Sociable

Pessoal,

Convido a todos para participarem da quinta edição do nosso encontro mensal dos usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) e neste não seria  diferente: Além de discutir sobre a linguagem de programação Python e derivados, sempre há espaços com discussões abertas sobre open-source e tecnlogia! Para quem não conhece Python, já menciono que é uma das linguagens  mais populares do mercado devido à sua flexibilidade e facilidade na  construção de programas. Está em diversos ambientes desde servidores, web e até sistemas embarcados, sem esquecer, é claro, sua importância  no ensino de linguagens de programação utilizada em cursos de universidades como MIT e UFRPE. Mais informações podem ser obtidas a partir deste link [1].

 Para esta edição nosso encontro pretende trazer a seguinte programação:


1 -Introdução sobre Iron Python com Tiago Bockholt


2 – Padrões de Projeto com Python (Parte 01) – Marcel Caraciolo


3 -  Open Allure (Reconhecimento de Gestos com Python) – Nielson Santana


4 - Introdução ao Desenvolvimento Ágil com Django -  Filipe Varjão



5 – Como Construir Bots com Twitter e Python – Cirdes


6 – Espaço Aberto (Discussão para digestão do conhecimento e tópicos para o próximo encontro)


Muitas palestras e um prato cheio para trocas de idéias e aquisição de conhecimento!


A única diferença neste evento é que a sede mudou de lugar e nesta vez o local será a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) em Recife na Sala K3. O horário é a partir das 08:00 neste sábado (03/07).

Saiba como chegar através deste link [2] .


Mais informações sobre o grupo, podem ser encontradas neste links [3] [4].

Não conhece Python e gostaria de saber o que é e como começar?

Compareça!! Todos são bem vindos!!


[1] http://www.python.org/
[2] http://maps.google.com/maps/place?cid=13807040380428036858&q=Escola+P...
[3] http://pugpe.wordpress.com/
[4] http://groups.google.com/group/pug-pe?hl=pt-BR
Olá pessoal,

Ontem ao ler alguns dos meus feeds, encontrei este aplicativo lançado pelo Lluís Danés chamado Py SyncNotes.  É um aplicativo desenvolvido em Python, especificamente Python para S60 (PyS60) que roda em aparelhos Symbian S60 3nd Edition como E73, N95, N96, etc. 


Py Sync Notes


O que achei mais legal da aplicação foi a capacidade de você compartilhar arquivos de texto (notas) entre o seu celular e a web, ou seja, você pode sincronizar os arquivos entre seu PC e o aparelho móvel. Achei muito útil, visto que de vez em quando você quer adicionar uma lista de compras no supermercado e não quer ficar digitando no apertado teclado do aparelho, item por item. Haja trabalho! Com esta aplicação, você monta sua lista no seu PC por meio de uma página web provida  e  posteriormente você pode fazer sincronizá-lo a partir do seu celular (tendo acesso à internet, claro.)
Uma opção muito interessante, e sem dúvidas com uma interface muito agradável!  Parabéns ao Lluís e espero que esta aplicação seja lançada oficialmente (No momento disponível apenas para testes).

Mais uma aplicação desenvolvida com Python para celulares, muito legal ein? Lembrem-se que se quiserem testar, é necessário ter o PyS60 2.0 instalado no seu aparelho Symbian. 

Disponibilizo um vídeo- demonstração fornecida pelo autor da aplicação abaixo!





Para baixar a aplicação ou saber mais sobre a mesma, visite o site oficial do projeto.

Até a próxima,

Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

No último post apresentei como iniciar o desenvolvimento de aplicativos para o N900 com a linguagem de programação Python. Durante o tutorial construí o  primeiro Hello World. Porém, utilizamos a conexão sem fio para estabelecer a comunicação entre o aparelho N900 e o Mac/PC. Se não tivermos uma conexão sem fio disponível uma outra opção é fazer a comunicação entre o N900 e seu computador por USB. Como procedemos ?

1 - O primeiro passo é conectar o cabo USB no seu MAC/PC ao N900 e setar a conexão no modo "PC Suite Mode". (lembre-se que dever ser PC Suite Mode e não "Mass Storage Mode".

2 - Depois no seu N900, abra o X Terminal e execute o comando:

$ root
$ ifup usb0

Este comando gera uma configuração de rede válida via USB para o N900. O mais importante para você é que ele gera um ip e uma máscara de rede válida para uma rede local.


Agora para seu PC/Mac enxergue seu telefone, é necessário você configurar o IP estaticamente nele. Para isso vá até a sua configuração de rede (de acordo com o seu sistema operacional) e adicione um ip estático conforme abaixo:

IP: 192.168.2.xx (Pode ser na faixa entre 1 a 254)
Máscara de Rede: 255.255.255.0


Por exemplo, esta é uma possível configuração no Mac OS X 10.5 Leopard:

Configuração do IP Estático no MACOS/X

Feito esta configuração, agora só iniciar a conexão remota ao seu aparelho por meio do terminal do seu Mac/PC.

$ ssh root@192.168.2.15
$ root@ip_do_n900's password: (digite a senha para o ssh)
$ BusyBox v1.10.2 (Debian 3:1.10.2.legal-1osso26+0m5)
?:~# 
 

Caso a configuração não funcione,  verifique se você realmente estabeleceu um ip válido na mesma sub-rede do N900 para sua máquina. O N900 deve estar configurado com o ip 192.168.2.15/255.255.255.0.

Verifique realmente se foi gerado um ip válido após o comando ifup usb0  . Um comando ifconfig -all no N900 pode te informar se ele gerou um ip. Lembre-se que este comando deve ser feita toda vez que você desligar o aparelho.

O fluxo segue conforme o post anterior a partir do passo 3.

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top