Como configurar o Mail For Exchange (push email) em seu Nokia

Para os interessados em como configurar os e-mails para serem acessados pelo seu celular. Ou seja, e-mails que usam o sistema Exchange da Microsoft estão entre os possíveis para ser acessados direto do seu celular.
No blog do ramalho tem mais informações sobre como fazer essa configuração no seu Symbia de forma gratuita!
Vale a pena dar uma olhada.
Um programinha para você criar efeitos nas suas fotos tiradas do seu aparelho celular!! Para celulares Symbian, o programa FaceWarp é um pequeno software que utiliza uma série de efeitos para deixar suas fotos com distorções e modificações muito divertidas.


Download FaceWarp


Fonte: RodrigoToledo.com
A nova interface gráfica (UI) para o sistema operacional Symbian chamada de ScreenPlay promete!
Com certeza essa nova arquitetura gráfica junto com a tecnologia MultiTouch vão levar a novos patamares os celulares Nokia.
Vamos esperar para ver!


Vídeo demonstração do ScreenPlay:



Fonte: Rodrigotoledo.com
Esse aplicativo é uma mão na roda par aqueles que possuem celular com pouca memória de armazenamento! Com esse aplicativo você pode criar facilmente ringtones para o seu celular. Testei, e é realmente muito fácil de usar e ainda mais gratuito!


O Techlogg.com é um pequeno programa que ajuda você a criar ringtones para o seu celular gratuitamente! O programa Toneshop é um transforma suas músicas em ringtones de maneira simples e rápida, e ainda pode ser utilizado para converter arquivos em MP3, AAC, MP4, WAV, AMR-NB, MMF (WTF?) e outros formatos.

Para fazer o download clique neste link.


Fonte: RodrigoToledo.com
Com a chegada da tecnologia 3G, acrônimo para a nova rede celular da Terceira Geração, novos serviços estão aparecendo e trazem novos meios de interação com seus usuários. Aplicativos multimídia, serviços bancários, videoconferência, sistemas de localização móvel e diversos outros estão por vir a fim de explorar a principal característica do 3G que é a banda de transmissão de dados em alta velocidade (1 Mbps a 3,5 Mbps).


Interessante, é que com o lançamento dos serviços 3G pelas operadoras de celulares, vai surgir uma necessidade e mercado para explorar o nicho aberto por essa tecnologia. É necessário ver o comportamento das empresas em como vão aderir à essa tecnologia, seja adaptando seus processos com a integração do 3G ou seja lançando novos serviços para capturar novos usuários e ampliar a disponiblidade dos seus serviços prestados através de sistemas móveis.

Esse primeiro post trará algumas referências de como as empresas estão se adequando ao 3G e que serviços elas estão disponibilizando para esse novo tipo de mercado consumidor.

Bancos sempre são os pioneiros em lançamento de serviços móveis. Desde a popularização do serviço Wap, alguns bancos já lançaram serviços em que os seus clientes pudessem realizar as principais operações pelo celular, como: visualizar o saldo da conta corrente e poupança, fazer transferências, etc. Acho que não será diferente com a chegada do 3G, vejam a notícia abaixo:

ItauA partir de hoje, 25 de março, o Banco Itaú começa a oferecer serviços exclusivos para usuários de telefonia celular 3G.
Clientes com essa tecnologia terão serviços exclusivos através do Itaú Mobile.

Entre as novidades o acesso à TV Itautrade que oferece vídeos com principais notícias de investimentos; a posição consolidada da carteira de fundos de investimentos por meio de gráficos, além de acesso a relatórios da Itaú Corretora, em formato PDF. Hoje, o serviço ficará disponível para clientes Claro e Telemig Celular, empresa da Vivo, em Belo Horizonte, as únicas do Brasil a terem a oferta comercial 3G em 850 MHz.

“Com a tecnologia 3G conseguimos desenvolver serviços exclusivos aos clientes, com mais recursos e facilidades para ter acesso às informações do banco através do celular”, diz Luis Antônio Rodrigues, Diretor de Sistemas de Canais Eletrônicos do Banco Itaú, em comunicado distribuído à imprensa.

Fonte: MobileLife

Vamos aguardar e ver novos serviços lançados para essa plataforma. Fiquem de olho!

Aplicativo para animações 3D do Symbian

O E3DG é um software que cria animações totalmente em 3D que foi desenvolvido para a plataforma Symbian.

Ainda não testei o software a fundo mas me diverti um pouco criando uma animação simples baseada numa foto qualquer da minha galeria.

