Sociable

Symbian C++ e JavaME: Prós e Contras

Para os interessados em desenvolvimento mobile, em especial para plataforma Symbian S60 da nokia, o Daniel Rocha lançou um post muito legal no Forum Nokia Blogs falando sobre as tecnologias de desenvolvimento existentes para quem quer começar a desenvolver aplicativos móveis. Nesse primeiro post ele fala sobre o Symbian C++, com informações de pós e contras e características específicas que podem ser importantes na decisão de que linguagem utilizar para construir seu aplicativo.

Recomendo a leitura! (O post é em inglês!).

Update: Acabei de encontrar outro post do Daniel, agora, sobre a plataforma JavaME.
Segue o link aqui.


O post sobre Symbian C++ encontra-se aqui.

Google Android Demonstração no Google I/O

Para os interessados na plataforma Android da Google, uma novidade! Durante esta semana aconteceu o evento Google I/O com apresentação de diversas palestras e demonstrações da plataforma Google. Um deles foi apresentado pelo engenheiro Steve Horowitz que demonstrou o sistema operacional Android em execução.

Uma das coisas bem legais apresentadas foi o uso de uma bússola embarcada dentro do celular integrado com o aplicativo Google Maps que permitiu que quando o usuário movesse o aparelho, o mapa automaticamente movia a sua direção conforme o sentido do usuário.
Para nossa sorte, o vídeo da apresentação foi gravado e pode ser visto aqui.

Agradecimentos ao leitor do blog Adriano Borges, que me passou essa informação!



Bluetooth Proximity : Lock/Unlock seu S.O. usando o celular


Hoje enquanto estava na estação de trabalho na empresa em que estagio, precisei dar uma saída e geralmente em grandes corporações nessas situações é recomendável fazer o bloqueio ou logoff na sua máquina para evitar possíveis vazamentos de informação. O fato é que atualmente hoje nas nossas máquinas necessitamos fazer esse processo manualmente seja no Windows ou no Linux. Aí que parei pra pensar... e puft! Já sei algo que ajudaria automatizar esse processo de reconhecimento sem a necessidade de eu precisar digitar algo. Porque não usar o meu próprio celular como mecanismo de reconhecimento de usuário para fazer o desbloqueio/loggin e loggof da minha estação de trabalho?

Como seria isso ? Antes de começar a pesquisar afinco pela net, pensei que seria usando o mecanismo bluetooth (tecnologia sem fio) como protocolo de comunicação entre o PC e o meu aparelho celular. Visto que meu celular tem um endereço único (Bluetooth Address) para identificá-lo, análogo aos Endereço MAC das placas de rede, eu poderia cadastrá-lo no meu sistema que ficaria em execução standby na minha máquina.

Assim quando eu me aproximasse com o meu celular com o bluetooth ligado, o pc automaticamente reconheceria o meu celular (considerando que ele tem um dispositivo bluetooth em funcionamento para o reconhecimento), validaria a minha identidade e faria todo o processo de desbloqueio/loggof e loggon. O mesmo processo é válido quando eu saísse da minha estação, em que ele automaticamente perderia o sinal do meu celular bluetooth, o que significa a minha saída e faria o bloqueio da máquina.

Esse processo descrito acima, já é bem conhecido pela comunidade tecnológica e denominado como Bluetooth Proximity. E o melhor é que encontrei já diversos aplicativos e projetos que fazem exatamente esse processo acima. Muito bom! Pretendo de toda maneira estudar e desenvolver um que rode 100% integrado no windows e no Linux. Agora imagine isso podendo controlar não somente o pc, como a luz ambiente, o arcondicionado local e série de outros itens. Seria muito radical!


Irei deixar aqui alguns links que encontrei sobre bluetooth proximity e projetos inclusive em funcionamento para Windows e Linux:

TIP Bluetooth Proximity (For Linux)

Bluetooth Proximity Lock (For Windows)


BluetoothProximity for Ubuntu

MultiTouch caseiro com o N95

Achei esse post muito legal! Sempre vi aquelas Mesas Multi-Touch em que você pode controlar e fazer coisas com os seus dedos. Aí encontrei em um post do blog rodrigopicceli.com como você pode montar seu próprio dispositivo Multi-Touch utilizando um N95 como webcam. O mais legal é que o próprio desenvolvedor lançou todo material disponível no seu site ensinando como fazer! Eu sem dúvidas irei tentar ! =D



Segue o vídeo com o MultiTouch caseiro em execução usando o N95:






