Bluetooth Proximity : Lock/Unlock seu S.O. usando o celular


Hoje enquanto estava na estação de trabalho na empresa em que estagio, precisei dar uma saída e geralmente em grandes corporações nessas situações é recomendável fazer o bloqueio ou logoff na sua máquina para evitar possíveis vazamentos de informação. O fato é que atualmente hoje nas nossas máquinas necessitamos fazer esse processo manualmente seja no Windows ou no Linux. Aí que parei pra pensar... e puft! Já sei algo que ajudaria automatizar esse processo de reconhecimento sem a necessidade de eu precisar digitar algo. Porque não usar o meu próprio celular como mecanismo de reconhecimento de usuário para fazer o desbloqueio/loggin e loggof da minha estação de trabalho?

Como seria isso ? Antes de começar a pesquisar afinco pela net, pensei que seria usando o mecanismo bluetooth (tecnologia sem fio) como protocolo de comunicação entre o PC e o meu aparelho celular. Visto que meu celular tem um endereço único (Bluetooth Address) para identificá-lo, análogo aos Endereço MAC das placas de rede, eu poderia cadastrá-lo no meu sistema que ficaria em execução standby na minha máquina.

Assim quando eu me aproximasse com o meu celular com o bluetooth ligado, o pc automaticamente reconheceria o meu celular (considerando que ele tem um dispositivo bluetooth em funcionamento para o reconhecimento), validaria a minha identidade e faria todo o processo de desbloqueio/loggof e loggon. O mesmo processo é válido quando eu saísse da minha estação, em que ele automaticamente perderia o sinal do meu celular bluetooth, o que significa a minha saída e faria o bloqueio da máquina.

Esse processo descrito acima, já é bem conhecido pela comunidade tecnológica e denominado como Bluetooth Proximity. E o melhor é que encontrei já diversos aplicativos e projetos que fazem exatamente esse processo acima. Muito bom! Pretendo de toda maneira estudar e desenvolver um que rode 100% integrado no windows e no Linux. Agora imagine isso podendo controlar não somente o pc, como a luz ambiente, o arcondicionado local e série de outros itens. Seria muito radical!


Irei deixar aqui alguns links que encontrei sobre bluetooth proximity e projetos inclusive em funcionamento para Windows e Linux:

TIP Bluetooth Proximity (For Linux)

Bluetooth Proximity Lock (For Windows)


BluetoothProximity for Ubuntu

0 comentários:

top