Colaboraçoes Moveis

Navegando pela internet, achei muito interessante dois artigos que eu li no site websinder, sobre a inovaçao das comunidades móveis em aparelhos portáveis como celulares, pdas, etc. Ele lembrou-me de certa forma a idéia central do meu projeto idealizado mobalada. Alguns pontos interessantes que ele destaca é sobre a avaliaçao e a participaçoes dos usuários nesse sistema. Como um usuário pode influenciar outro através de suas escolhas e interesses afins. Acho legal, por exemplo o fato de vc ter ido pra aquele local e poder contribuir sua opiniao com outros usuários interessados. Sem dúvidas o Brasil tem poder para isso, basta um bom trabalho de marketing e divulgaçao e assim como um suporte completo para a maior quantidade de aparelhos possíveis. Nesse 2 artigos, o escritor fala a respeito da sua idéia : o G2G (Google to Go) , uma ferramenta comunitária bem semelhante ao orkut porem mais simples. Ele se usa de comunicaçao sem fio como bluetooth ou wi-fi. Além de poder se comunicar com outros usuários através da criaçao de perfis onde sao navegados (que nem o okut), teve a idéia da criaçao de transmissores com mesma tecnologia, assim quando um usuário do G2G entrar naquele local equipado com esse aparelho , permite que o usuário saiba mais informaçoes, opiniões e também fazer suas proprias avaliçoes colaborando assim para que outras pessoas saibam mais também daquele local. Vejam mais sobre essa idéia no site: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/08/11/colaboracao-mobile-a-nova-fronteira/

Aqui vai algumas idéias em destaque que achei interessantes:

CASO 2 – Eu estou em um shopping e tenho 30 minutos de tempo livre. Ao invés de ficar passeando aleatoriamente, faço uma busca por lojas do shopping e vejo a lista das que são freqüentadas pelos meus amigos. Outra forma de funcionar é checando um estabelecimento. Antes de entrar, o usuário recebe as informações sobre o estabelecimento e busca as avaliações sobre ele nas listas de seus amigos.

CASO 3 – Quero fazer uma festa de aniversário em um bar e seleciono as opções à disposição a partir do local e das avaliações dos meus amigos. Isso pode funcionar às avessas: você é convidado para ir a um lugar que não conhece e checa para ver se os seus amigos foram e o que eles acharam.

CASO 4 – O G2G pode ser um canal de relacionamento como o Orkut: através dele você pode conhecer os amigos dos seus amigos. Você pode trançar os seus relacionamentos. O seu perfil vem com o nome dos seus amigos. Quando o usuário recebe o perfil de outra pessoa, o G2G verifica se as duas pessoas têm outros amigos em comum. Da mesma forma, o sistema organiza clusters de relacionamento. Fulano conhece você e mais cinco amigos seus. Beltrano conhece você e mais dois familiares e oito amigos. Essa informação pode ser ranqueada. Você pode navegar por essas relações como no Orkut: vai do perfil de uma pessoa e vê quantas pessoas que você conhece e ela também. Dessa forma, por exemplo, o usuário pode simplificar a organização de eventos sociais: convida um pequeno número de pessoas e deixa que elas convidem as outras pessoas.



CASO 5 – Outra possibilidade é que ele seja uma ferramenta de comunicação para um espaço pequeno. O usuário transmite o seu perfil ou uma mensagem para o equipamento retransmissor de um bar, e ele pode: 1) distribuir a sua mensagem para pessoas que estejam no local; 2) cruzar o seu perfil com o de pessoas que estejam lá. Funciona assim: o usuário chega no bar e transmite o seu perfil, indicando que está interessado em entrar em contato com outras pessoas – nesse sentido, pode usar uma solução parecida com o meetup.com: estudante, programador, falo português. O sistema processa essa informação e diz se existem outros usuários no estabelecimento que também estejam disponíveis e que tenham essas características ou outras que forem especificadas.

Veja o artigo completo em:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/08/14/redes-de-colaboracao-moveis-por-que-nao/

0 comentários:

top