Para aqueles interessados e desenvolvedores da plataforma Java, a SUN oferece certificações de conhecimento da sua plataforma. Existem diversas certificações a depender de como você queira se especializar: Java, JavaME,JavaEE, JavaWEB...
A Sun lançou uma promoção de vouchers (necessário para fazer o exame de certificação) em que você não passando no primeiro exame, tem direito de fazer o retake (mais 1 tentativa!). Eu posso dizer que vale a pena especialmente para desenferrujar seus conhecimentos de Java. Eu tirei já o SCJP 1.4. (Java Programmer.) E agora assim que eu me formar vo me dedicar ao SCMAD (Sun Certfied Mobile Application Developer -- JavaME).
É um dos meus planos!

Vejam mais sobre a promoção, neste link.

O futuro em Sistemas médicos e de saúde

Achei fascinante esse vídeo que eu encontrei no blog do André Furtado, sobre o impacto da tecnologia sobre o sistema de saúde e hospitalar no futuro. Realmente, mostra que tem muita coisa interessante a vir, e que a Microsoft está de olho em revolucionar a tecnologia empregada no nosso modo de vida e bem estar. São essas coisas que me orgulha em ajudar e trabalhar com tecnologia!

Vale pena dar uma olhada no vídeo aqui.

Vídeo sobre evolução dos celulares

Achei bem legal esse vídeo que eu encontrei no blog Mobilidade é Tudo, exibindo a evolução dos aparelhos celulares. Muito legal ver como os celulares foram evoluindo em design, tamanho e funcionalidades tão depressa.

Recomendo!

(PS: Em breve estarei de volta com novidades e forças total neste blog. Estou na reta final da apresentação da minha monografia.)

LWUIT : Framework Gráfico para JavaME

LWUIT

Para os desenvolvedores de JavaME interessados em novos frameworks para construção de interface gráficas nos seus aplicativos, esta notícia é bem interessante!
A Sun lançou o framework Lightweight UI Toolkit (LWUIT), um projeto open-source que ajuda desenvolvedores na criação de aplicativos com designs mais sofisticados, oferecendo componentes visuais, animações para aplicativos JavaME. A biblioteca tem apenas 256 KB, ela oferece aos desenvolvedores a partir de um custo baixo de espaço de armazenamento,
uma alternativa aos componentes LCDUI oferecidos pela plataforma básica do JavaME.
Já existem alguns tutoriais sobre o LWUIT que podem ser encontrados aqui.

Ah claro é open-source e todo código-fonte está disponível com licença GPLv2.

Fonte: Symbian World



Achei um post muito legal no Symbian World, falando a respeito do futuro dos aparelhos celulares e quais as funcionalidades matadoras que virão nos próximos modelos de celulares. Fica claro que celulares com design sofisticados, com vários meios de comunicação (Bluetooth, Wi-Fi, 3G, USB) e um broswer de acesso a internet adicionado com uma câmera de alta resolução levarão os celulares a um novo patamar de dispositivos móveis. Recomendo a leitura!

Segue o link (em inglês):

What will the future of mobile phones look like?

Touchless Control: Controle seu Symbian sem as mãos!

Vejam um novo conceito de interação com os celulares em prática! A interface Touchless Control permite controlar seu aparelho celular Symbian sem contato das mãos com o aparelho.

Vejam o vídeo do aplicativo em ação aqui.



Fonte: Rodrigostoledo.com
Uma notícia bem interessante principalmente para os fãs do Iphone!

01-flickr_cameraphones



Parece que a câmera mais popular do serviço Flickr (Serviço de albums on-line) é o Iphone! Mesmo com 2 MP de resolução, ele bateu em disparada em relação aos outros aparelhos competidores, incluindo o famoso Nokia N95. Talvez, você se pergunte: Como um celular com câmera de 5 MP e lentes Carl Zeiss e flash ainda consegue perder pra o Iphone ?

A resposta fica óbvia! Só ver a interface inovadora que o Iphone vem oferecendo aos seus usuários. Mesmo o N95 tendo um hardware superior, ele é ainda muito fraco para navegação para internet e mesmo com aplicativos que auxiliem esse serviço, nada se compara com a facilidade de navegação touchscreen aliado a uma tela de tamanho expressivo.

Acho saudável essa disputa entre fabricantes Nokia (symbian) x Apple (Iphone). Sem dúvidas o ganhador é o próprio consumidor.

Vejam mais sobre essa notícia, no blog do rodrigotoledo.com

Fonte: Mac Magazine.
top