Olá pessoal,

Gostaria de postar uma notícia que vi em blogs internacionais na área de mobilidade, especialmente relacionada à Nokia, o qual lançou o produto chamado Nokia Bots. Este produto é composto por uma coleção de mini-utilitários (agentes autonômos) que monitoram a forma e uso do seu telefone e tenta melhorar a experiência com o sistema através de sugestões ou alterando configurações automáticas de acordo com o uso. Por exemplo, imagine que você geralmente ponha o despertador do seu celular para te acordar em um determinado horário. A idéia que o bot responsável por monitorar os serviços relacionados à alarme aprenda o horário que você geralmente dorme e sugere tanto o alarme , como também configura automaticamente o alarme. Legal ein?!

Nokia Beta Labs, responsável pela criação desses aplicativos, informa que os mesmos, por enquanto, só funcionam no Nokia N97 e no Nokia N97 mini e ficam executando na tela  principal do aparelho como pequenos widgets. Além do Alarm bot, existe o Profile bot, que automaticamente altera as configurações de telefone (volume, toque, silencioso, etc) enquanto você está em reuniões (logicamente, utilizando informações oriundas do aplicativo agenda do seu telefone).  Há também o Shortcut bot que rastreia as aplicações que o usuário usa mais frenquentemente, e os coloca como atalhos na tela principal do aparelho. A idéia é facilitar o acesso à aplicação, substituindo os existentes na barra de atalhos. Por fim o Battery Bot, que monitora os níveis de bateria e avisa ao usuário quando a bateria precisa ser carregada previamente, afim de evitar a síndrome da bateria descarregada no dia posterior. Para isso ele põe uma mensagem na sua tela inicial, informando que você precisa recarregar seu telefone,  Abaixo algumas screenshots do Nokia Bots:




Abaixo um vídeo do Nokia Labs falando do Nokia Bots:





Abrindo agora meus comentários, achei a idéia genial e acredito que já tenha postado essa idéia aqui no meu blog há algum tempo.  A idéia de ter aplicações que rodem no seu aparelho ocultamente e aprenda com o uso do telefone pelo usuário pode facilitar a vida do usuário, especialmente quando envolve atividades que sejam repetitivas ou periódicas. Logicamente, que esse tipo de aplicação necessita de um certo tempo para que ela aprenda o seu comportamento e consequentemente possa sugerir configurações para seu telefone  a partir do interesse real do usuário naquele momento. Queria ter um N97 para fazer uns testes! Mas estou preocupado o quanto esse monitoramento deve consumir da bateria do aparelho. Será que essas rotinas por trás para monitorar  o uso do aparelho ficam executando de forma exaustiva?!  E o aprendizado é contínuo ?! Qual  o intervalo de tempo que ele "reaprende" com o usuário ?!  Perguntas que estão na minha mente! Gostaria de saber se há alguma técnica inteligente executando por trás.  Acredito que não, acho que é mais uma tabela de frequência.... Perguntas que ficam em minha mente!

É isso pessoal, quem tiver um N97 e testar o aplicativo, favor postar comentários!!

 Valeu pessoal,


Marcel

Fonte: AllAboutSymbian


Olá pessoal,

Estou aqui para divulgar uma apresentação que dei hoje, na verdade uma aula para a turma de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-PE) sobre Noções Básicas de Internet com o micro-tema: "Internet aplicada para o Turismo".

A turma foi bem receptiva e bem engajada com a apresentação, embora tenha sido apenas o pessoal do primeiro período da turma de turismo. Espero ter despertado não somente o espirírito empreendedor no pessoal, como também mostrar como a internet pode ajudar a atingir novas formas de comercialização ao seu cliente. Para quem quiser acessar ou fazer download dos slides clicar aqui.


Os slides seguem também abaixo:








Quero agradecer ao professor Germano pela oportunidade e confiança em me selecionar para ministrar essa aula à turma de turismo!  Sim, claro e falei de mobilidade! heheh tinha que falar né?!

Atenciosamente,

Marcel

PySchart: Atualizado com gráfico de linhas com suporte a mais de uma série!

Olá pessoal,

Gostaria de publicar a contribuição do colega Richard Matovu (@matrich) ao meu projeto PysChart que foi um dos meus primeiros projetos open-source envolvendo Python e computação móvel. O projeto foca em disponibilizar um pequeno framework para construção de gráficos em aplicações para dispositivos móveis Symbian S60 (Ex: N95, N73, 5800 XM, E71, etc.) 

