Livro sobre Python para Symbian já disponível no Amazon.com!

Olá pessoal,

Gostaria de divulgar a todos que  o livro "Python On Symbian: Mobile app development made easy" está disponível já para compra no formato impresso pela Amazon.com !



Para quem não sabe do que se trata este livro, ele cobre com aproximadamente 600 páginas como desenvolver aplicativos para os telefones Symbian da Nokia (sistema operacional bastante popular nos smartphones da Nokia como N73, N95, N97, N82, etc.).  A melhor parte é que o livro te dá os passos necessários para construir aplicativos usando a linguagem de programação Python, o que permite construir aplicativos bem poderosos com interfaces avançadas e suporte  a bluetooth, acelerômetro, rede sem fio e outras funcionalidades destes dispositivos.

Para quem não pode adquiri-lo no formato impresso, não se preocupe pois o livro  está disponível gratuitamente on-line no wiki do Symbian.org. 

Fico feliz também em comentar que fiz parte do time de revisores deste livro onde pude revisar alguns capítulos devido à minha experiência e contribuições com o Python para S60 (PyS60 - PySymbian).

Valeu pessoal pelo convite e parabéns a todos envolvidos! Este projeto precisa continuar! :D

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

Estou aqui para falar um pouco das palestras que realizei hoje no IX Encontro do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco na Unibratec em Recife.

Apresentei 2 palestras. O primeiro tema foi sobre Sistemas de Recomendação em Python o qual falei mais da parte introdutória, algumas demonstrações e no fim falei do meu projeto que venho desenvolvendo em parceria com outros desenvolvedores:  Crab. Este é um framework escrito em Python para construção de engines de recomendação.  Estamos implementando as principais técnicas no momento, mas a idéia é ir expandindo mais.  Para saber mais visite a página do repósitorio do projeto.

Seguem os slides da palestra:






A minha segunda palestra foi uma palestra mais light apresentando sobre o nosso I Toró de Palestras do PUGPE ( pseudo-nome utilizado para os Lighting Talks ou Palestras Relâmpago).  Em um tom mais informal essa palestra foi apresentada em apenas 5 minutos! Afinal este era o objetivo! hehe





Abaixo uma foto minha apresentando sobre os sistemas de recomendação.  Quem quiser obter mais informações sobre o evento, ver o blog do PUG-PE.








Em breve disponibilizo o vídeo, pois minha palestra foi filmada também!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

 Olá pessoal e para os interessados na área de Mobile e Marketing,  a empresa IDigo - sediada no RJ e especializada em serviços de inteligência digital estão abrindo vagas para um curso em Estratégias de comunicação para Mobile.

Sem dúvidas, um curso interessante para aqueles que querem se aprofundar mais nesta área.

Agradeço a atenção do pessoal do iDigo,

Segue um breve resumo do curso:


Mobile marketing, um mercado que não para de crescer

*Por Claudia Valls

O mundo alcançou um marco na história da tecnologia: ao final de setembro, o
número de assinantes de telefones celulares chegou a 5 bilhões de pessoas. Esse
número equivale a 73,4% da população mundial. E no final do ano, o número chegará a
5,1 bilhões de assinaturas, aponta estudo realizado pela empresa iSuppi.

Há um enorme potencial no aumento das taxas de respostas positivas quando se
usa o marketing móvel, principalmente quando comparado às outras formas mais
tradicionais de publicidade. Por este motivo, mais e mais executivos estão recorrendo
a esses meios para envolver seus públicos-alvo.

Estudos indicam que mensagens curtas, como SMS, MMS e WAP são bem mais
eficientes do que o email marketing – a publicidade via mobile é 70% mais lida do
que os emails - e esse recurso pode construir a identidade de uma marca, além de
aumentar as decisões de compra dos consumidores.

Pensando nisso, o iDigo está oferecendo o curso “Estratégias de comunicação em
Mobile”, com 8 horas de duração, que visa capacitar os profissionais de marketing
a lidar com esta nova tendência de mercado. O curso é ministrado por Marcelo
Castelo, sócio-diretor da F.biz e Denilson Novelli, gerente de e-business da Tecnisa. O
treinamento está dividido nos seguintes módulos:

Evolução e visão do mercado de mobile
Cases de sucesso
Mobile e o uso de aplicativos, games e vídeos
Estudo de caso

Serviço:
Curso: Estratégias de comunicação para mobile
iDigo – Núcleo de Inteligência Digital
Dia 30 de novembro, de 9h às 18h
Local das aulas: Centro de Convenções Mourisco. Praia do Botafogo, 501.
Informações sobre custo e inscrições pelo site www.idigo.com.br

Olá pessoal,

Estive ausente no meu blog pois estou em uma fase crítica na escrita da tese do meu mestrado e outros projetos que estou trabalhando atualmente e que em breve serão comentados em futuros posts por aqui.

