Sociable

PyS60 versão 1.9.6 lançada!

Olá,

Um pouco sumido mas prometo trazer novidades em breve! Vida de mestrando não é fácil...

Mas uma novidade para os desenvolvedores Python e da plataforma Symbian. Uma nova versão do PyS60 (Python for S60) foi lançado hoje pelo time de desenvolvimento. Esta novea versão, 1.9.6 não traz grandes novidades, mas corrige diversos bugs das versões anteriores 1.9.x. A principal novidade é a criação de um D-pad (um controle virtual para telefones touchscreen Symbian ) que é exibido na parte inferior da tela.

Outra novidade é a adição de um nova seção na documentação do PyS60, com um guia de como desenvolver e criar extensões para PyS60 (Sem dúvidas a feature mais legal!).

Além de correções de bugs e a redução de tamanho do Python Packager.

Como sempre, uma nova versão é sempre bem vinda, e a atualização do SDK do seu PyS60 é sempre recomendável!

Para mais informações sobre o SDK, ver este link.

Para download, visitar o site do garage maemo aqui.
Até a Próxima!

Jogos explorando o conceito de realidade aumentada

Encontrei a demonstração desse jogo bem interessante com foco em realidade aumentada chamado Arhrrrr! para celulares com câmera, que rodam sob a plataforma Tegra, da NVidia.
Bem legal esse jogo, e mais uma vez realidade aumentada em foco!




Fonte: Computação Móvel
Direto do JavaMovel.com:

A Sun Microsystems acaba de lançar o Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0, também chamado, Java ME SDK 3.0. Este será o sucessor do popular Sun Java Wireless Toolkit 2.5.2 e integrará CLDC, CDC e Blu-ray Disc Java (BD-J) num mesmo SDK.

Esta nova versão traz as seguintes novidades:

* Integração com emuladores de terceiros, bem como, de dispositivos com Windows Mobile;
* Simplificação no processo de deploy em dispositivos reais;
* Integração do CDLC/MIDP, CDC/FP/PBP/AGUI e BD-J em um único SDK, não sendo mais necessário o download e instalação de pacotes separados;
* Uma nova máquina virtual HotSpot CLDC, em substituição à antiga KVM;
* MSA 1.1 otimizado e com extensões;
* Suporte a profiling;
* Suporte a BD-J;
* Novo ambiente de desenvolvimento baseado na plataforma Netbeans;
* Integração com Lightweight UI Toolkit (LWUIT);
* Pesquisa por especificações técnicas de dispositivos integrado no SDK.


Lembrando que o ambiente de desenvolvimento tem fácil integraçao com o NetBeans, onde novos desenvolvedores terão mais facilidades de criar as suas primeiras aplicações.

No Netbeans, as principais ferramentas deste ambiente de desenvolvimento integrado são o editor de código, gerenciador de projetos e arquivos, integração com o Anterior, configurações do projeto, ofuscador de código, além de outras de cunho mais geral, encontradas em qualquer distribuição do NetBeans.

A máquina virtual da Java ME, a Kilo Virtual Machine (KVM), finalmente encerra o seu ciclo de vida, sendo esta substituída pela CLDC HotSpot Virtual Machine, inclusive para a configuração CDC. Com esta mudança, o comportamento das aplicações no emulador ficou mais parecido ao encontrado nos dispositivos reais. Outra mudançaça com a nova máquina virtual foi a compilação dinâmica das instruções de bytecode em instruções nativas “Compilação Just-in-time (JIT)” com menor consumo e fragmentação de memória, maior economia da bateria, dentre outras. Enfim, a instrução compilada dinamicamente, chega a ser cinquenta vezes mais rápida do que uma instrução interpretada.

A Sun não hesitou e incorporou a LWUIT como uma de suas bibliotecas padrão, disponibilizou uma aplicação exemplo e integrou uma de suas ferramentas utilitárias, o Resource Manager, dentro do Java ME Platform SDK 3. Alavancando de vez o nome LWUIT dentro da comunidade Java ME.

No Java ME Platform SDK 3, três novas APIs estão disponíveis para os desenvolvedores:
- Mobile Sensor API (JSR 256)
- XML API for Java ME (JSR 280)
- Java Binding for the OpenGL ES API (JSR 239)

A Sun está disponibilizando, no Java ME Platform SDK 3, uma máquina virtual para o Windows Mobile 6, que pode tanto ser instalado em um emulador do próprio sistema operacional no PC, quanto num dispositivo real. Tudo o que o desenvolvedor precisa fazer é instalar a maquina virtual.