Esta biblioteca foi construída em meados de outubro de 2008, fruto de um projeto o qual eu utilizei tal biblioteca para construção de gráficos de linha. O mais interessante é que o Richard me procurou, e ele da Uganda na África, para utilizar o framework e também fazer umas melhorias!  O resultado está lá no site oficial do projeto hospedado no Google Project, o qual você pode agora construir gráficos de linha com mais de uma série! Sensacional!



Quem quiser conhecer mais sobre o projeto e quiser utilizá-lo ou modificá-lo, visite o site oficial do projeto PySChart. Ele roda sobre o runtime do Python para celulares Symbian S60: o PyS60.

O que mais me impressiona, é a convergência de pessoas que a cultura open-source promove. Nunca se sabe quais pessoas ao redor do mundo podem estar usando coisas que você desenvolveu! E o mais legal a interação que você tem com essas pessoas. Recomendo a todos a criarem projetos se possível open-source, você pode conhecer várias pessoas e receber contribuições ao seu projeto de diversas formas! Está aí a prova!

Quem quiser saber mais sobre o depoimento do Richard sobre o PysChart, clique aqui.


Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

II Encontro do PUG-PE (Usuarios de Python de Pernambuco) aconteceu! Sucesso!

Olá,

Aproveito este post para comentar sobre o II Encontro do Grupo de usuários Python de Pernambuco (PUG-PE) que ocorreu neste último sábado no Centro de Informática (CIN)/UFPE. O evento foi de alto nível, o qual manteve a qualidade do nosso último encontro. Podemos ver a palestra do Rodrigo Amaral sobre desenvolvimento de aplicações Python para web com o Google App Engine e a introdução ao Coding Dojo com Brunno Gomes. Fora a discussão saudável no fim de praxe sobre o uso de python nas universidades! 

Foto do II Encontro do PUG-PE


Para quem quiser saber mais sobre como foi o evento, e inclusive fazer download do material apresentado no encontro, visitar o blog do PUG-PE:


E se você ainda não faz parte do PUG-PE, aproveite e acompanhe nossa lista de discussão! Conheça essa linguagem poderosa que é Python e o que ela pode fazer por você!!

O III Encontro já está em pauta e previsto para abril! Participem!


Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

Este post é para falar sobre a minha palestra no II Encontro Livre realizada na Livraria Cultura, quinta-feira passada com o tema "Conhecendo Python e por que ele importa ?".  Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os presentes, admito que fiquei extasiado ao ver o auditório cheio de pessoas. Isso me levou a acreditar que a linguagem de programação Python realmente desperta a curiosidade de muitos, e também vejo que a nossa lista de discussões do PUG-PE (Grupo de usuários de Python de Pernambuco), está incentivando pessoas usarem Python em seus projetos.

Um agradecimento especial à comissão de organização do evento do Encontro Livre, Célia e Gustavo que me atenderam e me ajudaram com toda infra-estrutura para palestra. Sem dúvidas, esse tipo de evento tem um evento promissor especialmente fugindo das fronteiras de Recife, indo mais além: Pernambuco e até Nordeste. Com certeza, irei submeter novos trabalhos em futuras edições do encontro.

Falando um pouco sobre a minha palestra, eu tentei envagelizar o pessoal falando sobre o que é e como  eu posso começar desenvolver com Python, e finalmente por que eu deveria usar Python ?!  Fiz algumas pesquisas pela internet, e inclusive, recebi vários depoimentos de colegas e empresas que usam Python em seus projetos. Exemplos são presentes aqui em Pernambuco como: I2 Tecnologia, Orygens, Instituto Nokia de Tecnologia. Outra informação interessante é a crescente oferta de empregos envolvendo Python inclusive no exterior!! Grandes empresas vem utilizando Python, o que mostra que ela ainda tem grande potencial e mercado!

Mostrei também algumas demonstrações envolvendo o uso de Python na Web e Mobile. Um dos produtos foi o desenvolvimento de um crawler para o Twitter que extrai informações de trânsito das principais vias aqui de Recife, e posta as mesmas no Twitter de forma automática. Construí usando a engine do Google App Engine e Python básico com parsers em XML. Os dados são provenientes do portal da Prefeitura do Recife gratuitamente. Esta aplicação também segue o mesmo molde, sendo totalmente gratuita!  A experiência foi fantástica, e consegui fazer o aplicativo com apenas 65 linhas de código em 1 tarde, usando somente Python! 

Quem quiser ver o aplicativo e acompanhar o trânsito do Recife ao vivo, basta acompanhar/seguir o usuário do TrânsitoRecife no twitter pelo endereço:




Vale salientar que ainda há novas funcionalidades a adicionar neste sistema, como tornar isso de forma mais inteligente de acordo com a requisição específica do usuário, em vez de despejar o conteúdo das 28 câmeras no twitter. Um Parser inteligente, talvez?!! Interessante idéia!  

