Para os que irão participar do evento PythonBrasil em Caxias do Sul/RS nos dias 10 a 12 de setembro, não devem perder cursos de Python promovidos pelo INdT para as plataformas Symbian S60, Maemo e Qt. Fora a apresentação do projeto BRisa, que é uma biblioteca UPnP feita em puro Python para Maemo.
O curso de Python para celulares Série S60 será apresentada por Elvis Pfützenreuter. Sendo esta a terceira edição do curso no Python Brasil, o autor disponibilizou já os slides do curso em versão Open-Office e MS-Offfice:
http://epx.com.br/artigos/pys60_curso.odp
http://epx.com.br/artigos/pys60_curso.ppt
Para mais informações sobre pré-requisitos do curso e para quem vai participar e quiser já ir se preparando, pode acessar o blog do Elvis!
Parabéns pela iniciativa do INDT e do Elvis! Ahhhh, como eu queria está em Caxias do Sul no PythonBrasil :(
Fui convidado para ministrar uma palestra sobre Python para celulares Symbian S60, na verdade, o título foi um pouco grande , mas deu pra abordar com foco sobre como começar a desenvolver Python para celulares Symbian, em especial os S60 (Nokias N95, N73, N82, N96, E61, etc.). A palestra foi muito legal, haha acho que usei todos a infra-estrutura existente no evento (Internet, Som, Video)... Mas deu pra mostrar o poder de python nas plataformas, especialmente em dispositivos móveis. O que mais me impressiona, é que é a segunda palestra que apresento sobre Python para celulares Symbian, e a cada vez a quantidade de coisas que voce pode fazer com teu telefone cresce exponencialmente. Exibi vários exemplos (agradecimentos especiais a Marcelo Almeida, Croozeus, JOM pelos exemplos disponiveis no Wiki Forum nokia) usando recursos nativos do aparelho como SMS, MMS, bluetooth, Serviços REST e teve até aplicações para controle de video e mouse através do acelerometro do N95 com PyS60 (haha o melhor da palestra ao ver um dos episodios do seriado Big Bang Theory sendo controlado pelo Acelerometro).
O clímax da apresentação aconteceu quando apresentei um jogo multi-player feito em PyS60 com uma batalha Jedi entre eu e Emanoel (Agradecimentos a Emanoel por fornecer o seu aparelho com acelerometro). Realmente so vendo em video a nossa batalha.
Por fim, posso dizer que a maioria deve ter ficado satisfeita com a apresentação e sem dúvidas com o objetivo de atrair mais pessoas a começar a explorar Python para desenvolvimento em dispositivos móveis! Ah, não posso esquecer pelo velho método de sorteio realizado de camisas e brindes durante o evento, o velho random.randrange() salvando a gente no sorteio! =D Por fim, outras palestras foram muito boas, com destaque para palestras de Segurança, kernels, mobile open-source e framework para redes neurais. Sem dúvidas, um novo encontro desse porte deve acontecer em breve! Não espero a hora de ver o VII Encontro de software livre da Escola Politécnica!
Ah, as palestras foram filmadas (Acredito que a minah foi a mais dificil de ser filmada, porque eu me movia muito haha, devido ao uso dos exemplos dinamicos....) e com muitas fotos também. Em breve disponibilizo as fotos e o vídeo das palestras por aqui.
Enquanto isso, já disponibilizo o material (slides) da minha apresentação no Encontro, armazenado no site Slideshare (Rede social para compartilhamento de apresentações).
Ahhh Destaque para as camisas do GeekWorld, muito show as camisas!! Recomendo uma visita no site deles! =D
Ah, em relação a ter um novo evento de software livre por aqui em Pernambuco, não se preocupem o da Escola Politécnica já teve, mas já tem agendado aí um novo encontro em outra universidade! Fiquem de olho , no blog! Para novidades =D
Valeu,
Marcel
Pessoal do Openbossa labs (Nokia INDT) vem trabalhando fortemente num projeto de porting (bindings) de Python para Qt.
