a atenção da estrada, inclusive em uma tela (todo o para-brisas do carro) bem grande de um modo seguro e prático.

Para dirigir à noite em rodovias escuras, também pode ser também de ótima ajuda, pois mostra de antemão as curvas em estradas, evitando possíveis manobras perigosas de última hora.

Agora imagine se o produto consegue projetar algo no seu pára-brisas com uma linha vermelha, imagine o que é possível no futuro. Já pensou ele cosneguir obter informações sobre suas preferências como restaurantes ou até estabelecimentos mais próximos de você?

Fora, a possibilidade de integrar diversos mashups, como por exemplo o Citysense com co Virtual Cable para obter informações de redes sociais sendo diretamente projetadas no pára-brisa do seu automóvel. Claro, que de forma discreta, pois o objetivo não é desviar a atenção do motorista até o destino.

Pois é, vejo eu, que não há limites para idéias e possibilidades de uso de tal solução!

Isso que eu chamo de uma idéia convergente e móvel!

Fonte: WebInsider

0 comentários:

top