Olá pessoal,

Hoje pela manhã (23/05/2011) à convite da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ministrei uma palestra introdutória sobre sistemas de recomendação, apresentandos os conceitos básicos e como poder aplicá-lo em uma empresa real (uma cadeia de restaurante conhecida),  que utilizei como exemplo aqui em Recife-Pernambuco.

A palestra foi muito bem recebida pelos alunos junto ao professor Rodrigo Steffani Correa , vice-coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE que estão executando um trabalho dentro da disciplina focada em novas oportunidades de negócio e inovação em marketing com empresas da região.

A palestra foi menos técnica para ser facilmente discutida pelo público que não é da área de computação. Tivemos um bom bate papo e uma discussão interessante, construindo novas oportunidades de negócio em cima desse tipo de sistema focando em novas cadeias de valor em cima do  novo público consumidor que exige cada vez mais  personalização, atenção e  conteúdo relevante do seu interesse. Será que as empresas aqui no Brasil estão preparadas para chegar a esse tipo de demanda ? Este tipo de discussão que levamos à tona e  como Brasil está se posicionando neste mercado.

Abaixo seguem os slides da apresentação:


Quero agradecer à Amanda Aquino pelo convite e espero estreitar ainda mais esse relacionamento entre computação e publicidade e propaganda que tem muitos interesses e objetivos em comum.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

0 comentários:

top