Olá pessoal,

Quarta-Feira (23/03/2011) eu dei uma palestra no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) sobre Python para os alunos da instituição.  Pessoal à primeira vista gostou bastante da linguagem, especialmente quando apresentei o comando que emociona a todos iniciantes:  4 in [1,2,3,4]  True  hehehe ;D

Abaixo uma foto comigo e os alunos!

Marcel e os estudantes do Instituto Federal de Pernambuco

Fico feliz em ter apresentado esta plataforma para o pessoal e espero ver daí muitos projetos legais e interessantes usando Python!  Além do mais promover a cultura de software livre e open-source em nossa região!

Para mais informações ver o link do blog do PUG-PE.

Att.

Marcel
Olá pessoal,

Ontem tive a oportunidade de ministrar o mini-curso introdutório à plataforma Python no II Workshop de Software Livre no Centro de Informática e posso dizer que fiquei muito feliz ao ver a quantidade de pessoas interessadas em aprender/conhecer/aprofundar na tecnologia Python. 

O laboratório ficou lotado com mais de 80 pessoas (Pena que não consegui tirar uma foto) e acredito que foram 4 horas bem proveitosas. Espero que o pessoal tenha curtido e entendido como escrever seus primeiros códigos em Python.

Quero agradecer ao pessoal do @cinlug (Grupo de Usuários Linux do Centro de Informática) pelo convite e espero estar repetindo mais vezes este tipo de evento.




Deixo abaixo disponível os slides para download e os exemplos demonstrados durante  o mini-curso.



Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

Olá pessoal,

Esta semana, a partir do dia 21/03 começa o II Workshop de Software Livre do Centro de Informática com uma série de mini-cursos introdutórios sobre diversas tecnologias relacionadas ao mundo open-source, todas gratuitas.

Terei a oportunidade de abrir o workshop com o mini-curso de Python amanhã a partir das 17 hrs no Laboratório G4 no Centro de Informática - Universidade Federal Pernambuco.  O curso é gratuito e  irei apresentar e introduzir o desenvolvimento na plataforma Python. 



O workshop também terão outros mini-cursos muito interessantes como Git, VIM, Blender, Django, PyGame, Linux, etc.  Toda a programação pode ser vista no site oficial do evento.

Estejam todos convidados para amanhã!

PS: O evento será filmado e talvez seja transmitido ao vivo pela internet! Fiquem antenados no twitter do @cinlug organizador do evento e no meu twitter @marcelcaraciolo para mais informações!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo



Olá pessoal,

Fiquei extremamente entusiasmado com esse aplicativo que realmente me inspirou em continuar o meu trabalho de mestrado nesta área de recomendações sobre contexto móvel incorporando reviews e críticas oriundas de redes sociais.  Hoje um colega meu me enviou um link extremamente interessante de um novo aplicativo lançado recentemente chamado Ditto. 

Fundado pelo ex-fundador do Jaiku, que foi vendido para o Google em 2007, ele desenvolveu um aplicativo que permite você possa informar o que você pretende fazer naquele momento ou pedir uma sugestão específica para algo que você deseja fazer.  Diferente do Foursquare que foca sobre 'onde você está agora',  Ditto é um aplicativo móvel que combina o poder de check-ins com geo-localização sobre uma perspectiva diferente, odne o usuário informa a sua intenção ou seu desejo de querer fazer algo. Isto me lembra muito a aplicação comprada pela Apple Siri, que também permitia você via voz  ao telefone o que você gostaria de fazer. 

Em Ditto, você pode realizar ações, as quais já estão pré-definidas na sua tela principal como 'Irei Comer',  'Irei Assistir',  'Irei ouvir', e além de compartilhar com seus amigos quais são suas intenções. O potencial do aplicativo é que você pode até definir um lugar específico sobre aonde você pretende realizar aquela ação.  Imagine você que não sabe onde vai comer, e gostaria de poder receber uma opinião dos seus amigos sobre um bom local para comer, você enviaria uma mensagem via Dito que você 'gostaria de comer'  e  então todos seus amigos que visssem aquela mensagem, poderiam deixar uma mensagem com várias recomendaçõe de lugares para comer.   Isto me lembra muito a aplicação sobre perguntas e respostas que comentei em um post anterior

De acordo com o fundador,  o engine básico do sistema consiste não só apenas lugares como em outras redes sociais de localização móvel, ele inclui quaisquer tipos de objetos como filmes, livros, música, etc.

'A Descoberta irá ser social, social está convergindo para a mobilidade, e isto pode ser uma imensa oportunidade do tamanho do Google que pode substituir a busca tradicional  existente nos aparelhos móveis. A grande beleza do Ditto é a sua natureza em assistir o usuário no momento em que ele está prestes a fazer uma escolha, e isto combina resultados algorítimicos com recomendações em tempo real da sua rede social'.

