Idéia: Sistema de buscas de transportes coletivos


Essa semana tive que ir de ônibus ao trabalho, visto que meu automóvel estava na oficina. O que isso tem haver com mobilidade e tecnologia? Explicarei agora.

Primeiramente, faz um bom tempo que não pego ônibus. Isso significa que informações como parada de ônibus, linhas de ônibus, itinerário(rota) dos ônibus eu não detinha. Então fui pegar o ônibus meio que na sorte. Ao chegar na parada, ficava prestando atenção nos cartazes que ficavam pregados no painel frontal do motorista do ônibus que continham alguma informação mesmo que incompleta de onde o ônibus passaria. Se ele passasse perto de onde eu precisasse descer, já saberia que eu poderia pegar aquele ônibus. Mas, e se o ônibus que eu precisasse para chegar até o local do meu trabalho não passasse naquela parada, ou se eram necessários pegar 2 ônibus para chegar até o mesmo ? E o preço do vale transporte? Tarifa A, B, C ? Essas informações estavam totalmente confusas em minha cabeça. Enfim, em base de suposições acabei chegando até o meu trabalho, mesmo descendo na parada errada e tendo que caminhar algumas centenas de metros para uma parada mais próxima, onde baseado novamente em adivinhações, peguei um novo ônibus que chegava até o lugar pretendido.

Essa experiência que foi muito na tentativa e erro, poderia ser resolvida se existisse algum sistema que pudesse me dar essas informações. Procurei na internet sobre o itinerário de ônibus da minha cidade e por felicidade encontrei esse site do orgão municipal responsável pelos transportes urbanos. Embora o sistema até informe quais são os itinerários das principais linhas, mas ainda é insuficiente. Como vo saber qual linha pegar se eu não se onde eu pego ônibus passa aquela linha ? Ou seja, terei que navegar no site, pesquisando linha por linha até encontrar o ônibus que passa na parada desejada. E ainda depois verificar se o mesmo vai até o destino pretendido. Isso, com sorte, se o ônibus tiver o itinerário até o local. Se não terei que cruzar várias informações até encontrar quais linhas pegar. Haja tempo desperdiçado! Mas e se eu quiser saber informações como tempo médio de viagem, custos, distância pecorrida... e se as linhas que eu pegar não forem as melhores? Isso envolve variáveis como tempo de viagem, distância percorrida, custo da passagem, até o trânsito pode ser incluído também nesse conjunto.

Foi aí que veio a idéia na minha mente em possibilitar a criação de um sistema com uma interface visual fácil para que os usuários de transportes coletivos possam rapidamente baseado no ponto de origem ao ponto de destino quais os ônibus que ele deve pegar afim de chegar até o local desejado. Com isso, o usuário que não detém conhecimento de quais linhas deve pegar, usará o sistema para poder não somente identificar quais linhas de ônibus (itinerários), como também quais pontos de ônibus (que ele deve descer/subir) com o menor custo possível. Informações de tarifas, horários, empresas tudo isso seria informado pelo sistema que poderia ser acessado via celular (por meio de um aplicativo móvel ou web) e via web em sua própria residência antes de preparar a sua jornada até o local desejado.

Um sistema inteligente com uma interface agradável (integrado ao engine do google maps) onde tivesse acesso a um banco de dados com informações sobre tarifas, itinerários x linhas de ônibus, distância x tempo, etc , de forma que o usuário pudesse acessar em tempo real essas informações sejam através de uma consulta pela internet ou até através de consultas SMS em modo texto. Assim o sistema diria qual o trajeto necessário para que o usuário a partir do ponto de saída ao ponto de chegado deveriar percorrer sem se perder.

Agora, pense que não somente facilitaria a vida dos usuários de ônibus, como também ajudariam
as empresas que administram o transporte coletivo a mapear quais as linhas mais requisitadas e trajetos mais utilizados pelos usuários a fim de tomar medidas/ações para agilizar a vida do usuário de transporte coletivo nas principais metropóles do país.

