Construindo Mapas para celulares Symbian S60 com Python e Yahoo MAPS API

Olá pessoal,


Gostaria de divulgar mais um pequeno projeto oriundo de um projeto maior que eu ando desenvolvendo para apresentar II Encontro de Software Livre aqui de Pernambuco. Pois é! Irei dar uma palestra sobre Python lá, mas isso é assunto para um outro post específico!

Então,  desenvolvi uma biblioteca em Python, especificamente em PyS60 (Python for Symbian) o qual permite o desenvolver construir mapas com suporte à geolocalização para exibição nos smartphones Symbian como N95, N96, N82, E61, E63, N73, E71, etc.  

A biblioteca utiliza a comunicação com o Yahoo Maps REST API. Através da comunicação por meio do protocolo REST e intercâmbio de arquivos XML, consigo obter a imagem do mapa com a possível localização definida pelo usuário.

Não só coordenadas, como também passando como parâmetro o endereço do local é possível obter uma localização aproximada do usuário!  Dêem uma olhada nos screenshots da demonstração abaixo:







Se vocês quiserem saber mais sobre a aplicação, e inclusive fazer o download para usá-la em suas aplicações dêem uma olhada no site do Wiki Forum Nokia (em inglês): 





É isso pessoal! Até a próxima!!


Marcel Caraciolo

I encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE) foi um sucesso!

Olá pessoal,

Gostaria de informar que o nosso I Encontro do Grupo de Usuários Python de Pernambuco foi um sucesso! =D Realmente uma boa quantidade de gente compareceu (acima das expectativas) e sem dúvidas muita troca de idéias e também de cartão de visitas (networking). Ótima experiência em especial pelas demonstrações apresentadas (inclusive alguns projetos meus) com o uso de Python.  E já estou na expectativa para o próximo encontro!!!  Quero agradecer especialmente ao Rodrigo Amaral e ao Guilherme pela ajuda na organização do I Evento, e sem dúvidas mais novidades virão no próximo encontro!

Também vale destacar a presença do empresário e dono da startup Orygens Marcos Campelo, que utiliza python em seus projetos! Um dos projetos é o produto AtéPassar ,  uma rede social dirigida para candidatos a concursos públicos, o qual oferece diversas ferramentas para ajudar na organização dos estudos. De acordo com Marcos, sócio e um dos fundadores do AtéPassar, o sistema foi desenvolvido com Framework web Django (Python) para gerenciamento de conteúdo. Muito show! 

Para aqueles que querem saber mais sobre o nosso primeiro encontro, visitar o blog do grupo,  fundado por Rodrigo: 



Abaixo algumas fotos tiradas durante o evento:

I Encontro do PUG-PE

Pessoal no I Encontro do PUG-PE 


Aqueles que quiserem conhecer Python, ou quiserem participar do nosso próximo encontro,  a enquete para decisão da próxima data da reunião já foi lançada!  Cadastrem-se na lista de discussão do PUG-PE para saber mais informações sobre as atividades do grupo!

É isso pessoal! Python na veia!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

I Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE)

Olá a todos,


Gostaria de convidar aos leitores deste blog, especialmente os residentes em Pernambuco, para participarem do I Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE).




O evento ocorrerá neste sábado ( 20/02) a partir das 08:00.  O  local será o Centro de Informática (CIN) localizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sala onde estará sediado o evento é  B020.


Conto com a participação de todos! Teremos discussões, troca de idéias, cartões de visita e compartilhamento de idéias e conhecimento sobre Python, Open-Source e cultura digital. Se você não conhece Python, mas gostaria de conhecer mais sobre esta plataforma que é uma das 10 mais utilizadas em desenvolvimento pelo mundo, compareça!  Entusiastas de software livre e curiosos de plantão também sempre são bem vindos!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

Olá pessoal,

Recebi uma ótima notícia hoje! O PyS60 (Python para Symbian) foi liberado hoje para comunidade com uma nova versão!!  Finalmente a tão aguardada versão 2.0! 