Este projeto, sobre licença LPGL, provê um wrapper em Python para o framework multi-plataforma Qt. Apesar de ser open-source, ela permite o desenvolvimento de aplicativos proprietários e suporta todas as plataformas (Windows, Mac, linux) como o Qt também.
Faça o download para Linux aqui. Cheque o possível cronograma do projeto aqui. Se voê está interessado em se envolver com o desenvolvimento de PySlide, aqui é o link que você deve acessar.Fonte: Head like a hole
O evento ocorrerá no sábado (próximo 22 de agosto) e começará a partir das 09:00 da manhã. Para mais informações sobre localização, ver site do evento.
Para se inscrever no evento, basta seguir as seguintes instruções:
- Email para slpoli at dsc.upe.br
- Com título "VI SLPOLI - INSCRICAO"
- Nome completo, empresa/instituição de ensino
- Levar 1 KG de alimento não perecível no dia do evento
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.
Irei trazer algumas coisas interessantes que podem ser desenvolvidas em PyS60, apresentar alguns projetos open-source disponibilizados pela comunidade e introduzir os primeiros passos para quem está começando a querer aprender a desenvolver em aparelhos móveis (Nokia Symbian).
PS: Parece que a palestra irá ser gravada! Então para os que não poderão comparecer (especialmente os que não moram em Recife), se ocorrer a gravação disponibilizarei o vídeo da palestra aqui. Aguardem!
Este aplicativo está disponível para tablets da Nokia Série Maemo N8x0.
Tive a oportunidade de trabalhar algumas semanas num projeto similar a esse disponível para plataforma Python para Symbian S60. =) Sem dúvidas uma grande aplicação!
O mais legal foi ver esse vídeo, sobre o compartilhamento de informações entre os usuários do Carman. Com ele é possível verificar e localizar onde se encontram seus amigos no mapa e a distância em relação à sua posição atual até eles. (Módulo Info-Share).
Segue o vídeo desta feature em execução:
Para finalizar, gostaria de informar que o aplicativo é open-source e está disponível para download no site oficial aqui (Provavelmente não funcionará grande parte das features porque é necessário que seu carro tenha uma conexão OBD2. Geralmente, presente em carros americanos e europes, ainda raros no Brasil.)
PS: Desenvolvido em Python!!
Objetivo: Conectar ao bluetooth console do interpretador Python visando facilitar a digitação de comandos através do teclado real em vez do teclado do aparelho móvel.
Plataforma-alvo: Mac OS 10.5 Leopard
O primeiro passo é criar e configurar a conexão Bluetooth entre seu Mac e o telefone Mac com o "Bluetooth Setup Assistant". Depois, ter instalado o Python para S60 no seu aparelho móvel. Você pode fazer o download do mesmo aqui no site garage maemo.
Configurando uma conexão RS-232 com seu Mac
- Abra System Preferences e clique no ícone Bluetooth
- Clique no botão Advanced…
- Clique no botão ‘+’ e entre com qualquer nome para sua nova conexão serial. Sua nova porta de conexão serial será exibida como
dev/tty.your-new-serial-port
. Então escolha um nome simples e descritivo. No meu caso eu coloquei o nome bt-console. - Selecione RS-232 na coluna Type.
- Clique OK e você está pronto para iniciar sua conexão RS-232.
Conectando com o PyS60 Bluetooth Console.
Agora que você está pronto para conectar seu Mac ao telefone Nokia através da conexão Bluetooth com a porta recém criada pelo protocolo RS-232, siga os seguintes passos para estabelece-la:
- No seu Mac, abra o Terminal (/Applications/Utilities/Terminal).
- No prompt de comando, digite:
screen /dev/tty.bt-console
- No seu telefone Nokia, execute oPython S60.
