Palestra sobre Expressões Regulares e Python no III PUG-PE

Olá pessoal,

Gostaria de divulgar o material da minha palestra que dei no último sábado no III Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE).

Neste encontro, tive a oportunidade de falar sobre minhas experiências e mostrar um guia com exemplos de como utilizar expressões regulares com a linguagem de programação Python.

Para quem não conhece Expressões Regulares, ela é uma linguagem formal oriunda da teoria da computação e teoria dos autômatos que ajuda no tratamento e parseamento de arquivos, especialmente quando se trata de dados em grande volume. Pesquisar, validar  e filtrar elementos podem se tornar um trabalho exaustivo se manuseado manualmente. Técnicas e Algoritmos como Expressões Regulares ajudam a facilitar a extração de conteúdo de forma bem eficiente.

Como a linguagem Python suporta nativamente expressões regulares, acaba-se sendo uma linguagem atrativa para introdução e manuseio de expressões regulares, devido à sua simplicidade e legibilidade na produção de código.

Essa ferramenta é extremamente útil para tratamento de arquivos texto, quando você tem padrões os quais você quer extrair ou filtrar de um texto. Recomendo a todos o uso desta ferramenta! 


Abaixo seguem os slides e o código Python utilizado na apresentação.







Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

0 comentários:

top