Achei muito interessante esta frase pelo um dos co-fundadores do Ditto e acredito que cada vez mais estamos em busca/ descoberta de conteúdo em tempo real e muitas vezes recomendações de pessoas, especialmente de nosso círculo social para decidir ou realizar uma escolha.

Entrevista com o co-fundador na íntegra em vídeo.





A aplicação Ditto já é integrada com Foursquare, Twitter e Facebook e eles pretendem também lançar um tipo de sistema de pontuação em cima das recomendações.  Minha opinião fica clara que estamos vendo esta convergência por aplicativos de interação social, recomendações e geolocalização.  Fiquei muito animado em saber que estou realizando um trabalho em uma área de pesquisa que está virando uma tendência.




Aplicativo Ditto para o Iphone


Você pode saber mais sobre a aplicação aqui.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo


Olá a todos,

Estive meio ausente em posts no meu blog, pois estou em ritmo acelerado de escrita da minha dissertação de mestrado que está para ser defendida em meados de junho. Enquanto isso, eu decidi falar um pouco sobre conclusões e idéias próprias relacionadas a este trabalho em andamento. Este trabalho inclui uma proposta de um sistema de recomendação, uma sub-área de uma área maior de filtragem de informação, derivada de uma linha de pesquisa de mineração de dados.  O objetivo é propor e validar um sistema de recomendação que incorpore reviews, isto é, opiniões e comentários de usuários sobre produtos e serviços visando recomendar sobre um contexto móvel (dispositivos móveis) para um usuário tais produtos ou serviços do seu interesse. 

Por exemplo, imagine você em busca de um restaurante para comer e que hoje você esteja interessado em comer sushi. Como você faria esta busca por um restaurante em sua cidade? Quais fontes você usaria ?   Atualmente temos diversos repósitorios on-line em redes sociais e sites web especializados em agregar opiniões e críticas de usuários, mas todo este conteúdo ainda não é sumarizado ou processado de forma eficiente a fim de gerar uma opinião precisa sobre o que usuário deseja: Qual é a melhor opção de restaurante para mim naquele momento ou naquela cidade ?  

Percebe-se múltiplas váriaveis que podem influenciar o poder de decisão de compra do usuário: Localização, opiniões dos amigos, opiniões de especialistas e opiniões de usuários que tem interesses e gostos similares a você. Isto ainda dificulta mais se considerarmos em um ambiente móvel, onde os requisitos são mais restritos onde você precisa de uma informação rápida e bem objetiva para tomada de decisão.

Meu trabalho visa exatamente resolver este problema, com uma proposta de um framework de recomendação que combine as melhores características das técnicas de filtragem de conteúdo e de técnicas de filtragem colaborativa a fim de construir um meta-recomendador, onde acreditamos que incorporando informações sobre o produto/serviço e opiniões/ críticas de usuários similares ao usuário ativo, este possa sugerir uma lista de recomendação rankeada apropriada com os melhores restaurantes da cidade naquele momento diretamente no seu aparelho móvel.

Para isso envolveremos o estudo de técnicas de mineração de texto, especificamente processamento de linguagem natural para extrair e sumarizar as críticas de usuários. Utilizaremos também de técnicas de classificação de texto como uma área que está em forte ascensão nesta linha de pesquisa que é análise de sentimentos, para extrair a polaridade (positivo ou negativo) de um comentário. E com estas informações sumarizadas e os metadados provenientes da descrição do serviço (localização, categorias, etc) podemos combinar essas informações em um meta-recomendador a fim de sugerir os serviços que melhor atendem os requisitos de um usuário em um determinado local e tempo (contexto móvel).

O escopo já está definido e o trabalho já está em andamento e experimentos. Estou utilizando de uma base extraída do Foursquare com mais de 800 estabelecimentos e 1000 reviews sobre estes estabelecimentos, onde implementarei um protótipo móvel a fim de validar este framework, que obviamente é apenas o início de muitos trabalhos futuros a realizar especialmente onde se deve considerar outros quesitos importantes como: segurança, escabilidade, desempenho, etc.

Um dos trabalhos futuros que eu gostaria aqui de comentar é a influência das redes sociais no processo de recomendação. Estamos vendo cada vez mais uma nova tendência a se firmar que é o social-commerce. De acordo com especialistas , o social - commerce é o e-commerce que envolve o relacionamento entre pessoas. Com o surgimento das redes sociais, o comércio começou a se expandir para os relacionamentos no universo digital,  onde estimula-se a compra em um potencial mercado consumidor, onde há, no mundo, aproximadamente um bilhão de pessoas/consumidores nas redes sociais.   Um dos reflexos disso são os próprios sites de compra coletiva, que estão se viralizando pelo mundo todo e utiliza de mecanismos coletivos (sociais) para oferta de promoções e produtos.

