Symbian UI Avkon dando lugar para o Qt!!


Acabei de ler uma notícia bem intrigante no site do rodrigostoledo. De acordo com o Gizmodo, em uma entrevista com um dos representantes do Symbian Foundation, que ele explicou que eles estão extinguindo a engine Avkon (legado do Symbian S60) e dando preferência à Qt, ou seja, acarretará numa quebra binária quanto aos apps do S60. Vale destacar que o termo "revolucionário" também foi mencionado durante a entrevista sobre as mudanças na interface.

custom_1249529725302_robotic-duck-overlord


Pelo que entendi, significa que é sem dúvidas uma bela notícia, especialmente aos desenvolvedores que ainda ficam com certo receio em desenvolver para Symbian com a linguagem Symbian C++, e finalmente revolucionar a tão manjada interface do Symbian S60 (não que seja ruim, mas é sempre bom dar uma reciclada!). Vamo aguardar para ver os novos aparelhos com este sistema operacional Symbian^4.

De toda maneira, fiquei preocupado com essa transição, quando se fala em quebra de compatibilidade de aplicações do S60 para esta nova plataforma. Reescrever tudo do zero ?! É um caminho meio sinuoso, se não tratado adequadamente. Poderiam fazer essa transição em etapas ? O Qt coexistindo com o Avkon e daí remover o Avkon posteriormente ? Seria uma boa para os desenvolvedores!

PS: Gostaria de ver o Maemo entrando nessa batalha de OS para smartphones. =p

0 comentários:

top