Fonte:

JavaMovel

Artigo completo sobre o Java ME Platform SDK 3 na edição 69 da Java Magazine

Página de download do Java ME Platform SDK 3


CLDC HotSpot Implementation Virtual Machine WhitePaper

Google lança um Ambiente de desenvolvimento de scripts para o Android!

Grande notícia que encontrei hoje no blog do Google Open Source: "Introducing Android Scripting Enviroment". O que seria este ambiente ?
A Google lançou um ambiente de desenvolvimento que permite editar e executar scripts e seus respectivos interpretadores diretamente de um dispositivo embarcado com Android.
Imagine você pode construir pequenos aplicativos em Android com uma API que suporta acesso às funcionalidades do telefone como contatos, mensagens, chamadas, sensores, text-to speech e muito mais. E o mais me chamou atenção foi ver as linguagens atualmente suportadas pelo ASE:

Python, Lua e BeanShell! Com planejamentos para novas versões com suporte à Ruby e JavaScript. Quem sabe um novo concorrente para a plataforma Python para celulares symbian ? De toda maneira já fiquei entusiasmado com a bela notícia e sem dúvidas mais uma opção para os desenvolvedores que querem começar a navegar pelo mundo dos smartphones Android!

Outra boa novidade é que você pode editar seus scripts diretamente no telefone! Muito legal, porém não é grande novidade em quesito de inovação. O PyS60 também já tem um editor mobile para scripts de python.

Se você interessou pelo projeto, que ainda não está no Android Market, você pode fazer o download do toolkit direto da página do projeto. Além de documentação e exemplos inclusos para ajudar a você se familiarizar com o ambiente.

Update: Descobri que a API de Python está disponível para Python e Lua por meio de chamadas de JSON RPC para um proxy desenvolvido para esta comunicação com Java.


Seguem alguns screenshots do ASE em execução:



Scripts podem ser editados direto no fone.


Gerenciador de scripts.




Scripts podem inicializados e executados como serviços em background.



Console Interativo.



Scripts podem usar Android UI para construção de aplicativos.


Fonte: Google OpenSource blog

Controle objetos da sua casa pelo Celular!

Controlar objetos da sua residência remotamente é desejo de várias pessoas, inclusive eu. Um projeto criado pelo desenvolvedor Phanvilai faz exatamente isso: Um aplicativo que permite controlar objetos da sua casa a partir do seu aparelho celular. O nome do projeto é NeuRoom, e para ilustrar o que ele anda construindo (ainda não está disponível ao público), ele gravou um vídeo com a aplicação em execução em um Nokia 5800, o qual ele controla a iluminação da sua casa. Recomendo ver o vídeo!




No mesmo tópico na área de controle de objetos remotamente, outro projeto bem legal é o Smart Touch. É um aplicativo para aparelhos Nokia S60 5 edição que permite você controlar seu PC via bluetooth. O mais legal é que ele totalmente free e está disponível para download!
Como ele só executa em aparelhos 5 nd Edition, logo só suporta versão touchscreen. O que é bem interessante, controlar seu pc usando uma tela touch com os dedos. O desenvolvedor disponibilizou um vídeo onde ele controlou o seu player de mídia através do celular. Veja o vídeo abaixo:


Para download do aplicativo, desenvolvido em PyS60, clique neste link.

Java Sensor API : Demo

Achei uma demonstração bem legal do Java Sensor API com os acelerômetros embutido no Nokia N97 . A Demonstração foi gravada em vídeo durante o Nokia Developer Summit. O vídeo consiste em controlar um carro de controle remoto através do aparelho, utilizando apenas movimentos sobre o aparelho para acelerar, freiar e fazer curvas sobre o carro.
O Java Sensor API dá o poder para apliações java de obter informações sobre a orientação do aparelho. Logo, com tais sinais pode se controlar o carro através destes sinais por transmissão bluetooth (Java Bluetooth API) .
Os slides desta demonstração contém mais detalhes sobre a implementação do MIDlet neste aparelho. Se você está interessado em desenvolver aplicações utilizando o Java Sensor API, veja o Sensor API Developer’s Guide and Sensor API implementation notes.
Vejam o vídeo da demonstração:


Fonte: Blogs S60
top