Se quiser testar também e escrever aqui o que achou, visite o site oficial clicEncontrei um software bem interessante chamado E3DG referenciado no blog do Rodrigo Piccelli. E3DG é um software que cria animações totalmente em 3D que foi desenvolvido para a plataforma Symbian.
De acordo com testes realizados é possível até usar fotos da galeria do seu celular para montar animações 3D que podem ser salvas depois em formato de protetor tela.

Ainda não testei, mas deixo link para os interessados na tecnologia.
Durante a semana encontrei um aplicativo muito interessante para celulares Symbian Nokia que permite tirar fotos no formato DNG RAW. Para aqueles que não sabem, o formato DNG (Digital Negative) foi lançado pela Adobe e se firmou como padrão universal para imagens RAW geradas por câmeras digitais.
Para se ter uma idéia do poder da resolução da imagem, as câmeras que oferecem suporte a esse formato são normalmente equipamentos de alta-capacidade e uso profissional como câmeras da Samsung, Pentax, Ricoh, etc.

Resumindo, uma imagem RAW é o resultado da primeira impressão de luz que atingiu o sensor da camera no momento que a foto foi tirada, sem alterá-la em nada, então é possível ajustar posteriormente todas as variáveis da imagem livremente, como se estivesse “revelando” a foto (cor, luz, saturação, contraste, etc…)

À seguir duas imagens da mesma planta tiradas usando um Nokia N82, a primeira foi tirada utilizando a câmera ajustada para 5Mp e a segunda foi tirada utilizando o DNG Phone Camera e foi aplicada luz artificial, vejam a diferença:


As fotos tiradas são compatíveis com os seguintes aplicativos: Adobe Photoshop CS2, Photoshop CS, Photoshop Elements 3.0/4.0 e DNG Converter.

Para fazer o download do aplicativo, clique aqui.

Mais informações no Daily Mobile.


Fonte: Rodrigo Piccelli
Para aqueles que sofrem do problema do esquecimento de posicionarem a câmera na forma correta durante a filmagem, há uma solução para esse problema. Em uma referência do post do Rodrigo Piccelli, há um aplicativo freeware pra download que permite rotacionar os vídeos depois de gravados.

Segue as possíveis rotações disponibilizadas pelo aplicativo:

rotate video 90 CW;
- rotate video 180;
- rotate video 90 CCW;
- flip video horizontal;
- flip video vertical;
- flip video vertical and rotate 90 CW;
- flip video vertical and rotate 90 CCW.

Para fazer o download clique aqui.





O site CIO.com preparou umEssa notícia vai para os usuários do BlackBerry! Encontrei através do post do blog do Rodrigo Piccelli um vídeo tutorial que mostra passo-a-passo como instalar e usar seis ótimos aplicativos no seu BlackBerry. Os aplicativos variam desde leitores RSS, Google Maps e até aplicativos para acesso de redes sociais como FaceBook e Twitter. O vídeo tem 10 minutos e pode ser acessado aqui.

Alguns aplicativos legais em Python para Symbian

Estava navegando pela net e acabei encontrando referências sobre 2 aplicativos bem interessantes para celulares Symbian S60. Vale a pena fazer alguns comentários e recomendações! Por sinal um deles foi desenvolvido por um brasileiro. Muito legal ver a galera catucando em Python, principalmente em celulares mobile.

O primeiro aplicativo é o Scribe , ele foi desenvolvido por Jay Fenton. O aplicativo é uma solução cliente desenvolvida em Python que permite você criar ou editar posts do seu blog hospedado no WordPress. Há suporte ainda para adição de imagens, links para outros sites, etc. Claro, desde que o usuário tenha algum conhecimento de HTML para adição desses recursos. O mais legal é que esse aplicativo, de acordo com a fonte SymbianBlog, foi desenvolvido em apenas 60 minutos!
Vejam como PyhonS60 também poder ajudar desenvolvedores em colocar suas idéias em aplicativos com maior agilidade e rapidez! Vejam alguns screenshots da aplicação:


Scribe Scribe


Essa é apenas uma versão beta e existem outras opções. Mas para uma primeira versão acho que pode ajudar muito aos editores de blog em postar conteúdo a qualquer momento usando seu aparelho móvel. Segue o link abaixo para fazer o download. Lembre-se de instalar o PythonS60 para o seu celular!

Download!

** Falta apenas um aplicativo-cliente para a ferramenta do Blogger. Talvez eu implemente!! Deixarei aqui como um gancho para um próximo aplicativo... Algo semelhante de postar fotos direto do celular no orkut ou no flickr seria interessante também. Mas isso deixo para um próximo post!


