Vídeo sobre a visão da IBM de um sistema de trânsito inteligente


Conversando com meu amigo  Rafael Carício aqui no IM, ele me mostrou um vídeo muito interessante criado pela IBM falando sobre a concepção de um  sistema de trânsito inteligente.  O projeto apresentado parece ser sensacional e um dos módulos descritos pela jovem que narra o sistema no vídeo casa com uma das minhas idéias que tive em construir um sistema de zona azul social que nos avisa quando uma nova vaga próxima está disponível.

A visão da jovem e da IBM logicamente é a construção de um sistema de trafégo inteligente onde as ruas, estacionamentos, semáforos fossem todos integrados permitindo a comunicação das condições de trânsito para um usuário seja por meio de um dispositivo móvel como um GPS ou celular. 

Imagine você antes de sair de casa em direção ao trabalho receber um SMS com informações de trânsito das principais avenidas do Recife, ou que a BR-101 em um determinado trecho está em obras.

Não sei quando isso estará em pronto, mas sem dúvidas gostaria muito de me envolver com esse tipo de tecnologia que é essencial para a explosão demográfica de habitantes e o trânsito caótico nas principais metropóles. 


Segue o link do vídeo:





Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o vídeo.

Acho que muitos irão reconhecer a voz do dublador que fez a voz do homem :)

Também tenho uma idéia na cabeça, faz tempo já, sobre um sistema inteligente de caronas, que também vai aprendendo sua rotina e informando as pessoas no caminho que você poderia dar carona para elas.

Claro que precisaria de um sistema de recomendações (a lá eBay) para segurança e vários outros detalhes menores, mas eu até que já pensei em muita coisa :D

top