Sites de Compra Coletiva Brasileiros


Mas o que venho aqui destacar é que estamos cada vez mais buscando respostas para perguntas que temos que são pontuais ou específicas. Irei dar um exemplo, eu estou interessado em comer um tipo de temaki específico como filadélfia (comida japonesa).  Eu poderia simplesmente utilizar um sistema de recomendação que procurasse por termos que envolvesse temakis e após um processamento ele já poderia me dar uma resposta pré-elaborada de restaurantes que oferecem temakis de qualidade em minha cidade. Mas o cenário é bem mais complicado do que isso,  além de as opiniões serem muitas vezes genéricas (não há esse nível de detalhamento sobre temakis filadélfia), focando apenas em serviços e qualidade como um todo do restaurante, temos o problema da influência social (as opiniões são genéricas ou de desconhecidos).  Muitos acreditam que a opinião de um amigo ou alguém muito próximo a você pode  influenciar decisivamente no processo de escolha de compra.  Então, porque não recorrer aos meus amigos ?  As opiniões deles contam e a rede social neste cenário pode nos ajudar nesta tarefa.


Foi aí que veio o que eu chamo de um sistema colaborativo de recomendação baseado em perguntas e respostas móvel.  Alguns sistemas já começaram a desenvolver isto e um claro exemplo é o Aadvark que foi comprado pela Google e foca em assistir usuários , onde os mesmos fazem perguntas e o sistema procura pessoas que possam melhor responder tais perguntas, funcionando como um sistema inteligente de perguntas e respostas.

Aadvark no Iphone

Basicamente,  os sistema que eu proponho é de você fazer perguntas para outros usuários deste sistema já cadastrados sobre lugares específicos ou serviços específicos e em vez de receber uma lista de recomendação de lugares processadas pelo sistema, você vai receber respostas de pessoas de verdade sobre estes lugares/serviços em questão.  

Então, se eu perguntar agora ao sistema onde eu poderia comer um temaki filadélfia de qualidade em minha cidade, o sistema iria procurar pessoas que estariam em restaurantes que oferecem temaki, combinado pela influência social destas pessoas (daria prioridade aos meus amigos até desconhecidos) e lançaria esta pergunta para tais pessoas. Em questão de minutos você receberia respostas de usuários  de vários pontos da cidade informando um bom restaurante, opiniões bem específicas e até descobrir que seu melhor amigo está naquele restaurante e te convida para acompanhá-lo.


               

 Sistema de Perguntas e Respostas Colaborativo sobre Contexto Móvel

Um outro cenário ilustrativo apropriado para este tipo de serviço, seria por exemplo, saber se um restaurante está cheio naquele momento. Se eu perguntasse: 'Estou querendo comer no Bonaparte, agora? Alguém sabe dizer se tá lotado por aí ?'  Em minutos eu recebesse a resposta de alguns usuários da cidade já dizendo:  'Pode vir aqui tá tranquilo demais!'  ou 'Venha para a filial do Shopping Plaza tá tendo uma promoção no frango empanado!'   Vejam a quantidade  de opiniões em tempo real e a descoberta de serviços e promoções que eu recebo tudo em tempo real e tudo isto direto do meu telefone.

Esse serviço ainda pode ser agregado com serviços de localização como Foursquare, Gowalla ou Facebook que já utilizaria do seu histórico de check-ins de lugares que você frequenta e estimula por meio de perguntas e respostas criando um tipo de jogo em que te premia com pontos à medida que você vai interagindo ainda mais com o sistema (seja perguntando ou respondendo).

Um dos grandes benefícios também desta aplicação é o estímulo de interação social entre os usuários. Pois, você poderia agradecer a resposta de um usuário e até criar um novo elo de amizade, se você desejar continuar a conversação.  Acredito que sistemas colaborativos de Perguntas e respostas sobre um contexto móvel serão uma tendência em breve, ou se já não está em desenvolvimento, de aplicativos que estão por vir para dispositivos móveis.

Em breve darei mais informações sobre detalhes da minha dissertação, espero que tenham gostado deste post com uma das minhas idéias e trabalhos correntes

Para mais informações sobre sistemas colaborativos, perguntas e respostas e recomendação procurem por community Q&A location recommendations no Google, sem dúvidas você vai ficar maravilhado com a quantidade de posts, estudos e artigos sobre esta área.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top