Sem dúvidas uma bela notícia para os desenvolvedores de aplicativos móveis, em especial, para aqueles que desenvolvem com a linguagem de programação Python e trabalham com dispositivos móveis embarcados com o sistema operacional Symbian como Nokia, Samsung, etc.




De acordo com a release notes que acompanha este pacote, esta versão estará disponível para os aparelhos Symbian S60 3rd Edition, 3rd Edition FP1 e FP2 e S60 5th edition.

Entre as features existentes, valem destacar:

  • Tutorial para Iniciantes que acompanha o instalador para o Windows
  • Algums problemas e bugs relacionados à memória foram consertados
  • Os UIDS agora poderão ser atribuídos à aplicação no momento da geração do instalável (.sis). O que significa ??  Os Aplicativos podem ser assinados e consequentemente podendo submetê-los ao Nokia OVI Store!  Agora você poderá  vender e divulgar seus aplicativos Python para o mundo todo!!!  
  • Não testei ainda isso, mas estou aguardando no fórum pelos primeiros desenvolvedores que conseguirem!

É isso aí pessoal!  Ótima notícia da Nokia, em especial do Symbian pela grande iniciativa em continuar o projeto Python para dispositivos móveis! Sem dúvidas só tem ainda mais agregar forças ao Symbian, estimular os antigos desenvolvedores que usam Python como plataforma e incentivar iniciantes a conhecerem essa poderosa plataforma de desenvolvimento!


Se vocês querem baixar o PyS60 2.0 vá até este link (Ele está hospedado no Garage Maemo). Querem saber mais sobre o PyS60 ?  Visitem a lista de discussão sobre o PyS60, sempre há pessoas aptas para te ajudar!


Ah, sim! E fiquem antenados!! Em breve um novo aplicativo sairá do forno por aqui! Acho que vou começar a brincar com o FourSquare !!

Olá Pessoal,

Estou aqui para divulgar mais um projeto meu que finalmente saiu do papel e agora está 100% funcional. Acontece que uma das minhas necessidades durante minhas apresentações e palestras era passar os slides de uma maneira que eu não precisasse manualmente pressionar teclas ou o mouse para esta tarefa. Mais difícil ainda era encontrar ferramentas como esta para o sistema operacional Mac OS X. Uma pesquisa refinada me levou a encontrar dispositivos específicos para isso como o Apple Remote Control  e softwares para celular bem avançados por sinal como o Salling Clicker . Porém, queria algo mais simples que simulasse apenas o funcionamento de retroceceder/avançar dos slides por meio do meu celular. Foi aí que botei minhas habilidades de programação em ação e cheguei a esse pequeno produto denominado MacMote.

O MacMote foi fruto de uma necessidade pessoal minha e agora decidi compartilhar com todos que precisem controlar os slides da sua apresentação por meio de um celular para o sistema operacional Mac OS X. Ele é uma aplicação desenvolvida em Python para Symbian (PyS60) e funciona em aparelhos Nokia (no momento só em versões touchscreen como o 5800 XM, N97, etc.).

Ele é um projeto open-source sobre a licença GPL v3 e seu código-fonte está disponível para consulta e alterações! A idéia é portar para mais aparelhos, inclusive aparelhos sem suporte ao touchscreen. 

Além do controle dos slides, outra funcionalidade legal que eu adicionei foi um pequeno cronômetro à tela de controle, ou seja, você também pode gerenciar o tempo gasto durante sua apresentação, assim evitando aquelas surpresas desagradáveis de estourar o tempo porque não tinha visto o tempo gasto. Uma ferramenta útil para os palestrantes, especialmente em conferências!

Coloquei aqui também um vídeo demonstração para mostrar o aplicativo em ação. Agradecimentos a Luciana Nunes por me ajudar a filmar o demo.





O projeto está hospedado no Google-Code Hosting e pode ser acessado por este link:


Fiquem à vontade para dar sugestões, críticas ou até ser um possível contribuidor deste projeto!

Valeu,

Marcel Pinheiro Caraciolo
top