Sociable

Transforme seu celular com acelerômetro em um controle para PCS

Olá pessoal,

Navegando por alguns sites, encontrei alguns projetos bem interessantes desenvolvidos em Python utilizando de acelerômetros dos aparelhos móveis.

A idéia por trás deles é permitir que o celular, a partir do uso do acelerômetro, se transforme em um controle para jogos do PC/Notebook, similar aos controles do Nitendo Wii. Fiquei impressionado com o poder desses aplicativos. Imagine a seguinte situação: Você possui uma aplicação que roda na web (internamente ao browser, como um aplicativo em flash) e você usar o celular para controlar os jogos... Imaginas o poder disso ?

O primeiro projeto que encontrei foi o WeeWheel. O aplicativo roda nos telefones Nokia Symbian em Python para S60. A idéia dele é emular os movimentos do acelerômetros e convertê-los em sinais de joystick, mouse ou sinais de teclado direto para seu PC, a fim de que você possa jogar jogos usando os movimentos do seu aparelho. Os sinais são enviados para o PC via bluetooth, logo é necessário um adaptador instalado na sua máquina. O aplicativo fornecido pelo desenvolvedor é free para uso! Recomendo o teste! Ah, e vale lembrar que o aplicativo está disponível para aparelhos Symbian 5nd Edition (ou seja nos aparelhos touchscreen da Nokia também funciona!
Veja um vídeo disponibilizado pelo desenvolvedor com uma demonstração do aplicativo no controle do Jogo Need For Speed com o N95! Muito show!




O segundo projeto é denominado Nimee, e também desenvolvido em Python. O aplicativo converte seu aparelho celular em um controle com o uso de acelerômetros. Ele permite controlar o mouse e até emular sinais do teclado. Também open-source, está disponível para aparelhos Nokia Symbian S60. Veja um vídeo demonstração do aplicativo abaixo! Muito legal!




Como pode-se observar o uso de acelerômetros nos aparelhos móveis, podemos elevar o conceito de jogabilidade e usabilidade de jogos eletrônicos em PC. Imagine seu PC agora em um nitendo Wii com apenas seu aparelho móvel e um adaptador Bluetooth !

PS: Muito legal ver Python sempre como uma boa opção para desenvolvimento de aplicações móveis!

Fonte: OviStora

Realidade Aumentada novamente!

Olá pessoal,


Finalmente voltei à ativa, isso porque fiquei de férias temporárias do meu mestrado no CIN/UFPE. Mas voltando à ativa merece alguns posts bem interessantes, por sinal alguns no forno que em breve devo estar postando por aqui.

Primeiramente, queria enviar o link para esse vídeo que eu encontrei hoje no Twitter (mais uma fonte de notícias bem interessantes) , que apresenta o aplicativo Augmented ID. Mais uma vez realidade aumentada como assunto da vez.

O aplicativo permite através do reconhecimento facial por realidade aumentada obter informações da pessoa como contatos, links de internet e perfis de redes de relacionamento associadas ao usuário. A pessoa deve se cadastar no Augumented ID e definir diferentes perfis de acordo com a situação, por exemplo num ambiente trabalho pode deixar vísiveis comunidades como LinkedID e Slideshare.

A pessoa deve se cadastrar no Augumented ID. A partir daí, é possível fazer diferentes perfis de acordo com cada situação. Por exemplo, se o usuário estiver em um ambiente de trabalho poderá deixar visíveis comunidades como LinkedIn e Slideshare.

Embora seja ainda mais um conceito do que um aplicativo download, espero logo que isso esteja disponível para o meu aparelho celular!






Para saber mais sobre o projeto aqui.
top