Nova Release do Java ME SDK 3.0!

Direto do JavaMovel.com:

A Sun Microsystems acaba de lançar o Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0, também chamado, Java ME SDK 3.0. Este será o sucessor do popular Sun Java Wireless Toolkit 2.5.2 e integrará CLDC, CDC e Blu-ray Disc Java (BD-J) num mesmo SDK.

Esta nova versão traz as seguintes novidades:

* Integração com emuladores de terceiros, bem como, de dispositivos com Windows Mobile;
* Simplificação no processo de deploy em dispositivos reais;
* Integração do CDLC/MIDP, CDC/FP/PBP/AGUI e BD-J em um único SDK, não sendo mais necessário o download e instalação de pacotes separados;
* Uma nova máquina virtual HotSpot CLDC, em substituição à antiga KVM;
* MSA 1.1 otimizado e com extensões;
* Suporte a profiling;
* Suporte a BD-J;
* Novo ambiente de desenvolvimento baseado na plataforma Netbeans;
* Integração com Lightweight UI Toolkit (LWUIT);
* Pesquisa por especificações técnicas de dispositivos integrado no SDK.


Lembrando que o ambiente de desenvolvimento tem fácil integraçao com o NetBeans, onde novos desenvolvedores terão mais facilidades de criar as suas primeiras aplicações.

No Netbeans, as principais ferramentas deste ambiente de desenvolvimento integrado são o editor de código, gerenciador de projetos e arquivos, integração com o Anterior, configurações do projeto, ofuscador de código, além de outras de cunho mais geral, encontradas em qualquer distribuição do NetBeans.

A máquina virtual da Java ME, a Kilo Virtual Machine (KVM), finalmente encerra o seu ciclo de vida, sendo esta substituída pela CLDC HotSpot Virtual Machine, inclusive para a configuração CDC. Com esta mudança, o comportamento das aplicações no emulador ficou mais parecido ao encontrado nos dispositivos reais. Outra mudançaça com a nova máquina virtual foi a compilação dinâmica das instruções de bytecode em instruções nativas “Compilação Just-in-time (JIT)” com menor consumo e fragmentação de memória, maior economia da bateria, dentre outras. Enfim, a instrução compilada dinamicamente, chega a ser cinquenta vezes mais rápida do que uma instrução interpretada.

A Sun não hesitou e incorporou a LWUIT como uma de suas bibliotecas padrão, disponibilizou uma aplicação exemplo e integrou uma de suas ferramentas utilitárias, o Resource Manager, dentro do Java ME Platform SDK 3. Alavancando de vez o nome LWUIT dentro da comunidade Java ME.

No Java ME Platform SDK 3, três novas APIs estão disponíveis para os desenvolvedores:
- Mobile Sensor API (JSR 256)
- XML API for Java ME (JSR 280)
- Java Binding for the OpenGL ES API (JSR 239)

A Sun está disponibilizando, no Java ME Platform SDK 3, uma máquina virtual para o Windows Mobile 6, que pode tanto ser instalado em um emulador do próprio sistema operacional no PC, quanto num dispositivo real. Tudo o que o desenvolvedor precisa fazer é instalar a maquina virtual.

Fonte:

JavaMovel

Artigo completo sobre o Java ME Platform SDK 3 na edição 69 da Java Magazine

Página de download do Java ME Platform SDK 3


CLDC HotSpot Implementation Virtual Machine WhitePaper

0 comentários:

top