Uma das áreas que estou me especializando é no campo de pesquisa de recomendações, em especial, na construção de técnicas e algoritmos de mineração de dados para descoberta e oferta de produtos e serviços por meio de dispositivos móveis.

A construção de um agente inteligente capaz de realizar recomendações baseado nas suas preferências e das pessoas próximas a você considerando aspectos como proximidade, grau de confiança e interesses em comum podem tornar a experiência de compras muito mais rica e o mais importante auxiliar o usuário no processo de decisão de compras.

Este é um dos objetivos do meu trabalho.  De forma suscinta posso resumir que a missão deste trabalho serve como um guia para acompanhar as novas tendências na web e no mundo mobile. A descoberta e a oferta de conteúdo personalizado exige que os aplicativos sejam aprimorados a fim de que possam oferecer um produto ou oferta específica para um usuário.  

Como fazer isso ?  Há diversas maneiras de executá-la. Uma das abordagens é a modelagem de uma técnica inteligente que possa efetuar recomendações personalizadas baseada no cruzamento de informações de histórico de compras do usuário e nos locais em que estes mais frenquentaram (derivado do conceito de check-in).



A questão a se solucionar é : 'Como podemos ser capazes de oferecer estas  ofertas e serviços personalizadas  que possam ser do seu interesse e ao mesmo tempo oferecer recomendações associadas a coisas que você já sabe o que pretende fazer'.

A grande vantagem de associar-se ao contexto móvel se deve que com a mobilidade é possível obtermos o histórico de lugares em que o usuário frequentou e como essas informações podem ser úteis para descoberta e entrega dessas ofertas.

Vejamos alguns cenários para exemplificação:

" Baseado nesses três últimos restaurantes que você esteve, há outros seis restaurantes que possam ser do seu interesse. ";

" Olá você acabou de chegar em Curitiba, embora você seja novo em Chicago, mas de acordo com seu histórico de check-ins em Recife, aqui está uma listagem de lugares ou serviços que você pode aproveitar enquanto você estiver por aqui";

Imaginaram as possibilidades ? Estamos saíndo da era da recomendação clássica onde apenas avaliações (reviews), similaridade entre usuários são suficientes para gerar uma recomendação. A adição desta nova variável no contexto de recomendação poderá enriquecer a descoberta de serviços e recomendações geo-referencíaveis sensíveis ao tempo (Sim, o tempo também influencia, ou você acha que ele vai oferecer um restaurante de café da manhã no meio da noite para você ?). 

Uma empresa que recentemente vem trabalhando nesta visão é a Bizzy, que recentemente construiu um engine de recomendação de lugares e serviços baseado nos interesses de usuários similares e na listagem dos seus lugares favoritos. 



Por fim, gostaria de finalizar esse pequeno texto introdutório  na aplicação neste tipo de recomendação em um novo nicho de mercado que está girando na casa de milhões de doláres: As compras coletivas.

Com algoritmos e técnicas de recomendações deste porte, as ofertas em sites de compras coletivas poderiam ser enriquecidas. O usuário além de receber ofertas personalizadas de acordo com seu interesse, visto que há milhares de sites de compras coletivas que inundam de ofertas diárias e o mais importante é a adição do componente de localização móvel, onde não só os produtos do seu  possível interesse, mas as mais próximas a você ou até onde a maioria dos seus amigos também estão. 

Ofertas personalizadas geo-referencíaveis sensíveis a tempo. É nisto que venho batendo a tecla e é isto que venho observado nas grandes empresas Web direcionando seus esforços.

No Brasil, as compras coletivas estão aquecidas. Será que não chegará o momento de haver um filtro para recomendação destas ofertas para usuários cansados de receber tantas ofertas ?  Ou enriquecer mais a experiência de compra por meio de descontos especiais de acordo com o seu histórico de lugares e das pessoas similares a você. Será este o início da compra coletiva Geo-Localizável ?



Novas experiências para explorar, e as recomendações vieram para ficar.  Estamos saindo da era da informação para a era da recomendação e já visando a personalização.

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top