Google lança um Ambiente de desenvolvimento de scripts para o Android!

Grande notícia que encontrei hoje no blog do Google Open Source: "Introducing Android Scripting Enviroment". O que seria este ambiente ?
A Google lançou um ambiente de desenvolvimento que permite editar e executar scripts e seus respectivos interpretadores diretamente de um dispositivo embarcado com Android.
Imagine você pode construir pequenos aplicativos em Android com uma API que suporta acesso às funcionalidades do telefone como contatos, mensagens, chamadas, sensores, text-to speech e muito mais. E o mais me chamou atenção foi ver as linguagens atualmente suportadas pelo ASE:

Python, Lua e BeanShell! Com planejamentos para novas versões com suporte à Ruby e JavaScript. Quem sabe um novo concorrente para a plataforma Python para celulares symbian ? De toda maneira já fiquei entusiasmado com a bela notícia e sem dúvidas mais uma opção para os desenvolvedores que querem começar a navegar pelo mundo dos smartphones Android!

Outra boa novidade é que você pode editar seus scripts diretamente no telefone! Muito legal, porém não é grande novidade em quesito de inovação. O PyS60 também já tem um editor mobile para scripts de python.

Se você interessou pelo projeto, que ainda não está no Android Market, você pode fazer o download do toolkit direto da página do projeto. Além de documentação e exemplos inclusos para ajudar a você se familiarizar com o ambiente.

Update: Descobri que a API de Python está disponível para Python e Lua por meio de chamadas de JSON RPC para um proxy desenvolvido para esta comunicação com Java.


Seguem alguns screenshots do ASE em execução:



Scripts podem ser editados direto no fone.


Gerenciador de scripts.




Scripts podem inicializados e executados como serviços em background.



Console Interativo.



Scripts podem usar Android UI para construção de aplicativos.


Fonte: Google OpenSource blog

0 comentários:

top