Partindo do ponto de vista tecnológico esse sistema poderia ser disponibilizado em terminais específicos espalhados pelos terminais de integração da cidade e também em forma de aplicativos móveis para o usuário que precisa em tempo real saber qual ônibus pegar, em que parada pegar/descer, o custo da viagem e o tempo médio que vai gastar para chegar até o local desejado.

Para toda essa base de dados, e para que o sistema automaticamente montasse a melhor rota até o local desejado, seria necessário algumas técnicas de otimização de roteamento de veículos. Algo bem interessante para um projeto de mestrado ou algo específico. Pretendo vasculhar mais informações sobre essa área, quem sabe não sai um protótipo interessante em breve.

O nome da idéia é chamada de B.U.S.U. Um buscador universal de rotas para transportes coletivos. A tecnologia tem que chegar às massas. São mais 300.000 usuário de tranporte coletivos mensalmente. E esse tipo de aplicativo pretende ajudar pessoas como eu que utilizam de intuições, palpites e perguntas ao moço do lado com a clássica pergunta: "Esse ônibus vai até o lugar x ? Qual eh o ônibus que pego ? "


Algo que pretendo aprimorar mais. Mantenham-se ligados!

6 comentários:

Anônimo disse...

Marcel, eu também já pensei nisto, só que em uma versão desktop.

Confesso que o principal problema é obter esta informação da secretaria de transportes e manter a base de dados atualizada.

Vc vai esbarrar com burocracia, gente com má vontade,etc..que no fim, só me fez abandonar a idéia.

Se está afim de comprar esta briga, parabéns, eu já desisti..já matei muito leão por aí e estou cansado..

Unknown disse...

Já tive uma idéia parecida, mas não relacionado a transporte coletivo. Seria apenas para aparelhos móveis com GPS. Nele ia cruzar informações com google maps e wikipedia para mostrar todas as informações possíveis do local que ele se encontra.
EX:
Se ele está em algum local em Olinda - PE. O software se conectava ao GPS e Google Maps, acha o local onde está e procurava informações sobre a cidade, ou até mesmo bairro ou rua, no wikipedia como fatores históricos, restaurantes, etc.
Seria uma boa para turistas, e as bases de informações, google maps e wikipedia, como são abertas não teria tanto problema para desenvolver como o que colega acima citou.

Telmo Pimentel Mota disse...

A EMTU tem um número gratuito (0800 81 0158) para fornecer esse tipo de informação. Agora só pode ser usado a partir de telefones fixos.
O site poderia ter um serviço de busca melhor sim, mas o grande público dos ônibus não usa internet, muito menos aplicações de celular. Então o 0800 está aí para chegar nas massas, com uma pessoa do outro lado da linha e não uma URA. Menos Tech mais Touch.

Anônimo disse...

Olá marcel. procurando no google sobre intenert+transporte publico entre outras coisas achei o teu post!.. Estou iniciando a monografia voltado para esse mesmo tema. Vou formar em Comunicaçao e meu projeto é mais voltado a pesquisa de opiniao da populaçao qto aos servicos do sistema/site, usabilidade e interface. Estamos querendo desenvolver um site com rotas do gmaps tbm.

Como está o teu projeto?

Talvez possamos trocar idéias sobre.

Teh mais.

Anônimo disse...

Olá marcel. procurando no google sobre intenert+transporte publico entre outras coisas achei o teu post!.. Estou iniciando a monografia voltado para esse mesmo tema. Vou formar em Comunicaçao e meu projeto é mais voltado a pesquisa de opiniao da populaçao qto aos servicos do sistema/site, usabilidade e interface. Estamos querendo desenvolver um site com rotas do gmaps tbm.

Como está o teu projeto?

Talvez possamos trocar idéias sobre.

Teh mais.

Anônimo disse...

Goiânia já tem tudo isso... www.rmtcgoiania.com.br explorem todos os links, eles tem horário em tempo real via satelite.. olha nem parece coisa de brasileiro

top