Sociable

Olá pessoal,

Estava lendo alguns blogs que acompanho quando me deparei com esta seguinte notícia no site ReadWriteWeb americano:   ' This is the creepy, the super cool feature of smartphones & Social Networks'.  Para resumir, a notícia trata do lançamento de um  possível aplicativo para smartphones que permite o reconhecimento de faces de pessoas, combinado com redes sociais. Como assim ?!


A empresa Viewdle, responsável pela construção deste aplicativo começou a desenvolver esse aplicativo que permite identificar por meio de fotos as pessoas com seus respectivos profiles em redes sociais como Facebook ou Twitter, por exemplo. Imaginem o potencial de um aplicativo deste...  Poderemos identificar qualquer pessoa na rua que desconhecemos apenas apontando a câmera do nosso celular para ela, e ela já consegue me dar informações iniciais como nome, idade, amigos em comum, etc.  Sem dúvidas é o próximo passo para evolução das redes sociais.

Inicialmente a aplicação do Viewdle está apenas trabalhando em taggear as fotos automaticamente antes do usuário dar um upload das suas fotos para a rede social Facebook. A idéia é ajudar os usuários a fazer esse processo de forma automática, onde anteriormente os usuários teriam que manualmente reconhecer manualmente face por face os integrantes daquela foto.

Vejam o vídeo da aplicação abaixo:



Viewdle - Photo and Video Face Tagging from Viewdle on Vimeo.



Eu já imaginei até uma aplicação para este sistema de reconhecimento de faces chamado Guru do Amor. A idéia é que os jovens tímidos possam usar seus celulares para poder identificar aquela garota(o) desconhecida em uma balada ou festa usando reconhecimento de faces e  por consequência com o uso das redes sociais , ele já tenha algumas informações da pessoa como nome, idade, amigos , onde estudou etc. Sem dúvidas a primeira abordagem seria muito mais fácil! Seria uma sensação entre os jovens nerds!

Mas seriamente, o futuro das aplicações para redes sociais está sendo potencialmente explorado nesse nicho de reconhecimento e realidade aumentada. E acho que o Viewdle não vai demorar muito para receber ofertas de empresas grandes como Facebook, Twitter ou Google.

Só quem perde nessa história é a privacidade, correto ?  Mas em compensação a quantidade de informação em tempo real para descoberta de pessoas e amigos seria espetacular.  O fato é que futuro das redes sociais está se extendendo cada vez mais para smartphones.  Acho que o única barreira para esta aplicação se tornar realidade é a escabilidade. Por meio de uma rede celular fazer uma busca de características e padrões de uma foto que pode estar com ruídos em uma base de milhões de fotos é um desafio grande para este tipo de aplicativo. Com certeza, Facebook já está de olho nisso e no Viewdle também.

PS: Vale a pena ler este artigo em inglês, um estudo realizado por pesquisadores de Havard sobre o uso de reconhecimento de faces aplicados no contexto de Redes Sociais.

Até a próxima,

Marcel

Olá pessoal,


Semana passada eu dei uma palestra com o tema "Apresentando Python e por que ela importa ?"  no X Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco  na Livraria Cultura, em Recife - Pernambuco.  O Evento foi sensacional pois tivemos o maior público da história de todos encontros.  Abaixo seguem algumas fotos da minha palestra e até um vídeo que produzi para ser apresentado durante o encontro contando a evolução da história do PUG-PE por meio de um infográfico interativo!


Marcel apresentando sobre Python

Marcel apresentando sobre o PUG-PE




Saber mais informações sobre este encontro visitar o blog oficial do PUG-PE.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top