O segundo aplicativo foi desenvolvido por um brasileiro Douglas Fernandes. A solução é uma alternativa interessante para os usuários do Last.FM (serviço gratuito que permite a criação e compartilhamento de rádios digitais) que permite você usar o recurso de scrobbling do last.Fm através do seu celular. Antes de explicar do que se trata o aplicativo, explicarei o que é o Scrobbling.
A idéia é que o Last.fm constrói o profile de cada usuário baseado no gostos musicais do mesmo gravando no seu sistema detalhes (nome, banda, etc) de cada música que o usuário ouve seja através das rádios online do site , computador do usuário (windows media player, winampp, etc)
ou em seu mp3 player. Essas informações são passadas para o banco de dados do Last.FM (daí o nome "scrobbled" ) através de um pluggin instalado no player de música do usuário. Com isso, além de informar quais músicas estão sendo ouvidas pelo usuário, o Last.FM tem diversos mecanismos de networking social que permite recomendar novas bandas ou músicas com mesmo perfil ou gosto musical do usuário.

Agora, para os ouvintes de música que utilizam intensivamente seus celulares Symbian S60 como player de música, há um aplicativo que permite fazer o scrobbling de suas músicas ouvidas no celular ao serviço Last.FM. O aplicativo batizado de ASPyPlayer permite você usar o seu celular também como um novo meio de atualizar seu profile do Last.FM (quanto mais atualizações, mais o Last.FM pode conhecer seu gosto musical e assim recomendar novas músicas). Ele funciona também como um player de música além da existência desse Add-on para usuários Last.FM. Ele foi desenvolvido em Python e é um projeto Open-source e tem recebido um grande feedback de usuários do Last.FM! Recomendo!

Atualmente o ASPYPlayer está em versão beta e é gratuito, mas já disponibilizo alguns screenshots do aplicativo em execução:


Instruções para fazer o download do aplicativo se encontram aqui ou aqui.


Pois é, como podem ver PythonS60 é uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de aplicativos mobile para celulares Symbian S60. Esses são alguns dos diversos aplicativos que existem hoje disponíveis para download gratuito. Se você se interessou em desenvolver aplicativos para essa plataforma, já escrevi um breve tutorial para iniciar o desenvolvimento.
Em breve, estarei lançando um tutorial mais completo para os interessados! Fiquem de olho no meu blog!





Para aqueles que estão cansados do velho toque manjado do Nokia Tune do seu aparelho celular. Encontrei hoje pelo blog do Rodrigo Toledo uma referência a uma versão mordenizada e turbinada desse toque. Muito bom! Uma versão meio techno.
Segue o link para download e o vídeo no youtube para preview:


Alguém precisa de um capturador de imagens de tela de celulares Symbian 3rd?

Existem um aplicativo chamado ScreenSnap para tirar imagens dele em formatos conhecidos como BMP e JPG e outros. É totalmente gratuito!
Acabei de utilizá-lo para fazer uma captura de tela de alguns aplicativos instalados no meu aparelho! E a imagem saiu muito boa! A recomendação foi dada pelo Rodrigo Toledo no seu blog.

Download ScreenSnap

Esse futuro aplicativo vai para os fãs de Lego! A empresa Play/Nyc está trabalhando no desenvolvimento do Lego Touch, um aplicativo para IPhone e o Ipod Touch que agrega os recursos dos aparelhos sensíveis ao toque ao brinquedo de blocos de montar mais famoso do mundo.

Além de permitir a criação de prédios, carros e até avatares (bonecos) diretamente do aparelho, você poderá também compartilhar as criações com outros amigos e até a possibilidade de personalização dos blocos.


O site do projeto, em playnyc-inc.com não informa quando o aplicativo ficará pronto, mas dá algumas dicas de seu funcionamento. Usuários interessados ainda podem conferir um vídeo no YouTube.

