Mobile tickets or better!


Lendo o blog MobileCrunch, no qual o mesmo fala sobre compra de ingresssos para um festival de música via um serviço do celular, lembrei-me na mesma hora dos cinemas brasileiros. Sei que existem já serviços disponíveis para compra de ingressos via internet, mas ainda não encontrei um serviço semelhante para a compra via celulares. Não só cinemas poderiam ser abastecidos com tal tecnologia como também casa de shows ou espetáculos em teatros.
E é viável sim! Empresas aéreas já permitem compras da passagem via web e parece que algumas já podem permitir a compra via celular via wap. E você recebe um E-ticket (que é um código ) que permite que você possa apresentar na hora do check-in de embarque e assim identificar a passagem comprada e assim efetuar o embarque.
Pode-se ser feita a mesma coisa com o cinema. Você teria um aplicativo no seu celular que permitisse acessar os cinemas, escolhe o seu horário e efetua a compra pra tal sessão. Chegando lá seria só mostrar o e-ticket recebido via SMS do seu aparelho para a caixa do cinema e ela liberaria seu ticket pra assistir o filme.
Porém não é só maravilhas que esse serviço tem, existem alguns problemas também!

1 - Como seria efetuado o pagamento ? Via Crédito do usuário? Via Débito na fatura do usuário? ou Via cartao de credito mediante um serviço de cadastro ?
COncordo com a primeira opção já que você pode pagar debitando dos seus créditos pré-pagos ou via débito do seu celular.

2 - E se eu desistir de ir pro filme que já comprei o ingresso pelo serviço ? Pois é... isso é um problema.. porque nós estamos acostumados de comprar o ingresso na boca do caixa e isso garante que vamos entrar no cinema. Mas no caso de eu comprar via celular, ocorre o problema de eu comprar o ingresso 3 hrs antes e decidir não ir mais. Prejuízo para o usuário e também para a empresa (não tanto já que ela ganhou $$) , mas é menos um na sala do filme que poderia estar ali!

3 - Sincronização do número de assentos disponíveis Comprados ao vivo e pelo celular. 'óbvio que teria que ter um controle bem poderoso para garantir que ninguém compre o ingresso e não possa entrar por lotação ou inverso de ter ingresso sobrando e o usuário não conseguir comprar por avisar que a sala está lotada.


Pois, lanço aí a idéia do MobiTick..
=D
Idéia incipiente é claro, mas de bom tamanho!

0 comentários:

top