Sociable

Aplicativos envolvendo CrowdSourcing e Geolocalização

Mais novos aplicativos estão surgindo nesta nova onda de popularização do movimento de crowdsourcing e  geolocalização.   Desde o último evento realizado em Nova York pela TechCrunch: Techcrunch Disrupt , descobri 2 startups muito interessantes e que tem tudo haver com um dos principais tópicos do meu interesse nesta área de mobilidade: a descoberta por conteúdo e sistemas colaborativos de perguntas e respostas.

Uma delas é o Sonar, uma app desenvolvida para telefones móveis onde o objetivo dela é permitir que os usuários possam saber quem está ao seu redor. A idéia é simples mas matadora, ela procura por outros usuários ao seu redor em um determinado local e cruza as informações do seu perfil com os perfis destes usuários por meio das redes sociais que vocês tem em comum: Twitter, Facebook, Linkedin, etc. e retorna uma lista de usuários com os interesses em interseção de maior relevância.  Ou seja, imagine você está em uma conferência e gostaria de se apresentar para um guru que você sempre quis conhecer... Com o Sonar, se ambos estiverem usando a app, ela  cruza as informações de ambos e informa quantos amigos vocês tem em comum no Facebook, Twitter, etc.  Ou seja o problema de timidez na apresentação se acaba, pois você pode mandar via Sonar uma mensagem direto para aquele usuário! :D

Estou pensando em até construir algo assim para o evento do PythonBrasil deste ano, quem sabe?!  :D


Sonar Mobile App

O conceito mais legal desta aplicação é o uso de mashups de várias redes sociais para a descoberta e apresentação de pessoas em um determinado lugar, uma espécie de cartão de visitas só que social. 

Recomendo assistirem o vídeo da apresentação deles na final da batalha de startups do Techcrunch Disrupt para mais informações.


A outra aplicação que eu acabei encontrando muito legal foi o Gootip. Esta app me lembrou bastante de uma aplicação que meu colega brasileiro Yuri Malheiros está desenvolvendo chamada Norteie.me :D O sistema é um site colaborativo de perguntas e respostas usando localização móvel. Ele utiliza as APIs do Google Places, onde os usuários podem perguntar e responder perguntas sobre um determinado lugar. É uma mistura de Yelp com Quora,  onde usuários podem buscar por perguntas similares, categorizar perguntas e restringir respostas até um determinado tempo (ser um sistema em tempo real).

Gootip; Sistema colaborativo de Q&A sobre contexto móvel

Uma aplicação bem interessante que permite você buscar informações sobre um determinado local em tempo real onde pessoas que estão lá ou que já foram podem ajudar na busca por respostas. Esta app me lembrou muito de uma outra que está em desenvolvimento: Localmind que já até inclusive falei sobre ela em meu blog.

O que me desperta e chama atenção nesta geração de aplicativos é o interesse cada vez maior pela maior integração com redes sociais como uma espécie de agregador de redes onde informações são cruzadas usando o poder da geolocalização e serendipidade para recomendação de novos produtos, locais, serviços e até futuros parceiros e amigos! 

Meus artigos sobre este assunto aqui e aqui.

Vamos ficar de olho nesta tendência!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

Apresentação sobre Explorando Django disponível para acesso

Olá pessoal,

Estou disponibilizando os slides da segunda parte do curso de residência do reuso da empresa RISE focado em frameworks web.  Na primeira parte apresentei sobre o Python + Django e nesta explorei algumas apps práticas usando o Django como a instalação de apps terceiras na sua aplicação web, a instalação do projeto Pinax (para construção de Redes Sociais) e por a construção de API's REST por meio do Django-Piston.

Acredito que o público gostou do curso e do conteúdo absorvido :) Muitos comentários positivos  com o primeiro contato com Django. Estou agora aguardando o feedback por meio dos projetos que o pessoal irá desenvolver usando o Django :D Vamos aguardar!!

Acesso aos slides aqui.





Agradeço a oportunidade ao time do RISE por este excelente trabalho!

Atenciosamente,

Marcel

Curso de Python e Django na Residência de Reuso do RISE


Olá a todos,

Gostaria de compartilhar a aula que ministrei para o curso de Residência de Reuso da RISE( Startup focada em processo e reuso de software) em Recife/Pernambuco.

Pude colaborar com a apresentação sobre a linguagem Python e o apresentar os primeiros passos com o framework web Django.  Para aqueles que não conhecem o Django, vale a pena dar uma estudada, pois é um poderoso framework MVC (na verdade MTV - Models Templates Views)  para construção de aplicativos web. Segue o link para palestra:


Agradeço ao Eduardo Cruz, co-fundador da RISE pela oportunidade e parabéns pelo curso!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

Hoje pela manhã (23/05/2011) à convite da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ministrei uma palestra introdutória sobre sistemas de recomendação, apresentandos os conceitos básicos e como poder aplicá-lo em uma empresa real (uma cadeia de restaurante conhecida),  que utilizei como exemplo aqui em Recife-Pernambuco.

A palestra foi muito bem recebida pelos alunos junto ao professor Rodrigo Steffani Correa , vice-coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFPE que estão executando um trabalho dentro da disciplina focada em novas oportunidades de negócio e inovação em marketing com empresas da região.

A palestra foi menos técnica para ser facilmente discutida pelo público que não é da área de computação. Tivemos um bom bate papo e uma discussão interessante, construindo novas oportunidades de negócio em cima desse tipo de sistema focando em novas cadeias de valor em cima do  novo público consumidor que exige cada vez mais  personalização, atenção e  conteúdo relevante do seu interesse. Será que as empresas aqui no Brasil estão preparadas para chegar a esse tipo de demanda ? Este tipo de discussão que levamos à tona e  como Brasil está se posicionando neste mercado.

Abaixo seguem os slides da apresentação:


Quero agradecer à Amanda Aquino pelo convite e espero estreitar ainda mais esse relacionamento entre computação e publicidade e propaganda que tem muitos interesses e objetivos em comum.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

top