Fonte: Geek

Hoje conversando com um colega de trabalho durante o almoço.. chegamos numa discussão sobre celulares, convergência e por fim na integração da TV com o celular, ou seja, a tela do celular agora direto na Tv! Hoje já existem aparelhos com essa funcionalidades como o celular D-900 da Samsung e o próprio N95 da Nokia. Mas e a integração sem fio ? Hoje utilizamos cabos de vários tipos (sejam vídeo composto, componentes, Svideo, etc) e ainda não paramos para perceber que podemos utilizar hoje tecnologias de baixo custo como Bluetooth, zigbee ou até o próprio Wi-Fi pra fazer essa comunicação! Penso eu que no futuro o nosso setup box com vídeos, conteúdos, notícias, músicas, fotos, e-mails e tudo mais está mais próximo do que imaginávamos! Afinal de contas, o celular vem se tornando algo mais do que um simples aparelho de conversa e ganhando novas funcionalidades, deixando-o com cara de um computador móvel ultra-compacto.
Ou seja no futuro, eu irei chegar em casa com meu celular.. vou poder ligar o bluetooth dele que irá se comunicar com a TV que posso passar as fotos que eu tirei na minha última viagem, assistir um filme ou seriado que eu baixei durante o percusso de retorno do trabalho direto do celular pela rede 3G, ou até acessar a internet e ler meus feeds, e-mails e notícias... Ou ouvir músicas direto do meu aparelho e fazer aquela festa ou até ler meus documentos e fazer pequenas edições e modificações! Ver tv ?? Tv Digital direto do aparelho!! Ele só não faz pipoca ainda né ?! Mas vejo que o futuro é ter nosso celular convergindo para um dispositivo de entretenimento e processamento móvel.
Não tenho dúvidas, que no futuro ao perguntamos a alguém se você tem um celular... alguém irá responder? você tem isso ainda é ?? Eu tenho agora meu SmartTabletPhoneDevice...

"É o sinal da convergência chegando..."



noBounds

Queria aproveitar esse post específico para falar de um projeto de um dos centros de pesquisa da Nokia que desenvolveram um aplicativo para o tablet N800 que se comunica diretamente com sua tv HDTV por meio de Wi-fi ou USB. Fascinante o projeto! Vejam o vídeo abaixo e compreendam a dimensão do projeto.

Gmail no Seu S60!

Não sei se pode ser interessante para usuários de smartphones Symbian sem Wi-fi (devido ao preço das tarifas usando rede telefônica) , mas para os donos do N95 essa funcionalidade é perfeita!
Trata-se de ter o seu e-mail do Gmail sempre à disposição direto do seu celular, ou seja recebeu um novo e-mail ? Uma mensagem em pop-up no seu celular avisa que chegou um novo e-mail! (Feito SMS). Quer ler seus e-mails? Vá na caixa de entrada do seu aparelho e está lá todos os seus e-mails.
Claro que não é um GMAIL de verdade, ou seja não implementa todas as suas funcionalidades, mas é uma mão na roda no quesito de ter seu e-mail 24 horas a qualquer momento e sempre atualizado. A ferramenta é gratuita, e tem um tutorial em inglês para fazer as configurações necessárias no seu celular.

Pseudo Push Email Pseudo Push Email



Fonte: SymbianBlog

Essa é uma dica que pode ajudar a muitos interessados em ter seus fones headset bluetooth estéreo (como por exemplo o fone BH-501 da Nokia) funcionando perfeitamente com seu PC ou notebook com Windows XP. Para evitar downloads necessários de diversos aplicativos desnecessários que vão desde versões antigas do WidComm (programa para comunicação Bluetooth entre PC e dispositivos bluetooth) e BlueSoleil (outro programa do mesmo gênero), recomendo baixar somente um que funciona!
Dou créditos ao colega Amauri, que me forneceu a solução e versão correta:

Não disponho aqui do link para download, mas já informo a versão correta (essa versão funciona 100% com esse fone) : IVT BLUESOLEIL 5.05.178!!

Pois está aí a dica,

Agora você pode ouvir as músicas do seu pc/notebook com seu irado e exigente headset fone bluetooth com maior tranquilidade.
Não sei vocês, mas já passei diversas vezes em situação em que você está com seu celular com a carga da bateria prestes a esgotar... você esqueceu seu carregador em casa e só tem um pc ou notebook disponível para recarregar o teu celular. É , não interpretem errado!! Somente o notebook ou um pc!!
Para isso você só precisa de um cabo USB genérico e um carregado genérico Nokia. Com isso você pode criar um carregador USB para celulares Nokia, no mesmo estilo do carregador CA-100 da mesma empresa.
De acordo com o post citado do blog do Rodrigo Toledo, é fácil demais e o custo é bem baixo com essa solução caseira. O tutorial em como fazer se encontra aqui.

Vejam aqui um vídeo mostrando um cabo genérico pronto!


Vejam o poder de Python S60! Alguns usuários antigos estavam tendo problemas em fazer downloads do seu aparelho celular (Ex: Nokia 3250) . Problemas como pausar, reiniciar, e gerenciamento em geral dos downloads estavam sempre no pé do usuário. Outro problema sério era o download apenas de arquivos suportados pelo aparelho, ou seja arquivos compactados com format .RAR , nem pensar!