- Vá até Bluetooth console (Options -> Bluetooth console)
- Quando aparecer uma caixa de diálogo, selecione ‘Default host’. Você irá receber uma janela de diálogo para escolher a porta. Selecione a porta que você recém criou no seu Mac.
- No seu Mac, Terminal deverá exibir “
>>>
“. Pronto! Você já pode escrever comandos Python no seu MAC onde serão executados diretamente no seu telefone!
Tenha certeza de substituir /dev/tty.bt-console
com o nome que você escolheu para a porta serial.
Quando desejar sair do console Bluetooth, digitte control-D no seu terminal. Você irá desconectar da sessão console via Bluetooth.
Problemas
Se seu Mac e telefone não conseguirem se conectar, você pode tentar selecionar a opção "Other" no passo 5. Apenas lembrando que você deve executar o comando /dev/tty.bt-console no seu Mac antes de inicializar o Bluetooth Console direto do seu telefone.
Acho que é isso!
Programem em Python! E se divirtam =D
Marcel
Pelo que entendi, significa que é sem dúvidas uma bela notícia, especialmente aos desenvolvedores que ainda ficam com certo receio em desenvolver para Symbian com a linguagem Symbian C++, e finalmente revolucionar a tão manjada interface do Symbian S60 (não que seja ruim, mas é sempre bom dar uma reciclada!). Vamo aguardar para ver os novos aparelhos com este sistema operacional Symbian^4.
De toda maneira, fiquei preocupado com essa transição, quando se fala em quebra de compatibilidade de aplicações do S60 para esta nova plataforma. Reescrever tudo do zero ?! É um caminho meio sinuoso, se não tratado adequadamente. Poderiam fazer essa transição em etapas ? O Qt coexistindo com o Avkon e daí remover o Avkon posteriormente ? Seria uma boa para os desenvolvedores!
PS: Gostaria de ver o Maemo entrando nessa batalha de OS para smartphones. =p
Seguem as novas funcionalidades nesta versão:
* Duas novas APIs foram adicionadas ao canvas - begin_redraw e end_redraw. Estes podem er usados para instruir o gerenciador de janelas a fim de manipular a repintura da tela no canvas UI Control. Mais informações podem ser encontradas na documentação (Seção 3.1.10).
* O listbox com múltipla escolha foi modificado de tal maneira que agora a caixa de diálogo "checkmark" agora tem a opção "Options" e "Back" na esquerda e direita respectivamente (softkets). O Back retorna o estado atual do listbox baseado nos items selecionados.
* O controle direcional (4-way directional pad) com suporte ao landscape.
* Diferentes tipos de ScriptShell podem coexistir no aparelho (Isso foi muito bom!!)
* Alterações no código do aplicativo exemplo Scribble com a adição do uso das APIs begin_redraw e end_redraw (Melhora de desempenho) e a área de pintura é mantida mesmo alternado para o modo landscape ou portrait e o toolbar se ajusta automaticamente de acordo com a alteração.
* E por fim, a documentação do PyS60 pode ser acessada online no site:
http://pys60.garage.maemo.org/doc/
* PS: Versões com código-fonte para uso no Linux e MAC OS agora disponíveis! =D
Para download do aplicativo, acessar o site garage maemo!
Instalando o ERIC IDE para desenvolvimento de PyS60 com auto-complete no MAC OS X (LEOPARD).
Olá pessoal,
Estava navegando pelo Forum Nokia, quando me deparei com a possibilidade de instalar um editor IDE de desenvolvimento para Python S60, o qual tem funcionalidades de auto-complete, calltips, etc. Ainda não havia encontrado nenhum editor para este tipo de tarefa! Assim que vi o tutorial, decidi conferir a IDE.
Para aqueles que possuem o Windows executando na sua máquina, recomendo este tutorial disponível no Forum Nokia Wiki. Para os que possuem sistemas Unix (MAC OS X) ou Linux, disponibilizo um pequeno roteiro que segui para instalação de todas as ferramentas necessárias para a execução da IDE Eric4.
