Sociable

Olá pessoal,
Em um post anterior neste mesmo blog escrito por mim falei sobre o aparecimento de novos sistemas colaborativos de recomendação baseado em  Perguntas e Respostas (Q&A) integrados com geolocalização. 

Uma das primeiras apps nesse nicho já começou a aparecer nos EUA e visa ir mais adiante do que simples check-ins ao tentar responder a principal dúvida de um usuário quando em chega em um local desconhecido: ' O que fazer quando chegar lá ?'   Se você comparar com aplicativos já existentes como Foursquare e Gowalla, esta app foca respectivamente nos Tips e Notes, que seriam pequenos reviews daquele lugar que um usuário frequentou. 

Loopt, como se chama o aplicativo, foca em perguntas e respostas em tempo real, onde os usuários podem responder e obter respostas rápidas de perguntas originadas ao redor do local onde eles se encontram.

Loopt: Sistema de Q&A móvel

A aplicação que se encontra em estágio de desenvolvimento e será lançado primeiro nos EUA, entrega aos usuários uma informação rápida e personalizada sobre os lugares que ele visita ou pretende visitar. Então imagine, que você está à procura do melhor churrasco ou picanha em Recife ou até se um determinado restaurante tem Wi-Fi disponível, por onde você obteria respostas nesse nível de detalhes ? Com aplicativos focando em Perguntas e Respostas, o usuário em vez de ler longos reviews que não respondem diretamente o que eles precisam saber, irão receber respostas personalizadas e em tempo real sobre o que ele realmente precisam. 

O mais interessante é que o Loopt fornece diversas maneiras estruturar as perguntas e as respostas. Em vez de perguntas textuais, você pode responder por exemplo uma pesquisa de múltiplas alternativas, ou seja, a sua pergunta pode ser estruturada do jeito que você achar mais apropriado. Isso encoraja aos usuários a cada vez mais interagirem com o sistema ao gerar mais conteúdo de forma fácil e rápida.

Perguntas estruturadas e personalizadas

Abaixo um vídeo (Pitch) retirado do site oficial do Loopt sobre como funciona a sua aplicação:









A minha opinião sobre Loopt, é que ele abre portas para um novo nicho de aplicativos que está bem sedimentada no mundo web como Quora, Yahoo Answers, StackOverflow para o contexto móvel.  O Aadvark já começou a trazer Q&A's para o celular e acredito que mais iniciativas como esta irão aparecer no mercado.

Para um serviço como esse se tornar popular, é necessário que o sistema seja extremamente fácil de usar, de tal maneira que o usuário possa gerar conteúdo rapidamente e recebê-las também rapidamente. O Loopt associado a um sistema de recomendação de usuários em Q&A geo-localizável sem dúvidas poderia impulsionar a quantidade de respostas enviadas. A formas de interação com o usuário também tem que ser bem simples. Fazer o usuário responder longos questionários, especialmente a partir do celular, faz ele desistir logo de escrever uma resposta, em que demanda pela velocidade é crítica.  Isso inclui também algoritmos de filtragem para detectar as perguntas mais relevantes em caso de uma quantidade excessiva de perguntas e respostas em relação a um determinado lugar.  

Informações em tempo-real sobre um determinado lugar pode ser de grande ajuda se atualizado frequentemente. Quem não gostaria de saber se um restaurante naquela hora do almoço já se encontra lotado ou vazio, a fim de eu tomar uma decisão se irei ou não para aquele lugar ?  Com sistemas colaborativos de Perguntas  e Respostas voltados para contexto móvel, embora estejamos bem no início, há já uma tendência por aplicativos móveis que vão além de check-ins a fim de prover conteúdo útil para os usuários.  O Loopt já deu o seu  primeiro passo, e não estranharei se outras apps bem conhecidas também já começarem a se posicionar sobre esse tipo de sistema.

Por sinal, mês passado um colega meu , Yuri Malheiros lançou um aplicativo web de Perguntas e Respostas (Q&A) focando em responder a seguinte pergunta:  'Qual é o melhor lugar para ?' chamado Norteie.me.  Ele criou esta app em Django + Python em que usuários podem fazer perguntas sobre dúvidas em um determinada cidade e outros usuários podem responder aquela dúvida. Embora esteja no estágio inicial , imagino o potencial desta aplicação quando estiver integrada com geolocalização em um nicho de  turismo por exemplo?  Imagine você associar perguntas com locais e coordenadas geográficas e ao passar sobre um determinado local você poder receber perguntas ou respostas baseado em onde você está ou pelo sua experiência em um lugar que você mais frequentou baseado no seu histórico de check-ins.

Norteie.me : Sistema de Perguntas e Respostas Web sobre Lugares


Com certeza, o Yuri já deve está pensando em uma expansão e fiquemos de olhos nesse nicho de Q&As se expandindo por aqui no Brasil também !

Espero que tenham gostado,

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

III Workshop de Inovações Tecnológicas: Introdução a Python

Olá pessoal,

Gostaria de convidar a todos para um workshop sobre Introdução a Python que a empresa que trabalho Orygens dará em conjunto com a empresa especializada em cursos de T.I. : NETI  sediada em Recife, Pernambuco.




O workshop será com duração de 3 horas com uma breve introdução da plataforma Python, por onde começar e como está o mercado se posicionando em relação a esta ferramenta. Será no dia 30 de Abril (Sábado) - 09:00 às 12:00 no Empresarial ITBC.

O workshop é pago, mas para custear os certificados e coffe-break que terá durante o evento.

Para mais informações acessar o site www.netiedu.com.br 

Inscrições abertas!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top