Para solucionar esse problema, um desenvolvedor criou o SmartGet, que é um aplicativo cliente escrito em Python para celulares S60 que gerencia os downloads do seu aparelho. Ainda não testei, mas pela interface parece ser bem completo e intuitivo. Veja algumas interfaces do aplicativo abaixo:


SmartGET SmartGET


O importante que quero frisar nesse post não é o aplicativo em si, mas você ver o poder de Python em desenvolvimento de aplicativos para quaisquer tipos de solução! Ainda quero perguntar ao desenvolvedor do SmartGet quanto tempo ele levou pra desenvolver esse aplicativo. Não me impressionarei se ele disser q foi menos de 1 semana! (É realmente incrível o poder de prototipação de Python...)


Mais informações, podem encontrar no blog SymbianBlog!

Deixo o link abaixo do programa para download:

SmartGET SmartGET

Nota: Ele precisa do Python S60 para ser executado!

Download!

Download Python!

O novo firmware lançado pela Nokia (v21.0.016) para o N95-1 Classic traz algumas melhorias e novas funcionalidades. Quero destacar uma, que eu acho que é a mais esperada por todos os usuários desse smartphone: a capacidade de assistir vídeos do YouTube direto do Broswer (da mesma maneira como fazemos pelo desktop).
Embora existam já soluções prontas pro Symbian como o “emTube” e o “MobiTubia” , ainda assim eles não permitem você ter a disponibilidade de ter acesso direto de um vídeo que esteja hospedada em uma página que você esteja visitando.
O Update do firmware ainda não está disponível para download, mas já podemos ter algumas prévias dessa nova funcionalidade em ação.
Vejam o vídeo abaixo:




Fonte: SymbianBlog

Para os interessados em desenvolvimento Jav aME, especialmente para interfaces em baixo nível, encontrei uma dica muito legal no blog do Wendong falando a respeito da Kuix (Kalmeo User Interface eXtensions). Esse framework para aplicações JavaME permite construir interfaces com diversos estilos através de layouts utilizando XML e CSS. Ainda não fui a fundo na API, mas a boa notícia é que ela é OpenSource
e já se encontra disponível para download, inc lusive com tutoriais e um pequeno demo para demonstrar as funcionalidades do framework.

Recomendo darem uma olhada!

Dicas[Symbian]: Atualização de Firmware de aparelhos Symbian

Acabei de atualizar o firmware do meu celular N73, e fiquei feliz com algumas modificações existentes nessa nova versão. O meu aparelho foi atualizado para a versão 4.0738.3.1.1 (RM-132). Entre os principais updates nessa versão fica na velocidade (Senti uma grande diferença na rapidez de navegação entre os menus do aparelho) e na adição da pilha de protocolos bluetooth A2DP (principal motivo de ter atualizado meu firmware!). O A2DP ( Advanced Audio Distribution Profile) permite que você possa usar headsets éstereo para ouvir músicas do seu aparelho. Como tinha adquirido o Headset Bluetooth Nokia BH-501 (recomendo, principalmente pelo bom volume!), precisava que o aparelho suportasse o protocolo A2DP, que foi acrescentado nessa nova versão do firmware.

Primeiramente, tive que fazer uma pesquisa nos principais fórums e comunidades do orkut sobre as versões existentes de firmware do aparelho. Atualmente, existem diversas atualizações que aparecem de acordo com seu product code. O product code do aparelho permite informar quais as versões estão disponíveis para atualização do sistema operacional do aparelho. Para saber qual é o seu product code, basta ver atrás da bateria do seu aparelho o número em um adesivo branco colado no mesmo . Mas para automatizar todo esse processo, a Nokia disponibiliza um software que verifica e informa se existe atualizações para seu aparelho.

Irei explicar os procedimentos aqui, caso alguém se interesse em fazer a atualização do seu firmware.

Primeiro, verifique qual é a versão atual existente no seu aparelho Symbian. Para isso digite no teclado do seu celular : *#0000#. Ele irá informar a versão de software do modelo do seu celular. Versões 3.xxx são as mais antigas, e já existem novas atualizações para esse firmware (dependendo claro do product code do seu modelo).

