Sociable

Android Developer Challenge Round 2!

Dando continuidade à inovação contínua proposta pela Google com o desenvolvimento para Android, foi anunciado a segundarodada do Android Developer Challenge - a competição que recompensa alguns dos melhores aplicativos para a plataforma Android com altas quantias de dinheiro.

Para os interessados, a competição de fato começa em agosto, mas se você quiser já saber as regras da competição, categorias e prazos, entre neste aqui.

Nova versão do PyS60 lançada: PyS60 1.9.5!

Olá pessoal,


Como esperado, o time desenvolvedor responsável pelo PyS60 acabou de lançar mais uma nova versão do PyS60, agora na versão 1.9.5!

Uma das principais funcionalidades adicionadas nesta versão é a adição do suporte ao scrollbar do appuifw.Listbox. A sua falta quebrou muitos aplicativos que usavam Listbox baseados em TouchScreen.


De acordo com o anúncio do Forum Nokia:

  • Três pacotes assinados PythonScriptShell, cada um com diferentes conjuntos de capabilites (S60 3rd Ed default capability set, S60 3rdEdFP2 default capability e S60 3rd FP2 default capability com as capabilitie SwEvent, WriteDeviceData e ReadDeviceData)
  • Scrollbar disponível para appuifw listbox
  • e32.s60_version_info retorna a versão correta do S60 do aparelho no qual o aplicativo está sendo executado.
  • Melhoras na ferramenta de empacotamento:
-Adicionada a opção de empacotar o aplicativo (.sis) com somente o bytecode ou com o
código fonte
- HeapSize para os aplicativos PyS60 aumentaram para 100kb,4Mb. Antes eram 4kb,
1Mb.
-Adicionada a opção "Continue with missing dependencies". Com esta opção ativada,
você pode ignorar os avisos de alerta de falta de dependências, e continuar o processo
de geração do .SIS. Caso contrário, as dependências que faltam aparecem como
mensagens de erro e a geração do .SIS é abortada.
-Muitos defeitos foram corrigidos nesta versão. Verificar os "release notes" para mais
detalhes.


Claro que há ainda alguns pequenos problemas quando comparado com a versão mais estável 1.4.5:

  • Dependência das bibliotecas do OpenC, que devem ser instaladas para que o runtime funcione.
  • S60 2.x (segunda edição) não são suportados por esta nova versão, e nunca serão. Visto que as bibliotecas OpenC não estão disponíveis para S60 2.x.
  • Como é uma versão de testes até a versão oficial 2.0, não há garantias de que tudo continue funcionando entre uma versão e outra dentro da série 1.9.x.

Você pode fazer o download desta nova versão no maemo garage
https://garage.maemo.org/frs/?group_id=854

Aproveitem e façam o download! Parabéns pelo time de desenvolvimento do PyS60, todo mês nos fornecendo uma versão cada vez mais robusta e completa da plataforma PyS60, rumo à versão tão esperada 2.0!

Fonte: Croozeus Blog

Nokia lança API para acesso aos seus mapas (Ovi Maps Player API)

Ótima notícia para os desenvolvedores, especialmente fãs do Nokia Maps. Ela disponibilizou uma API para que os desenvolvedores integrem seus aplicativos com os mapas disponibilizados pela Nokia !

Vejam o potencial dessa API:

Ovi Maps Player API

Acabei de descobrir que no site do Fórum da Nokia foi lançado recentemente um pacote de instalação para o Mobile Sensor API em aparelhos Symbian 5nd Ed. para desenvolvimento de aplicativos em Java.

Esta API é utilizada para obter dados de sensores embutidos no aparelho, além também de sensores conectados remotamente via Bluetooth, Infravermelho e outros.

Exemplos de sensores poderíamos citar como os acelerômetros e sensores de proximidade que informa o estado do dispositivo em um determinado instante.



Quem quiser saber mais sobre o programa, basta visitar a página do Symbian-freak.

Para realizar o download do aplicativo, visite os sites abaixo:


JSR 256 Mobile Sensor API

Fonte: Vida Touch

Aplicativo permitirá localizar estrelas via celular

A Google não para, especialmente quando se trata de inovação.

Agora a idéia do Google é desenvolver um novo aplicativo para celulares Android que permitirá identificar estrelas apenas apontando a câmera do celular para o céu. Claro que há algumas restrições, é necessário que o aparelho tenha GPS, assim o software usa as informações de localização do usuário para dizer quais as estrelas que você vê no céu. E também é preciso tirar uma fotografia do céu, para que o software processe os pontos de luz e tente identificá-los com dados astronômicos.

Não há previsão de data de lançamento do aplicativo, cujo desenvolvimento foi revelado pelo jornal The Times.

Fico me perguntando, se esse aplicativo seria interessante quando o tempo está nublado ?... Pena que não há nenhum filtro de remoção "de nuvens"....

Fonte: Info Exame

Futuro da Comunicação e conteúdo Móvel em 2020

Achei esse vídeo bem interessante postado no blog Daily Mobile sobre uma projeção do futuro no ano de 2020 de como será o conteúdo e a comunicação móvel. Este vídeo foi baseado nos príncipios e metodologias do projeto MOCOM 2020. Mais informações visite o site do projeto mocom2020.com
Recomendo a todos assistirem!
ps: Muitas tendências interessantes, especialmente em relação ao sensorconomy (o uso intensivo de sensores de temperatura, umidade, acelerômetro, bussóla, etc) e a mesclagem do mundo offline com mundo online (A Google já está na frente com seu projeto Google Latitude).

Jampa Mobility Forum 2009: Inscrições Abertas!

Gostaria de divulgar um evento que será realizado no dia 21 de maio (Quinta-Feira): O Jampa Mobility Forum 2009 na cidade de João Pessoa - Paraíba. O evento promove uma série de palestras na área de sistemas móveis e embarcados, com o objetivo de refletir e discutir com especialistas na área sobre as suas práticas e experiências em relação ao mercado de sistemas móveis.

Já pude dar uma olhada na grade da programação do evento e realmente, está bem distribuída em diversas áreas desde Tablets a celulares Android, passando por dispositivos Blue-Ray.

O evento está sendo realizado pela Faculdade Idez e Avaty! Tecnologia. Confiram mais informações no site oficial do evento, clicando AQUI.

PhotoMap: Tire foto dos mapas e use-os em seus sistemas GPS

Olá pessoal,

Acabei de encontrar esse projeto bem interessante sobre o uso de telefones móveis com GPS para navegação: o photoMapper. A idéia do aplicativo é permitir que o usuário possa tirar fotos dos mapas disponíveis em lugares públicos e usar como mapa-base para a navegação com o GPS.
Imaginem, eu não disponho de um mapa específico em meu aplicativo, como por exemplo, um mapa com os principais pontos turísticos da cidade, e acabo encontrando um mapa que dispõe dessas informações em um centro de informações. Vejo que o mapa tem informaçõe para que eu possa encontrar tais pontos turísticos. Como posso usar tal mapa em minha aplicação de navegação ? Simples, tiro uma foto do mesmo e agora uso o mapa digital no meu telefone para me auxiliar na busca e encontro de tais pontos turísticos. Achei a idéia muito legal. De acordo com a fonte DailyMobileNews, o aplicativo foi criado para aparelhos Nokia N95.
Vejam o PhotoMapper em execução:





Fonte: DailyMobile
top