1. Python:
Python vem nativamente instalado em quaisquer distribuições OS X. Na versão 10.5.7 a versão 2.5.1 do Python é a que vem instalada. Então tudo pronto.
2. Instalar Qt4:
Faça o download do Qt4 (http://www.qtsoftware.com/downloads/sdk-mac-os-cpp). Instale-o normalmente com outra aplicação qualquer. Depois desta etapa, verifique se você já tem instalado o XCODE, se não, recomendo a instalação. Esta é uma ferramenta de edição e desenvolvimento para aplicações nativas para o MAC OS. Alguns compiladores disponibilizados pelo XCODE serão utilizados no próximos passos adiante. O XCode é gratuito e pode ser encontrado neste link.
3. Instalar SIP:
Primeiramente olhe o site http://www.riverbankcomputing.co.uk/software/sip/download e verifique qual versão é a mais atual. A minha foi 4.8.2. Faça o download do arquivo tar.gz (código-fonte para Unix -- não a versão bínaria do Windows) e extraia o seu conteúdo em uma pasta (No meu caso criei uma pasta 'Apps' para colocar todos os meus aplicativos que foram compilados manualmente). Após a extração da pasta, abra o Terminal e digite:
cd sip-4.8.2
python configure.py
make
sudo make install
cd ..
4.Instalar PyQT:
Instalar a versão mais atual do PyQt (que na época da escrita deste tutorial era 4.5.4). Faça o download do pacote de código fonte (source-code package) para a sua distribuição (Novamente MAC OS ou Linux). O arquivo é com terminação .tar.gz. O link para download é este.
Extraia seu conteúdo para uma pasta e novamente abra o Terminal e digite os seguintes passos:
cd PyQt-mac-gpl-4.5.4
python configure.py
make
sudo make install
cd ..
5. Instalar QScintilla:
Outro add-on necessário para a execução do ERIC, é o QScintilla. O source-package do mesmo pode ser encontrado neste link. Na época deste artigo a versão mais atual era a 2.4. Faça o download do arquivo correspondente (.tar.gz) e extraia em um diretório.
Abra o terminal e digite os seguintes comandos:
cd QScintilla2/QScintilla-gpl-2.4
cd Qt4
qmake qmake qscintilla.pro -spec macx-g++
make
sudo make install
Agora, compile o módulo Qsci:
cd ../python
python configure.py
make
sudo make install
6. Instale o Eric4:
eric4-4.3.6.tar.gz | linux, mac, bsd, solaris, others | 4.9 MiB | Sat Aug 01 2009 10:55 |
Faça o download e extraia seu conteúdo em um diretório. Com o terminal aberto navegue ('cd') até a pasta correspondente:
cd eric4-4.3.6.tar.gz/
sudo python install.py
cd eric
sudo python install-i18n.py
Então, Tudo preparado!
Mas onde está o mesmo instalado e como executá-lo ?
Eric4 foi instalado na pasta:
/Library/Python/2.5/site-packages/eric4/
e para executá-lo digite no finder ou no terminal:
eric4
Você verá o Eric4 IDE sendo inicializado! Segue um exemplo do Eric4 em execução:
7. Configure o Eric4 para desenvolvimento com o PyS60:
Pressione "Compile APIs", pressione "Apply" e presione "OK".
Em Eric, Settings->Preferences...->Rope, marque enable autocompletion.
Em Eric, Settings->Preferences...->Editor->Calltips, marque "Calltips Enabled".
Em Eric, Settings->Preferences...->Editor->QScintilla, selecione "From Doccument and API Files".
Pronto!
Crie seu primeiro e projeto e comece a desfrutar de uma ferramenta poderosa para construir seus scripts Python para celulares Symbian S60 com Auto-complete e call-tips =D
Atenciosamente,
Marcel