Instale o aplicativo Nokia Software Update disponibilizado no próprio site da Nokia. Esse programa é responsável por fazer e verificar a existência de atualizações do seu firmware.
Instalado, conecte o seu aparelho usando o cabo de dados no seu PC. O seu aparelho abrirá uma pequena tela, perguntando qual o modo que você deseja para comunicação com seu pc. Escolha PC Suite. O seu sistema operacional irá detectar o aparelho e instalar os devidos drivers para comunicar com seu celular. Antes de fazer qualquer update é recomendável fazer um backup de todos seus dados (mensagens , aplicativos, etc) antes de fazer o update do firmware. Para isso utilize o Nokia Pc Suite que vem no cd junto com seu celular ou disponível por download no site da própria .
Depois de todo o backup realizado e com o Nokia Software Update em execução, você chegará numa tela parecida com essa do lado esquerdo. Note que ele informa o firmware atual instalado no seu aparelho e a atualização da versão do firmware mais nova para download. No meu caso apareceu 4.0738.3.1.1. Isso varia de acordo com o modelo/product code do seu aparelho. Siga as instruções do aplicativo (que é bem fácil), aguarde ele fazer o download pela internet do novo firmware e aguarde ele completar toda a atualização. No fim, você terá seu aparelho novo com firmware atualizado!

Para aqueles que não conseguirem atualização direta pelo Nokia Software Update, há uma opção de conseguir alterar o seu product code (número que representa o modelo do seu aparelho) e consequentemente conseguir a atualização do seu N73. Para isso você deve instalar o Nemesis Service Suite (Ele é o aplicativo que altera seu Product code) . E depois de alterado o seu Product code, você segue os mesmos procedimentos explicados acima usando o Nokia Software Updater. Para escolha do product code correto, li em muitos fóruns que a versão da Europa 1 (0529835) é o mais recomendado. Existe um tutorial muito bom que explica como fazer a troca do seu product code. E também um vídeo auto-explicativo no youtube mostrando passo a passo como fazer a atualização e troca do product code.

No meu caso não precisei alterar o meu product code (aparelhos N73 adquiridos pela operadora TIM). Verifique se o seu tem que alterar o product code , verificando primeiro se há atualizações utilizando o software Nokia Update service. Se não houver e o seu aparelho for de versões 3.xxx, troque o seu product code (com o programa NSS citado acima) e depois utilize novamente o Nokia update service. Não há mistérios! Lembrem-se de fazer backup dos dados e mantenham a bateria cheia do seu aparelho antes de fazer a atualização!

Ah, Não é possível fazer um downgrade de versão (sair da nova versão para velha)! E curtam o seu novo firmware.
Também está disponível na internet, um tutorial que transforma seu Nokia N73 (RM- 132) em um Nokia N73 ME (RM- 133) (Music Edition). Vejam aqui. (Ainda não testei!)

Ah, claro! A responsabilidade de fazer o update é do do próprio dono ou usuário do aparelho! Mas seguindo as instruções acima , não será um bicho de 7 cabeças!

Ah, esses tutoriais são válidos para outros aparelhos Nokia Symbian também: N95, N80, etc.

Boa sorte e bom update!


Forum Nokia lança o desafio 2008 Code Example Challenge


Para os desenvolvedores Mobile de plantão, a Nokia está lançando um desafio no seu site Forum nokia. O objetivo é mostrar suas habilidades no código seja em Open C , Flash, Symbian C++ , Python, Java ME ou Web Runtime para Plataformas Nokia.
Para promover as novas tecnologias focadas da Nokia, ela está anunciando alguns prêmios especiais para certas categorias que sãoS60 Web Runtime Widgets ,Flash Lite e Location Based Services.

A competição é para códigos de aplicativos que devem ser hospedados no Wiki do Forum Nokia. Você além de postar o código do seu aplicativo, deve colocar um texto introdutório falando sobre ele e o código todo comentado. Ganha pontos ainda se você enviar o aplicativo executável junto com o código fonte. A condição desses aplicativos é que eles não tenham sido publicados em nenhum lugar.
O desafio começa dia 11 de março e termina dia 31 de Maio de 2008.

Então é isso aí, vamos codificar! mandem seus Mini-códigos !



Fonte: Forum Nokia



Cada dia a mais venho me impressionando com o poder da linguagem Python para S60 e acelerômetro do N95 da Nokia. A galera agora desenvolveu um controle remoto de carros de brinquedo usando o celular como controle. Nesse projeto , eles fizeram um Lego NXT robot car ser controlado pelo N95!! Sensacional!
Para conhecer maiores detalhes sobre este projeto visite o NXT- Symbian.

Vejam o vídeo abaixo com uma demonstração do projeto:


Symbian Dicas: Como Melhorar a velocidade do Sistema operacional?