Desenvolvi outra aplicação mobile para telefones móveis embarcados com sistema operacional Symbian (Exemplos: N95, N97, N73, E71, etc. [Modelos da Nokia]) . Escrito em Python, e executado pelo interpretador do Python portado para celulares Symbian S60, o TransitoRecife Mobile, permite você acessar as informações do trânsito através do seu aparelho móvel. Nesta versão eu adicionei algumas informações como a localização da câmera em um mapa, as imagens das mesmas e por fim a situação do trânsito se está lento, congestionado ou livre. Estou gerando um aplicativo instalável para poder disponibilizar gratuitamente a todos que quiserem testar em seus aparelhos, em breve publicarei em um post por aqui. Por enquanto vejam alguns screenshots da aplicação:







É isso pessoal, estou também disponibilizando os slides da minha apresentação para download. Gostaria apenas que quem usá-la por favor, entre em contato comigo para a gente discutir em como usá-la sem ferir os direitos autorais. É gratuito, mas gostaria de ter o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido! =D









No fim da palestra, recebi algumas pessoas, o qual trocamos idéias sobre o uso de Python. Espero ter envagelizado e ter convencido mais entusiastas por esse mundo de programação fácil, poderosa e simples que Python provê!

Agradeço ao II Encontro Livre, e aguardo a próxima edição!

Atenciosamente,
Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que escreveram pelo Twitter ou por e-mails e listas de discussão sobre votos de agradecimento pela palestra que realizei ontem sobre Python no II Encontro Livre realizada na Livraria Cultura.  Quero agradecer especialmente ao comitê de organização do evento, que estava muito atencioso e conseguiu uma excelente infra-estrutura. Mas, isso merece um post especial que publicarei em breve.



O motivo deste post é divulgar nosso II Encontro do Grupo de Usuários de Python (PUG-PE) que será realizado amanhã (Sábado)  a partir das 08:00 nas dependências do CIN/UFPE (Recife- PE) no laboratório de Graduação 4.

Amanhã contaremos com uma palestra do Rodrigo Amaral sobre Desenvolvimento Web com o Google App Engine, a escolha do logo oficial para o grupo e talvez role (ainda não confirmado) um pequeno Dojo com Python. Vai ser bem interessante!

Convido a todos leitores residentes em Recife para participar do encontro! Se não forem ainda cadastrados na lista de dicussão do PUG-PE,  participe!


Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
Olá pessoal,

Estou aqui para divulgar a minha palestra, inclusive o evento, no II Encontro Livre que ocorrerá ma Livraria Cultura entre os dias 10,11 e 12 de março (Quarta,Quinta e Sexta).  Este ano o macro-tema do evento se chama - "Disseminando Cultura e Conhecimento".  A proposta é estabelecer um diálogo entre a Cultura Livre e os demais assuntos que permeiam sua construção tais como: Tecnologia, Software Livre, Propriedade Intelectual, Comunicação e Arte.  Sem dúvidas, um ótimo tema para falar sobre software livre e suas comunidades, e também debater um pouco sobre a cultura digital livre.


II Encontro Livre


A minha palestra ocorrerá no dia 11 de março  às 17:10  com o tema : 


A palestra terá um aspecto mais tecnológico, o qual irei falar sobre a linguagem de programação Python e o seu uso em diversas áreas.  Além de ser uma linguagem, é considerada uma plataforma que cresce em popularidade e também em programas escritos.  Está disponível e presente desde sistemas embarcados, passando por servidores e chegando em programas para controle de naves espaciais. Devido ao seu poder e versatilidade, está entre umas das 10 linguagens mais populares segundo o site de pesquisas TIOBE.

Acredito que será uma boa palestra com algumas informações para quem está começando, algumas demonstrações e algumas tecnologias para quem já é desenvolvedor. Fora que tenho algumas pequenas surpresas para mostrar no dia da palestra! Recomendo a presença de todos!

É isso aí pessoal, A entrada é FRANCA! Basta comparecer algumas horas antes no salão de eventos do andar superior na Livraria Cultura situdada no bairro Recife Antigo - Recife - Pernambuco.

Mais informações, visitar o site oficial do evento!

Parabenizar à equipe de organização do II Encontro Livre, que está fazendo um belo trabalho!


Atenciosamente,

Marcel Caraciolo


Mobideia pode ser acessado agora também por www.mobideia.com !

Olá pessoal,


Uma boa notícia! A partir de agora o blog Mobidéia pode ser também acessado pelo link:



Finalmente registrei o domínio do mobidéia! Tornando este blog cada vez mais oficial!! =D

Apontem seus links para este endereço também!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo
top