Olá pessoal,

Fiquei extremamente entusiasmado com esse aplicativo que realmente me inspirou em continuar o meu trabalho de mestrado nesta área de recomendações sobre contexto móvel incorporando reviews e críticas oriundas de redes sociais.  Hoje um colega meu me enviou um link extremamente interessante de um novo aplicativo lançado recentemente chamado Ditto. 

Fundado pelo ex-fundador do Jaiku, que foi vendido para o Google em 2007, ele desenvolveu um aplicativo que permite você possa informar o que você pretende fazer naquele momento ou pedir uma sugestão específica para algo que você deseja fazer.  Diferente do Foursquare que foca sobre 'onde você está agora',  Ditto é um aplicativo móvel que combina o poder de check-ins com geo-localização sobre uma perspectiva diferente, odne o usuário informa a sua intenção ou seu desejo de querer fazer algo. Isto me lembra muito a aplicação comprada pela Apple Siri, que também permitia você via voz  ao telefone o que você gostaria de fazer. 

Em Ditto, você pode realizar ações, as quais já estão pré-definidas na sua tela principal como 'Irei Comer',  'Irei Assistir',  'Irei ouvir', e além de compartilhar com seus amigos quais são suas intenções. O potencial do aplicativo é que você pode até definir um lugar específico sobre aonde você pretende realizar aquela ação.  Imagine você que não sabe onde vai comer, e gostaria de poder receber uma opinião dos seus amigos sobre um bom local para comer, você enviaria uma mensagem via Dito que você 'gostaria de comer'  e  então todos seus amigos que visssem aquela mensagem, poderiam deixar uma mensagem com várias recomendaçõe de lugares para comer.   Isto me lembra muito a aplicação sobre perguntas e respostas que comentei em um post anterior

De acordo com o fundador,  o engine básico do sistema consiste não só apenas lugares como em outras redes sociais de localização móvel, ele inclui quaisquer tipos de objetos como filmes, livros, música, etc.

'A Descoberta irá ser social, social está convergindo para a mobilidade, e isto pode ser uma imensa oportunidade do tamanho do Google que pode substituir a busca tradicional  existente nos aparelhos móveis. A grande beleza do Ditto é a sua natureza em assistir o usuário no momento em que ele está prestes a fazer uma escolha, e isto combina resultados algorítimicos com recomendações em tempo real da sua rede social'.

Achei muito interessante esta frase pelo um dos co-fundadores do Ditto e acredito que cada vez mais estamos em busca/ descoberta de conteúdo em tempo real e muitas vezes recomendações de pessoas, especialmente de nosso círculo social para decidir ou realizar uma escolha.

Entrevista com o co-fundador na íntegra em vídeo.





A aplicação Ditto já é integrada com Foursquare, Twitter e Facebook e eles pretendem também lançar um tipo de sistema de pontuação em cima das recomendações.  Minha opinião fica clara que estamos vendo esta convergência por aplicativos de interação social, recomendações e geolocalização.  Fiquei muito animado em saber que estou realizando um trabalho em uma área de pesquisa que está virando uma tendência.




Aplicativo Ditto para o Iphone


Você pode saber mais sobre a aplicação aqui.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

0 comentários:

top