Aos interessados que tem o aparelho Nokia Symbian NSeries com sistema operacional 9.1, encontrei um tutorial muito legal que faz melhorar a performance do seu sistema operacional em até 20-25%. Os procedimentos são bastante simples, nada que altere o firmware do aparelho. Agora, o estranho é explicar o porquê esses comandos fazem com que o aparelho fiquem mais rápido. Há de se procurar. Os créditos vão para a comunidade do Orkut dedicada ao N73. Recomendo!
(Claro, lembrando que todos os procedimentos executados são de responsabilidade do usuário.)


Segue o tutorial retirado da Comuniade do Orkut:

Primeiro vá a lista de suas atividades

No caso dos OS9.1 =(Menu>Calendário>Opções>Visualisação de Atividades)

No n caso dos outros OS 9.2, n95... bas ir nas entradas de calendário, opões/visuzalição de atividade.


List

http://img267.imageshack.us/img267/2883/screenshot0009rn1.jpg

ATENÇÃO GALERA!!! Você tem que fazer a nota em ATIVIDADES e não no proprio calendario. A lista de ATIVIDADES está dentro do Calendário, em OPÇÕES>Visualisação de Atividades:

http://img263.imageshack.us/img263/7244/screenshot0010sg0.jpg


> Faça uma nota como Atividade:

http://img519.imageshack.us/img519/3739/screenshot0012ct6.jpg

=> coloque o seguinte:
Assunto: Speed
Data de Vencimento: 29-01-2005 (dd-mm-aa)
Alarme: Desativado
Prioridade: Alta
Sincronização: Particular
Aperte CONCLUIDO
http://img74.imageshack.us/img74/3646/screenshot0013qu8.jpg
http://img148.imageshack.us/img148/9623/screenshot0014qf9.jpg
*A data certa eh 2005 !!!

=> Agora vá em OPÇÕES de novo e faça uma segunda ATIVIDADE
e digite o seguinte:
Assunto: Qoukie
Vencimento: 29-01-2005
Alarme: Desativado
Prioridade: Baixa
Sinc: Particular
entao aperte Concluido

http://img148.imageshack.us/img148/5412/screenshot0016zx4.jpg

não saia ainda, selecione a nota de velocidade, aperte options e marque como feita.
então selecione a nota Qoukie e e tambem marque como feita.

http://img254.imageshack.us/img254/421/screenshot0017la0.jpg

Náo reinicie o telefone!!... Utilize-o normalmente e veja se ele está mais rápido. Talvez 50 por cento.... aqui funcionou mesmo.

Você vai notar uma diferença significativa na velocidade do OS.
Eu notei uma diferença de uns 50% de velocidade!!!! Os aplicativos tao mais rapidos de abrir e manusear, assim como câmera e mp3player e mais rápido pra navegar entre os menus e pastas do cel!!!!


SE fizer uma vez, pode fazer o procedimento de novo, sendo que nem precisa mais criar as notas, apenas desmarcá-las e remarcá-las de novo!!!

Apple lança o SDK para Iphone

Uma grande Notícia!!
Acabei de assistir pela net o vídeo do lançamento do SDK (kit de desenvolvimento) para o Iphone. A apresentação dada pelo mestre Steve Jobs hoje demonstrou mais uma vez que a Apple sabe realmente como conquistar seus usuários e agora também seus desenvolvedores.
O SDK vai permitir que desenvolvedores possam implementar aplicativos através da API oficial fornecida pela Apple e consequentemente testar nos seus aparelhos.

O SDK já está disponível para download no site da Apple.com .

Alguns detalhes já foram divulgados em relação a esse novo esse SDK:

-- O SDK é gratuito para qualquer um interessado.
-- A Apple permitirá que os publishers possam lançar seus aplicativos de graça (Não é exatamente assim.. vejam mais abaixo!)
-- A distribuição será via uma interface intuitiva de instalação
-- Os desenvolvedores terão acesso a grande parte dos recursos de hardware do aparelho

-- Enquanto que o SDK é gratuito, ele custará $99 dólares se você quiser a versão para publicar seus aplicativos!
-- O SDK apenas roda em MACS intel rodando Leopard (Onde está o Windows e Linux??)

-- Os usuários do Ipod Touch terão que pagar por uma atualização no firmware do seu aparelho se quiserem poder executar aplicativos terceiros (não distribuídos pela Apple).
-- Esse firmware só será lançado depois de Junho desse ano.
-- E Apple será a responsável por distribuir os aplicativos. Divulgação e publicação apenas com a Apple.



Pelo jeito, são notícias agradáveis e desagradáveis.. mas por fim acho que no balanço foi mais positivo do que esperávamos. Com o lançamento de SDK, eles finalmente ouviram os seus usuários/desenvolvedores e abriram a caixa de ferramentas para desenvolvimento no seu aparelho. Já inclusive falaram até a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos VOIP usado Wifi!

Pois é!! Mais uma plataforma de desenvolvimento aos desenvolvedores Mobile! E viva a Convergência!

iPhone SDK

Fonte : Modiphone

Guia de Desenvolvimento JavaME para aparelhos Motorola

Uma notícia bem interessante aos desenvolvedores JavaME! De acordo com o blog de Douglas Frari, a Motorolla lançou o guia de desenvolvedor JavaME (Java ME Developer Guide for Motorola OS). O objetivo desse guia não é ensinar JavaME e sim fornecer informações de todos os telefones que usam o sistema operacional da Motorola. Ou seja, várias informações úteis das APIs suportadas e tutoriais para configuração e execução do ambiente de desenvolvimento.

Para baixar você precisa fazer um pequeno cadastro no site.

Convergência e o Futuro

Hoje fui participei de um treinamento na TIM, e assisti uma palestra muito interessante sobre Convergência dado pelo consultor Sandro Tamman. Ele explicou o futuro ser mobilidade com sinais de todas as nossas atividades serem auxiliadas de alguma maneira por aparelhos móveis e gadgets. Além de portabilidade, tem a flexibilidade e a liberdade do usuário de poder facilmente se interar com objetos e utensílios em quaisquer cenários que ele esteja.
Para ilustrar esse conceito de convergência, nada melhor que um vídeo apropriado para isso. Esse vídeo é de um projeto da Intel titulado Ultra Mobile. Muito interessante!

Mosh: Novo conceito de Aparelhos Móveis

Novos modelos e designs de aparelhos móveis vem surgindo. A Nokia junto com a universidade de Cambridge lançaram um novo conceito de aparelhos: "Os aparelhos elásticos". O aparelho chamado de Morph é um aparelho que demonstra como os aparelhos serão flexíveis e dobráveis, permitindo que o usuário transforme o formato dos seus aparelhos. A nanotecnologia embutida no aparelho permite a construção de sensores para deteção de objetos e imagens. Realmente a tecnologia é fascinante. Há um vídeo que mostra esses conceitos na prática. Vejam abaixo:




Fonte : DailyMobile

Entrevista mostra o Android em Execução!!

Uma entrevista em inglês entre um jornalista da BBC e um dos engenheiros chefes do Google Mobile fala sobre o sistema operacional Android e mostra alguns aplicativos em execução suportados pelo sistema. Vale destacar o jogo Quake (que de acordo com o engenheiro roda em quase 30 frames/segundo), o Street View (aplicativo que permite você ver de forma panorâmica os mapas do Google maps) e o navegado browser com touchscreen!
O sistema Android sem dúvidas vem para ser um dos grandes competidores no mercado de sistemas operacionais para smartphones!

Vejam o vídeo aqui:

Notícia interessante aos clientes da Operadora TIM com um nova promoção lançada pela mesma a fim de divulgar o uso de trafégo de dados aos seus clientes. Já estou participando da promoção e posso dizer que é bem válida a promoção!

Informações no próprio site da TIM:


Promoção MegaTIM Dados


ambientação mega dados

Aproveite as novidades que o WAP e a Internet trazem para o seu celular!
Com apenas R$10,00, você ativa a MegaTIM Dados e tem 40MB para acessar a Internet no seu próprio celular ou acessar o Portal WAP da TIM e baixar os melhores jogos, sons, vídeos e muito mais!

Ative agora a promoção MegaTIM Dados e divirta-se!
O pacote de 40MB é válido para utilização dos serviços TIM WAP Fast e TIM Connect Fast e é válido por 30 dias.

Como ativar

Contrate o serviço pelo nosso site e comece já a navegar! Acesse a área de Promoções no Auto-atendimento e ative agora mesmo a MegaTIM Dados. Confira aqui o passo-a-passo.

Além disso você pode ativar a MegaTIM Dados ligando para *222 ou enviando um torpedo com as palavras MEGA DADOS para o número 4141.

*Clientes Pré-Pagos e Conta Fixa devem possuir, no mínimo, R$ 11 em créditos de recarga ativos e válidos para ativar a promoção.

Clientes Plano TIM Família: a contratação só poderá ser feita pelo administrador da família através do Centro de Relacionamento com o Cliente (*144 do celular TIM ou 0800 7414141 a partir de um telefone fixo ou outro celular).

Planos elegíveis

Consulte se seu plano é elegível a promoção no regulamento.

Período de Elegibilidade

De 25/01/08 a 31/03/08
top